Successfully reported this slideshow.

C1220 assuncao

1

Share

1 of 16
1 of 16

More Related Content

More from José Luiz Silva Pinto

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

C1220 assuncao

  1. 1. Celebramos hoje a festa da de Nossa Senhora. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950 pelo Papa Pio XII). Mas esse fato já era aceito pelos primeiros cristãos.
  2. 2. Em Jerusalém, há duas igrejas de Nossa Senhora: - da "Dormição", o nde Maria teria morrido. Na cripta, aparece Dormição sobre uma mesa a "Virgem adormecida". Túmulo de Maria - do "Túmulo" de Maria, onde teria sido enterrada. com uma pintura da Assunção de Nossa Senhora…
  3. 3. Essa festa nos convida a erguer o olhar para o céu, onde Nossa Senhora é glorificada em corpo e alma, junto a Jesus ressuscitado, e onde também nós somos esperados.
  4. 4. A Igreja quer celebrar com essa festa o cumprimento do Mistério Pascal. Sendo Maria a "cheia de graça", sem sombra de pecado, o Pai a quis associar à ressurreição de Jesus. As leituras bíblicas da missa se relacionam com a festa:
  5. 5. A 1ª leitura fala de um grande SINAL: Uma MULHER vestida como o sol, tendo nos braços um filho, que um dragão quer devorar... (Ap 11,19-12,1-6.10) A "mulher" é a Igreja, o "dragão" significa o mal e o "menino" é Cristo. Todas as passagens das Escrituras referentes ao povo fiel a Deus podem ser aplicadas à Nossa Senhora. Por isso, aparece à nossa reflexão nesta solenidade da Assunção de Nossa Senhora.
  6. 6. Na 2ª leitura, Paulo afirma que um dia todos serão glorificados. (1 Cor 15,20-27) Antes, Cristo ressuscitado como primícia dos que morreram... depois os que foram de Cristo... E entre os que foram de Cristo em primeiro lugar, sem dúvida, Nossa Senhora. * A Assunção é prenúncio da ressurreição final.
  7. 7. O Evangelho apresenta essa MULHER agraciada por Deus, que vai visitar e servir sua prima Isabel. (Lc 1,39-56) - Isabel exulta de alegria pela presença da Mãe do Senhor e aclama: "Bem aventurada és tu porque acreditaste!" Maria é bem aventurada porque confiou na Palavra de Deus. A fé não necessita de demonstrações, mas se concretiza pela adesão incondicional a ela.
  8. 8. - Maria proclama um Hino de louvor ao Senhor pelas maravilhas que Ele realizou nela e em favor dos pobres. Ela proclama que Deus realizou uma tríplice transformação, para restaurar a humanidade na salvação, obra de Cristo. - no campo religioso: Deus derruba os auto-suficientes, confunde os planos dos soberbos, que se inclinam para Deus e oprimem os homens.
  9. 9. - no campo político: Deus derruba os desníveis humanos, "abate os poderosos de seus tronos e eleva os humildes". Não quer aqueles que executam os povos, mas aqueles que estão a serviço dos povos para promover o bem das pessoas e da sociedade, sem discriminações raciais, culturais ou políticas.
  10. 10. - no campo social: Deus confunde a classe baseada no dinheiro e na riqueza. "Cumulou de bens aos famintos e despediu os ricos de mãos vazias"… para instaurar uma verdadeira fraternidade na sociedade, porque todos são filhos de Deus. * O Magnificat é um canto composto após a ressurreição de Cristo, inspirado no canto de Ana, mãe de Samuel. Lucas o pôs nos lábios de Maria (1 Sm 2,1-11)
  11. 11. A festa da Assunção é um sinal de ESPERANÇA para todos os que estão a caminho da glória. Maria recebeu, p or antecipação, o que Deus reservou a todos os que viverem a exemplo de Maria, com humildade, atentos às necessidades dos irmãos. Por isso, a Assunção não é apenas uma verdade para se crer, mas sobretudo um
  12. 12. É a meta final da humanidade, o desfecho da nossa andança, da nossa luta e do nosso sofrer. É uma garantia de que também nós seremos o que ela já o é. Maria é Mãe de Jesus e ... nossa: A festa da Assunção de Maria nos mostra hoje a mãe que temos no céu, mas também o caminho que devemos seguir para chegar onde ela já está. Nunca sozinhos, mas na comunidade dos discípulos e irmãos de Jesus, alimentados pela Eucaristia, e por ela conduzidos...
  13. 13. + Maria Modelo de Pessoa consagrada a Deus: No mês vocacional, estamos lembrando a vocação religiosa... Os Religiosos vêem em Maria um modelo a ser seguido: Maria: uma mulher consagrada a Deus, um sinal de esperança para o homem...
  14. 14. Como Maria, os religiosos também fazem uma consagração especial a Deus e aos irmãos e devem ser um SINAL de DEUS no meio do Povo... Rezemos pelas vocações religiosas, para que as pessoas consagradas continuem sendo ainda hoje no meio do povo: UM SINAL DE DEUS... Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS - 19.08.2012
  15. 15. MEU DOMINGO Com a Palavra de Deus Meditada por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Ilustração: Nelso Geraldo Ferronatto Acesse o Endereço: http://www.buscandonovasaguas.com

×