O nascimento de jesus e o Natal

2,407 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

O nascimento de jesus e o Natal

  1. 1. O Nascimento de Jesus e o NatalOlá leitores do WRB! Hoje publico avocês um slide especial, que trata deum assunto sublime e polêmico, queé o nascimento de Jesus e o Natal.
  2. 2. A preexistência de Jesus CristoJesus existia antes da criação do mundo. Conforme está escrito naBíblia Sagrada, que é a palavra de Deus e não apenas contém, dizque: "Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, disse: Pai, échegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho teglorifique a ti; E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, comaquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse." João17:1,5. Jesus falou também em outros versículos em João8:58: Disse-lhes Jesus: Em verdade, em verdade vos digo que antesque Abraão existisse, eu sou. E Apocalipse 1:8: Eu sou o Alfa e oOmega, o princípio e o fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que háde vir, o Todo-Poderoso.
  3. 3. Profecias do Nascimento de CristoAs primeiras profecias são algo veladas, mas quanto mais chegaperto da “data do nascimento de Jesus o Messias”, mais claras setornam as mensagens. O Isaias profetizou no seu livro, capitulo 7,versículos 14, que diz: “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal:Eis que a virgem conceberá, e dará à luz um filho, e chamará o seunome Emanuel. ” Outras profecias forma dadas um delas pelopróprio Deus, que está escrito em Genêsis 3:15. Miquéias tambémprofetizou no capítulo 5:2.
  4. 4. Profecias da Vida de Jesus Profeta: O próprio Jesus afirmou que ele seria o profeta prometido, como está escrito em João 5:46: “Porque, se vós crêsseis em Moisés, creríeis em mim; porque de mim escreveu ele. ” O termo profeta se refere ao ministério de Jesus como mensageiro de Boas Novas da Salvação e libertador do oprimidos do mal. Operador de Milagres: Isaías também profetizou os milagres de curas que seria realizado por Cristo: Isaías 35:5,6: “Então os olhos dos cegos serão abertos, e os ouvidos dos surdos se abrirão. Então os coxos saltarão como cervos, e a língua dos mudos cantará; porque águas arrebentarão no deserto e ribeiros no ermo. ” Outras profecias para a Vida de Cristo, como sacerdote; Rei; e como servo.
  5. 5. Preparação para o nascimento de JesusEm Lucas 1:26-27 nós vemos que Deus enviou o anjo Gabriel a Maria,uma virgem desposada para anunciar que ela daria à luz ao Messias,que se chamou Jesus (v.31). Ela ficou grávida pela ação do espíritosanto, antes de conhecer homem algum. Ela foi escolhida pois Deusachou graça nela (30). “E o anjo disse-lhe: Descerá sobre ti o EspíritoSanto, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por issotambém o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho deDeus.” (35). Alguns dias depois Maria desejou visitar sua prima Isabelque estava grávida de João, sendo que ela vivia na cidade de Ain Karin,na Judeia. Para isso ela, seguiu numa caravana que ia à Jerusalém.Saiba mais lendo Mateus 1:18-25.
  6. 6. O Nascimento de Jesus CristoEm Lucas 2, César Augusto convocou a população se alistar. Cadaum na sal cidade. Por ser família de Davi, José foi de Nazaré aBelém, ou seja 122 km com Maria junto. E aconteceu que chegou omomento e ela teve de dar à luz, como não havia lugar enfaixou-see deitou Jesus numa Manjedoura. Era de costume usar tiras depano para agasalhar os recém-nascidos. “E eis que o anjo do Senhorveio sobre eles, e a glória do Senhor os cercou de resplendor, etiveram grande temor.” (9)
  7. 7. E, tendo nascido Jesus em Belém de Judéia, no tempo do reiHerodes, eis que uns magos vieram do oriente a Jerusalém,Dizendo: Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? porquevimos a sua estrela no oriente, e viemos a adorá-lo. E o reiHerodes, ouvindo isto, perturbou-se, e toda Jerusalém com ele. E,congregados todos os príncipes dos sacerdotes, e os escribas dopovo, perguntou-lhes onde havia de nascer o Cristo. E eles lhedisseram: Em Belém de Judéia; porque assim está escrito peloprofeta. (Mateus 2:1-5). E chegando em Belém entraram na casa,viram o menino Jesus com sua mãe, Maria e lhes deram ouro,incenso e mirra. (v.11)
  8. 8. A Fuga para o EgitoE eis que apareceu um anjo a José em sonho dizendo que fugissempara o Egito com o menino e sua mãe até que fosse avisado, poisRei Herodes queria mata-lo. Então a noite o menino e sua mãefugiram para o Egito, onde ficaram até a morte de Herodes paraque se fosse cumprido o que foi dito pelo Senhor: Do Egito chameio meu filho. Herodes enfureceu com os Magos vendo-se enganadoe ordenou que matasse todas os meninos abaixo de 2 anos deBélem e arredores. (Mt:2:13-16). Com a morte do Herodes, o Grandeseu reino foi dividido entre seus três filhos. Felipe governou àsáreas Nordestinas de Gaulatines, Itaréia, Traconites, Branéia eAuranites.
  9. 9. A volta do EgitoNovamente o anjo de Deus tornou a falar com José em sonhoordenando que levasse a esposa Maria e seu filho Jesus de volta aIsrael. Tendo conhecimento que o Rei da Judeia era Arquileu, emlugar de seu pai Herodes, temeu voltar para lá e por divinaprevenidos em sonho, retirou-se para a cidade de Nazaré, naGalileia, para que se cumprisse o que fora falado pelos profetas.
  10. 10. NatalUma das festas mais celebrações da humanidade, com muitossímbolos entre eles: neve, Papai Noel, castanhas, trenós, renas,arvores, presentes, velas, estrelas, comidas típicas, presépio... A datafoi fixada pelo Papa Júlio I para o nascimento de Jesus Cristo comouma forma de atrair o interesse da população. Na antiguidade, oNatal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabiacom exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no séculoIV que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial decomemoração.
  11. 11. Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanoscomemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que hajauma relação deste fato com a oficialização da comemoração doNatal. As antigas comemorações de Natal costumavam durar até 12dias, pois este foi o tempo que levou para os três reisMagos chegarem até a cidade de Belém e entregarem os presentesao menino Jesus. Atualmente, as pessoas costumam montar asárvores e outras decorações natalinas no começo de dezembro edesmontá-las até 12 dias após o Natal. Do ponto de vistacronológico, o Natal é uma data de grande importância para oOcidente, pois marca o ano 1 da nossa História.
  12. 12. Papai NoelCom a desintegração do Império Romano e aexpansão do Cristianismo, os europeus criaramvárias tradições. E no tempo dos bárbaros haviavárias celebrações que tentavam amenizar asrigorosas temperaturas e a falta de comida quetomavam a Europa nos fins de dezembro. Foinessa situação em que apareceu a lenda do “VelhoInverno”, um senhor que batia na casa daspessoas pedindo por comida e bebida. Segundo omito, quem o atendesse com generosidadedesfrutaria de um inverno mais ameno.
  13. 13. A associação entre o Velho Inverno e São Nicolau apareceu muitasdécadas depois. De acordo com relatos históricos, São Nicolau foium monge turco que viveu durante o século IV. Conta a tradiçãoque este clérigo teria ajudado a uma jovem a não ser vendida pelopai, jogando um saco cheio de moedas de ouro que poderiam pagaro dote de casamento da garota.A partir desse momento, o dia 6 dezembro passou a ser celebradocomo o dia de São Nicolau. Nesta data, as crianças aguardavamansiosamente pelos presentes distribuídos por um homem velhoque usava os trajes de um bispo. Foi a partir de então que a ideia do“bom velhinho” começava a dar os seus primeiros passos. Do“velho filão”, conhecido nos últimos séculos da Antiguidade,passava-se a reconhecer a figura de um homem generoso.
  14. 14. Nos fins do século XIX, o desenhista alemão Thomas Nast teve aideia de incorporar novos elementos à imagem do bom velhinho. Elepublicou na revista norte-americana “Harper’s Weekly” o desenhode um Papai Noel que, para os dias atuais, mais se assemelhava a umgnomo da floresta. Com o passar dos outros natais, ele foimelhorando seu projeto original até que o velhinho ganhou umabarriga protuberante, boa estatura e abundante barba branca.Vários desenhos já haviam retratado o Papai Noel com trajes dasmais variadas formas e cores. Contudo, foi em 1931 que HaddonSundblom, contratado pela empresa de refrigerantes “Coca-Cola”,bolou o padrão rubro das vestimentas do bom velhinho. Com passardo tempo, a popularização das campanhas publicitárias da marcaacabaram instituído o padrão.
  15. 15. EditorialA humanidade comemora o natal como uma grande festa compreparativos de enfeites, arvores de natal de todos tamanhos e cores,oferecem presentes para familiares, amigos, empregados e até seusanimais de estimação. E no dia da festa usam roupas especiais,consumem muitas comidas e bebidas e até alcoólicas, compram ourecebem uma linda “cesta de natal” com diversos produtos alimentíciosque são gostosos e útil ao nosso organismo. Porém muitos esquecemque falta algo muito especial; que deveriam não só se lembrar, mascomemorar, agradecer. Pois é aquele o qual no silêncio de cada dia dar-lhe paz, sabedoria, força de enfrentar o mundo com suascompetitividade em várias áreas e vencer, poder nos escutar, e atémesmo corrigir mas aconselhando e ajudando a acertamos o alvo.
  16. 16. Este ser tão maravilhoso, paciente, compreensivo, manso e amoroso,que nos vê além das aparências pois nos conhece por dentro e por fora.Este ser especial é aquele que o profeta Isaias no capitulo 9, verso 6disse: “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principadoestá sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso,Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.” Este éJesus o único salvador da humanidade. Se você ainda não tem essesalvador, não perca tempo e aceite a Jesus! Vá numa Igreja evangélica,pois ele disse: “Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem aoPai, senão por mim.”João 14:6. Independente de data ou marketing docomércio, o importante é celebrarmos o nascimento do filho de Deus,que veio nos salvar para que possamos ter uma vida eterna. Afinaltodos os dias Jesus nasce no coração daqueles que o aceitam comoúnico Salvador.

×