Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relatório 6

371 views

Published on

Workshop de Tecnificação do NEL

Published in: Self Improvement
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Relatório 6

  1. 1. 1 Núcleo de Espeleologia de Leiria Relatório de Atividades / Eventos de Estágio Curricular Nome da Atividade: Workshop de Tecnificaçao de Canyoning Entidade Alvo: Sócios do NEL Data de Apresentação 14/03/2017 Relatório n° 6 João Pedro Espada Piloto Escola Superior de Educação e Ciências Sociais Curso de Intervenção Sociocultural e Desportiva 2017
  2. 2. 2 1. Descrição 1.1 Designação Workshop Tecnificação de Canyoning 1.2 Localização do Projeto Portugal, Cabreiros – Serra da Freita / Arouca, Cede do Grupo ECDC Portugal 1.3 Período coberto pelo Relatório 11 e 12 de março de 2017 2. Ficha Resumo Duração do projeto 16 horas Objetivos do projeto Objetivo global: Técnicas de montagem de rapel e técnicas de segurança de rapel aplicadas à realidade do canyoning. Objetivos específicos: Relembrar técnicas de montagem de rapel e aprendizagem técnicas de segurança de resgate e auto-resgate em descidas de rapel, quando estas são aplicadas no canyoning. Parceiro (s) Equipa de trabalho do ECDC Portugal. Grupo (s) -alvo Sócios e estagiários do NEL Beneficiários finais Sócios e estagiários do NEL Resultados esperados Relembras técnicas de montagem de rapel e aprendizagem de novas técnicas de rapel quando este está associado ao Canyoning. Conhecimento de novas pessoas para momentos de convívio e partilha de experiências
  3. 3. 3 3. Programa de Trabalho 3.1 Principais ações desenvolvidas Workshop de Tecnificação de Canyoning O workshop dividiu-se em dois dias, sábado e domingo, que foram o suficiente para transmitir confiança aos participantes na montagem de rapel e técnicas de resgate e auto- resgate em rapel, quando este é aplicado ao canyoning. Ao longo do fim de semana a evolução de todos os participantes foi mais que notável, sendo que na tarde de domingo fomos para o rio aplicar as aprendizagens adquiridas. 3.2 Resultados Obtidos Execução de técnicas de montagem de rapel já aprendidas e aprendizagem de novas técnicas, quando o rapel é aplicado à realidade Canyoning. Partilha de experiências múltiplas, num grupo de convívio e amigos que partilham o gosto por atividades radicais. 3.3 Descrição do programa de trabalho Na manhã de sábado, após termos chegado ao local do workshop, houve uma apresentação tanto das pessoas como depois do grupo ECDC Portugal e de Canyoning. Em seguida os participantes dividiram-se em dois grupos, um para iniciantes onde eu estava envolvido e outro para um nível superior. O meu grupo até à hora de almoço praticou nós de amarração para a montagem de rapel. Depois de almoço até à noite já fizemos rapel na parede de escalada, o que revelava uma evolução do grupo. À noite, antes de jantar os dois grupos observaram uma apresentação de segurança no Canyoning. Posteriormente a essa apresentação, fomos jantar onde partilhamos experiências e desfrutamos de momentos de convívio. No dia a seguir, de manhã, observamos uma apresentação de como fazer os croquis dos rios e sua importância. Nessemomento foi-nos mostradoa coleção de descensores presente no ECDC Portugal, depois voltamos a fazer rapel na parede para preparar a tarde, onde íamos para o rio. Nessa ida para o rio, os participantes dividiram-se na mesma em dois grupos, os menos experientes desceram o rio todo e o mais experiente ficaram numa cascata a realizar manobras de rapel. O dia finalizou-se num momento de feedback final junto ao rio, que se deu como terminado num lanche, mais um momento de convívio. 3.4 Monitorização e Avaliação A monitorização foi realizada pela equipa do grupo ECDCPortugal e avaliação foi muito boa, visto que todos os participantes do workshop evoluíram ao longo do fim de semana e terminaram o mesmo a realizar tudo o que aprenderam de forma autónoma.
  4. 4. 4 3.5 Conclusões e recomendações Concluo esta experiência com vontade de voltar a repeti-la, desta vez com mais à vontade e segurança, o que tornará certamente o momento mais especial. Posso também concluir que a minha evolução no workshop foi não só pelas minhas capacidades, mas também pelo o acompanhamentoque tive, o que demonstra que o espírito de amizade e companheirismo é essencial. Espero assim com este workshop ter aberto um capítulo na minha vida, noutra modalidade, visto que me considero aventureiro e gosto desta experiências.

×