Recursos expressivos

7,229 views

Published on

  • Be the first to comment

Recursos expressivos

  1. 1. RecursosExpressivos
  2. 2. Utilizam-se essencialmente paratornar os textos mais belos eexpressivos. Encontram-se emtodos os tipos de textos, desde opoético ao narrativo.
  3. 3. «Os olhos do menino são como estrelas.»COMPARAÇÃOEsta frase pretende realçarque os olhos do meninofazem lembrar as estrelas.
  4. 4. COMPARAÇÃORecurso expressivo que consiste emestabelecer uma relação entre doiselementos que têm algo em comum,utilizando como elemento de ligação apalavra «como».
  5. 5. PERSONIFICAÇÃO«E a pobre raposa corou quando viu que tinha sidoenganada.»Nesta frase é atribuída a umanimal – raposa - umacaraterística própria de umapessoa - corar.
  6. 6. PERSONIFICAÇÃORecurso expressivo que consiste ematribuir características próprias daspessoas, a plantas, animais e a seresinanimados.
  7. 7. «Miau, miau, miau.»ONOMATOPEIAO uso destas palavras dá-nos asensação de estarmos a ouvirum gato a miar.
  8. 8. ONOMATOPEIARecurso expressivo que consiste na utilizaçãode palavras que imitam sons produzidos poranimais, objetos ou fenómenos naturais.Essas palavras dão origem a outras,chamadas palavras onomatopaicas,habitualmente verbos.
  9. 9. METÁFORA«O cabelo de neve da avó…»Esta frase pretendeexplicar que o cabelo daavó é muito branco (talcomo a cor da neve)
  10. 10. METÁFORARecurso expressivo e é como se fosseuma comparação implícita. Na frasenão se encontram os elementos deligação que caracterizam acomparação.
  11. 11. ANÁFORA«A vida é o dia de hoje,A vida é ai que mal soa;A vida é sombra que foge,A vida é nuvem que voa; (…)»João de DeusA estrutura “A vida é”é repetida no início decada verso e pretendechamar a atenção paradiferentes definiçõesda vida.
  12. 12. ANÁFORARecurso expressivo que consiste narepetição de uma ou mais palavras noinício de um verso ou de uma frase.
  13. 13. ALITERAÇÃO«O vento vem do norte, varrendo a praia, rasando asdunas, clareando o azul, ondulando as águas (…)»Luísa DacostaNesta frase a repetiçãodo som v pretende imitaro som do vento.
  14. 14. ALITERAÇÃORecurso expressivo que consiste narepetição de sons consonânticos emvárias palavras seguidas ou em sílabasda mesma palavra.
  15. 15. ENUMERAÇÃO«No sótão havia tudo: cadeiras desmanteladas,candeeiros de petróleo de outros tempos, revistasantigas, livros roídos pelos ratos, frascos vazios, umacaixa com leques, uma mala com sapatos.»Sophia de Mello Breyner AndresenNesta frase é apresentadauma lista do que existeno sótão.
  16. 16. ENUMERAÇÃORecurso expressivo que consiste naapresentação sucessiva de elementos,pertencentes normalmente à mesmaclasse gramatical.
  17. 17. Exercício
  18. 18. Identifica os recursos expressivos presentes nas palavrassublinhadas.a) «Rente ao chão encontro borboletas leves como o vento ecoloridas como o arco íris.» (Arsénio Mota)b) «Carregam-me de netos os meus filhos/Novas luzes na árvore deNatal.» (David Mourão Ferreira)c) «Carapuça, carapuça/cava a couve no couval.» (Maria AlbertaMenéres)d) «E partimos junto ao mar, sem mapas, sem bússola, sem rosa-dos-ventos.» (Elídio Sardoeira)
  19. 19. Identifica os recursos expressivos presentes nas palavrassublinhadas.e) Do papel da parede salta a bola/ela quer ir brincar para o jardim.f) O gri gri gri grilo/é um bocado gago/por isso não pode/ir para oadvogado.g) «Vi uma estrela tão alta,/Vi uma estrela tão fria!/Vi uma estrelaluzindo/Na minha vida vazia.» (Manuel Bandeira)h) «Livro/um amigo/para falar comigo/um navio/para viajar/umjardim/para brincar/uma escola/para levar/debaixo do braço.» (SérgioGodinho)

×