Plantio do Pau Brasil

2,476 views

Published on

Plantar mudas de Pau Brasil, no CIEP 424 Pedro Amorim, teve como objetivo não só melhorar a oxigenação do ar como também levar os alunos a conhecer e reconhecer a importância dessa árvore para nossa história, pois, atualmente, a espécie está tão ameaçada quanto diversas outras que compõem a Mata Atlântica. As mudas de Pau Brasil plantadas com os alunos, tendo sido doadas por alguns funcionários e pelo Gestor Executivo em Meio Ambiente da ActionShop Serviços Ambientais, Arthur Prohmann, parceiro voluntário do Projeto Meu Querido Pau Brasil.

Published in: Education
  • Be the first to comment

Plantio do Pau Brasil

  1. 1. CIEP 424 Pedro Amorim PLANTIO DO PAU BRASIL
  2. 2. Justificativa: Queimadas urbanas são um crime ambiental muito frequente.Representam uma preocupante fonte de poluição, em grande número demunicípios brasileiros, inclusive no município de Itaboraí. A consequência imediata das queimadas e das fumaças é a drásticaelevação dos atendimentos de urgência nos prontos-socorros, nos órgãos desaúde do município, em especial durante o inverno. Cerca de 1,6 milhões depessoas morrem, anualmente, no mundo, em consequência da queima de lenha,carvão, esterco seco e gravetos, para cozinhar, aquecer e iluminar moradias.No Brasil, 4 100 pessoas morrem, por ano, devido à fumaça gerada pelaqueima de lenha, para cozinhar. Por esses e vários outros motivos, não se devequeimar. A queima transforma o lixo, que é de um, num problema para todos.Deve-se sempre evitar o desmatamento e realizar plantio de árvores paramelhorar a oxigenação do ar. O plantio de mudas de Pau Brasil teve como objetivo não sómelhorar a oxigenação do ar como também levar os alunos a conhecer ereconhecer a importância desta árvore para a nossa história, pois, atualmente,a espécie está tão ameaçada quanto diversas outras que compõem a MataAtlântica. As mudas de Pau Brasil plantadas com os alunos, tendo sido doadaspor alguns funcionários e pelo Gestor Executivo em Meio Ambiente da ActionShop Serviços Ambientais, Arthur Prohmann, parceiro voluntário do ProjetoMeu Querido Pau Brasil.
  3. 3. Objetivo do Projeto O objetivo do projeto, organizado pela ONG InstitutoCasa do Pau Brasil em parceria com o Colégio São Vicentede Paulo, é plantar um milhão de mudas de Pau Brasil emcolégios públicos e particulares em todo o Brasil, até 3 demaio de 2011 - quando se comemora o dia desta espécie deárvore. O lançamento da campanha foi no dia 21 de março de2010. A cerimônia foi realizada pelo Padre Lauro Palú,Diretor do Colégio e entusiasta do projeto.
  4. 4. Filosofia do ProjetoO projeto é baseado na seguinte filosofia, dita pelo Pe. Lauro: “A primeira atividadeeconômica realizada em solo brasileiro foi a extração do Pau Brasil. Em menos de100 anos, milhares de portugueses dedicaram-se a este negócio, que consistiabasicamente em desmatar as florestas de Pau Brasil e levar sua madeira paraPortugal, onde esta era comercializada para o resto da Europa. Ao final desteperíodo, o Pau Brasil já estava próximo da extinção. Estes portugueses e seuscontratados eram chamados em Portugal de “brasileiros”.Brasileiro, portanto, antes de ser uma nacionalidade, era uma profissão, tal qualsapateiro, padeiro, engenheiro e pedreiro. Uma profissão ligada à depredação,rapinagem, destruição e exploração irresponsável e inconsequente de recursosnaturais. Com o tempo, aqueles que aqui nasciam começaram a ser chamados debrasileiros, pois eram oriundos da terra da onde vinha o Pau Brasil, ou da terra doBrasil.“Brasileiro” tem na sua origem etimológica e simbólica a marca da destruição. Estamarca nos caracterizou como um povo que, inconscientemente, destrói florestas, riose diversas espécies de animais, em nome de interesses mesquinhos, egoístas e fúteis.Está no nosso DNA como povo. Os outros ciclos econômicos que se seguiram aociclo do Pau Brasil não deixam dúvida disto. O projeto Meu Querido Pau Brasilpretende, através de uma grande ação de educação socioambiental, “substituir” demaneira simbólica o gene destruidor do nosso povo por um gene plantador epreservador de florestas e amigo do meio ambiente.
  5. 5. ANEXOSREGISTROS DO PLANTIO
  6. 6. Primeira visita ao CIEP 424 - 29/03/10
  7. 7. Plantio do Pau Brasil – 30/03/2010
  8. 8. O Plantio de mudas de Pau Brasil foi o: 1º. Momento do Projeto Intervenção da agenda 21 Escolar:
  9. 9. Que foi registrado pelo JJA – Jornal Fanzine de 2010
  10. 10. Foi matéria do Jornal PNUMA http://bit.ly/wJkEpH
  11. 11. Roteiro de trabalho de pesquisa em comemoração ao dia do Pau Brasil 3 de Maio – Dia do Pau BrasilRoteiro de pesquisa:1- O que declara a lei nº 6607 de 07/12/78, em seu artigo 1º, 2º, 3º e 4º, que instituiu o dia 3 de maio,como o dia do Pau Brasil.2- Primeira atividade econômica em solo brasileiro: Extração do Pau Brasil.3- Origem da palavra “brasileiro”.4- Objetivo do Projeto: Meu Querido pau Brasil.5- Visite os seguintes endereços eletrônicos:http://www.meuqueridopaubrasil.org/eventos/itaboraihttp://bit.ly/wJkEpHOu simplesmente, digite no Google: Meu Querido Pau Brasil faz sucesso e clique no link: [PDF] ProjetoMeu querido Pau Brasil, e responda: O que acha da participação do CIEP 424 Pedro Amorim nesteProjeto?Sugestões de Webbibliografias:http://bit.ly/yVLAk7http://www.meuqueridopaubrasil.org/a-campanhahttp://www.ondacarioca.org.br/colunistas_destaque.php?id=23
  12. 12. Fotos da comemoração do dia 03/05/11 DIA DO PAU BRASIL
  13. 13. O Dia do Pau Brasil foi comemorado em 3 de maio no CIEP424 Pedro Amorim, em Visconde de Itaboraí. A ActionShopparticipou da celebração, já que contribui com a doação dasmudas da árvore, em parceria com a ONG Meu Querido PauBrasil. O objetivo da campanha atual da ONG é promover aplantação de um milhão de mudas, através de uma grandeação de educação socioambiental.A ActionShop aderiu à campanha e vem, desde o ano passado,estimulando a plantação de mudas, especialmente no CIEP 424.No dia 03 de maio de 2011, comemorou-se o aniversário de umano das árvores e aproveitou-se a oportunidade para plantarmais três mudas.
  14. 14. As fotos a seguir mostram os trabalhos de pesquisarealizado pelos alunos, o abraço dado pelosestudantes, ao lado das bandeiras nacional, estaduale municipal.Como forma de comemoração, o Hino Nacional foicantado, além do "Parabéns pra você".O diretor da ActionShop, Arthur Prohmann, fez umdiscurso caloroso exaltando a importância históricado Pau Brasil, e foi complementado pela Professorade Ciências Josiane Almeida, idealizadora do plantiona escola.
  15. 15. Desfile Cívico 2011 Itaboraí: Cidade emdesenvolvimento em busca de um futuro sustentável
  16. 16. Pau Brasil: Passado, Presente e Futuro. O CIEP 424 Pedro Amorim agradece ao Instituto Casa do Pau Brasil e a ActionShop Serviços Ambientas pela parceria e o plantio de mudas.

×