Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Artes Visuais

11,059 views

Published on

Published in: Education

Artes Visuais

  1. 1. Linguagens, Códigos e suas Tecnologias - ARTE Ensino Médio, 1ª Ano ARTES VISUAIS
  2. 2. ARTES VISUAIS Imagem: Making pottery / Randy / Licença GNU de Documentação Livre Imagem: Rock Painting / Hemant Shesh / Creative Commons Atribuição-Partilha nos Termos da Mesma Licença 3.0 Unported
  3. 3. ARTE, 1º Ano Artes visuais/elementos e signos CONCEITO A arte visual é o tipo de expressão artística que é captada pela visão. Ela também é definida conforme seu meio, ou sua mídia, como o desenho, a pintura, a escultura, a arquitetura, a fotografia, o cinema e o vídeo.
  4. 4. ARTE, 1º Ano Artes visuais/elementos e signos Composição Visual Todos os trabalhos de arte visual são composições, e, para compreendê-las, é necessário conhecer os elementos que estruturam a linguagem e os princípios que regem a combinação desses elementos. A composição é a organização ou arranjo dos elementos da arte visual de acordo com os princípios da arte visual.
  5. 5. PINTURA  Pintura é uma técnica que utiliza pigmentos em forma líquida para colorir uma superfície, atribuindo tons e texturas, esta superfície pode ser tela, papel ou parede.  A pintura é diferente do desenho por usar pigmentos líquidos.   A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.   A pintura faz parte da vida do ser humano desde o Renascimento, foi umas das principais formas de representação dessa época, está presente nos dias atuais.   A pintura se expressa através da superfície onde será produzida e dos materiais, como pincéis e tintas, que lidam com os pigmentos.   Além da pintura convencional existe a pintura figurativa, que é a reprodução de um tema familiar à realidade natural ou interna do artista.
  6. 6. DESENHO  Desenho é uma forma de manifestação da arte, o artista transfere para o papel imagens e criações da sua imaginação.  É basicamente uma composição bidimensional (algo que tem duas dimensões) constituída por linhas, pontos e forma.  É diferente da pintura e da gravura em relação à técnica e o objetivo para o qual é criado.  O desenho é utilizado nos mais diversos segmentos profissionais, tornando a arte diversificada a diferentes contextos.
  7. 7. ESCULTURA  Escultura é a arte de representar objetos e seres através das imagens plásticas em relevo. Para tanto se utiliza de materiais como o bronze, o mármore, a argila, a cera, a madeira, e das seguintes técnicas: a cinzelação, a fundição e a moldagem.   A escultura surgiu no Oriente Médio com a pretensão de copiar a realidade de forma artística, embora seja usada para representar qualquer coisa, o intuito maior é representar o corpo humano.   Considerada a terceira das artes plásticas, a origem da escultura é baseada na imitação da natureza.   No final do século VII a.C, os gregos esculpiam em mármores grandes figuras de homens.   A escultura ganhou destaque no Renascimento, com a estátua de Davi, obra de Michelangelo. 
  8. 8. GRAVURA  Qualquer ilustração impressa.  Arte ou técnica de gravar.  Trabalho feito por gravador. A chapa gravada serve para imprimir o desenho. A gravura tem importância na impressão artística e na impressão comercial.  Ex: xilogravura.
  9. 9. FOTOGRAFIA  Técnica ou arte de registrar imagens com uma câmara fotográfica por meio da ação da luz sobre um filme, ou eletronicamente como sinais digitais que são gravados num chip.  Reprodução, descrição ou cópia exata e minuciosa de algo ou alguém
  10. 10. ARQUITETURA  Refere-se à arte ou a técnica de projetar e edificar o ambiente habitado pelo ser humano.  Neste sentido, a arquitetura trata destacadamente da organização do espaço e de seus elementos: em última instância, a arquitetura lidaria com qualquer problema de agenciamento, organização, estética e ordenamento de componentes em qualquer situação de arranjo espacial. No entanto, normalmente a arquitetura associa-se diretamente ao problema da organização do homem no espaço.

×