Madeira

6,627 views

Published on

Trabalho sobre Madeira.

Published in: Design
1 Comment
3 Likes
Statistics
Notes
  • você não tem as referencia de pesquisa? Ficou muito bom o trabalho
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
6,627
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
223
Comments
1
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Madeira

  1. 1. - Introdução- Origem- Extração- Tipos de Madeira- Técnicas de Transformação- Instrumentos Técnicos- Conclusão
  2. 2. Neste trabalho vamos falar sobre a Madeira, a sua origem, a extração, os seustipos, as suas técnicas de transformação e os instrumentos técnicos.
  3. 3. A madeira é uma matéria sólida e dura, derivada das árvores, conhecida eutilizada desde a pré-história. Grandes extensões de terra cobertas de árvoresconstituem as florestas, que fornecem a madeira necessárias à indústria. Éum excelente material de construção.
  4. 4. Ao analisarmos o interior da árvore verificamos que é formada pelo cerne, borne ecasca, no centro há a medula, pequena coroa central também chamada madeiraprimária. No corte transversal também verificamos os anéis de crescimento.O corte do tronco das árvores é feito aproveitando o seu interior de forma aresponder aos vários fins a que ela se destina, tábuas, ripas ou barrotes.
  5. 5. O Castanheiro da região Minho é explorado pela qualidade da madeira, muito apreciadae considerada uma das melhores madeiras para mobiliário, para soalhos, portas erevestimentos. É uma madeira com uma duração natural apreciável (Existem aplicaçõesdesta madeira em Quintas centenárias e quando ocorrem restauros, essas aplicações deCastanho voltam a ser aproveitadas e aplicadas para durar muitos mais anos). Dura,leve, e com óptima resistência mecânica. Aplicada tanto nos revestimentos como nosector mobiliário.
  6. 6. A madeira é extremamente durável quando usada no exterior, mesmo mergulhada emágua ou enterrada no solo, resistente à putrefacção.Depois de seca é fácil de trabalhar e polida tem um belo acabamento. A madeira decarvalho encontra-se em painéis centenários, parquets de soalhos, peças de mobiliário,portas e janelas.
  7. 7. As belas linhas dos veios de Cerejeira e os ocasionais grupos de nós diminutos,diferenciam a madeira de cerejeira de qualquer outra madeira. Apresenta um aspectosedoso e muito resistente. Muito requisitada para mobiliário.
  8. 8. É uma das boas madeiras devido à sua grande versatilidade de utilização.Apresenta uma excelente estabilidade. Madeira semi-dura com boa resistência aochoque. Tem um excelente acabamento natural.
  9. 9. Madeira de cor castanha a rosada apresentando um desenho característico. Deboa qualidade e durabilidade média.
  10. 10. A sua madeira é moderamente dura. Adequa-se ao fabrico de todo o tipo deestruturas, para além de mobiliário, tornearia, embutidos e objectosdecorativos e utilitários.
  11. 11. Madeira branca ou rosada muito macia e utilizada frequentemente naconstrução de corpos de guitarras sólidas, dadas as suas característicasacústicas, assim como pequenos utensílios domésticos e objectosdecorativos. Muito resistente à água.
  12. 12. A sua madeira é leve, moderadamente flexível, elástica e resistente e de tonalidadeclara. Boa durabilidade em aplicações interiores.
  13. 13. Madeira de cor amarelo-clara e desenho venado, por vezes com tons rosadosjunto aos raios, de textura não uniforme, moderadamente dura, pesada, tenaz, eflexível. Aplicada no mobiliário.
  14. 14. A medição será a primeira técnica a executar quando se realiza um trabalho em madeira. Os instrumentos de medição deverão ser usados conforme a tarefa a executar.Traçar será marcar com rigor amadeira nas zonas a seremtrabalhadasRecortar é efectuar um cortecurvo com o auxílio de umaserra de recortes.Cortar significa separar oudividir a madeira pelastraçagens feitas. Asferramentas a utilizar são osserrotes.
  15. 15. Furar será trespassar amadeira com o auxíliode um berbequim e deuma broca.Desbastar e limarconsiste em retirarpedaços de madeirautilizando uma plainaou uma lima.Pregar será unir peçasde madeira através depregos utilizando ummartelo.
  16. 16. Utensílios de medição e traçagem: escala metro articulado fita métrica metro articulado esquadro graminho metro articulado suta compasso de pontas compasso de volta Ferramentas de corte  serrote de espada ou universal  serrote de ponta  serrote de costas  serrote de traçar  serrote de rodear  serrote de ferro  serra braçal  serrote de cabelo ou ourives
  17. 17. Ferramentas de furar  berbequim eléctrico  berbequim manual  arco de pua  verrumaFerramentas de desbastar e alisar  brocas limatão triangular grosa lima bastarda limatão redondo grosa redonda lima paralela lima quadrada plaina guilherme formão goiva goiva em V escova para limpar limas
  18. 18. Ferramentas de percussão: martelo de orelhas martelo de pena maço de madeira Ferramentas auxiliares:  pedra de afiar  esmeril  alicates  chave de fendas / chave de bocas  grampo de esquadria  grampo simples  chave de bocas  chave inglesa
  19. 19. Gostámos de fazer este trabalho, porque agora já sabemos mais sobrea madeira e como é feita. E também, agora sabemos que estamos adestruir florestas e habitats naturais dos animais.

×