Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Prótese dentária

28,548 views

Published on

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

Prótese dentária

  1. 1. PRÓTESE DENTÁRIA
  2. 2. Definição de prótese: Etimologicamente,prótese significa a colocação de uma coisa sobre a outra e também em lugar de outra.A palavra deriva do grego: “pro”,diante,em lugar de ; e “thesis”,colocar. Em ciência médica,prótese é: “a parte da terapêutica cirúrgica que tem por objetivo recolocar,mediante uma preparação artificial ,um órgão perdido totalmente ou em parte, ou ocultar uma deformidade”.
  3. 3. Preceito de Prótese Dentária: De segundo molar a segundo molar,se há perda de um dente ou de uma coroa,este deve ser substituído.a simples perda de um elemento dentário,não substituído,abre os espaços interdentários,dando impactação de alimentos e propiciando a formação de bolsas periodontais,bem como, o completo desarranjo de ambos os arcos dentários.
  4. 4. Conceito: O comitê da Associação Americana das Escolas Odontológicas, afirma: “Prótese é a ciência e a arte de prover substitutos convenientes para a porção coronária dos dentes ou para um,ou mais dentes perdidos e para suas partes associadas,de maneira a restaurar as funções perdidas,a aparência estética,o conforto e a saúde do paciente”.
  5. 5. Classificação:  Prótese unitária  Prótese parcial fixa  Prótese parcial removível  Prótese total(dentaduras completas) Implantes Dentários
  6. 6.  Prótese unitária: A prótese unitária tem por finalidade,restaurar um ou mais dentes destruídos por carie ou traumatismos,que resultam na perda parcial ou total da porção coronária. Essa restauração deve corresponder à exigência de devolver ao órgão dentário sua forma e função.
  7. 7. De acordo com a destruição do órgão dentário,podemos classificar a prótese unitária em :extracoronária e intracoronária. As próteses extracoronárias compreendem as restaurações das faces de um dente,construindo coroas 3/4 , 4/5 e totais:metálicas,de resina acrílica ou de porcelana, e a combinação desses materiais ,em coroas metaloplásticas e metalocerâmicas. As próteses intracoronárias incluem os preparos cavitários em forma de caixa,com ou sem “slice” , ou seja,aqueles que atingem as faces proximais ,oclusais e mesmo as vestibulares e linguais,que deverão ser restauradas através dos blocos metálicos ou mesmo cerâmicos.
  8. 8.  Prótese Parcial Fixa: – antes era chamada de ponte, é utilizada quando há vários dentes perdidos. Seus componentes são: Dentes suporte – são os dentes que sustentam ou suportam a prótese. Situam-se nos extremos da prótese. Dentes pilares – são dentes suportes, mas localizados numa área intermediária de uma prótese parcial fixa. Retentores – são elementos de uma prótese parcial fixa que unem os dentes suportes a parte suspensa da prótese (pôntico) e o retém no lugar. Pode ser uma restauração, uma coroa parcial ou total. Pônticos – é a parte suspensa da prótese parcial fixa que substitui os dentes naturais que foram perdidos. Conectores – partes de uma prótese parcial fixa que unem os retentores aos pônticos, um pôntico a outro ou um retentor a outro.
  9. 9.  Prótese Parcial Removível: As próteses parciais removíveis não foram idealizadas para substituir as próteses parciais fixas e,sim,recompor espaços,quer de dentes,quer de fibromucosa gengival(casos de maior extensão),quando se torna impraticável a construção de uma prótese parcial fixa. Pode-se, em todas as situações, optar entre PPR e Prótese Parcial Fixa (PPF)? Não. Existem situações ideais para cada tipo de aparelho. De um modo geral, as PPRs são indicadas para casos de perda de um número grande de dentes e, principalmente, quando ausentes os últimos dentes (dentes posteriores).
  10. 10.  Prótese Total: Prótese total é o nome da prótese dentária, que substitui artificialmente os dentes perdidos de toda uma arcada dentária, inferior, superior ou ambas, sendo este o termo utilizado pelos profissionais da odontologia e técnicos em Prótese dentária, sendo eles que confeccionam as próteses a partir de modelos feitos pelos dentistas. Em linguagem popular é conhecida por dentadura.
  11. 11.  Implantes Dentários As próteses sobre implantes seguem praticamente a mesma idéia das próteses fixas. A única diferença é que você não tem raiz e sim um implante. A prótese total também pode ser utilizada fixada com implantes. Já falamos mais sobre implantes dentários aqui. Prótese sobre Implantes Prótese Total sobre Implantes
  12. 12. Referências: Phillips, materiais dentários. ANUSAVICE, Kenneth J. 11.ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2005. Fundamentos de prótese total .TURANO, José Ceratti; TURANO, Luiz Martins; TURANO, Marcelo Villas-Bôas9.ed. São Paulo: SANTOS, 2010. Prótese total convencional sobre implantes.TELLES, Daniel.São Paulo: SANTOS, 2010. Manual de prótese parcial removível.KLIEMANN, Claúdio; OLIVEIRA, Wagner.São Paulo: SANTOS, 1999-2009

×