Successfully reported this slideshow.
Your SlideShare is downloading. ×

Sermão de Santo António aos Peixes

Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Ad
Loading in …3
×

Check these out next

1 of 8 Ad

More Related Content

Recently uploaded (20)

Advertisement

Sermão de Santo António aos Peixes

  1. 1. Capitulo 1 - Exórdio Sermão de Sº António aos peixes
  2. 2. "Vós sois o sal da terra". Conceito predicável O texto estrutura-se em torno da importância da palavra dos pregadores ou seja equivalente ao “sal” Na preservação da moralidade e integridade dos homens, em outras palavras a “terra”.
  3. 3. "Ou é porque o sal nao salga, e pregadores não pregam a verdadeira doutrina". Padre António Vieira elogia aqueles que difundem a doutrina divina, ou seja, pregadores que ensinam e, ao mesmo tempo, fazem o que devem; e acusa os outros que não cumprem a sua função, ou seja, pregadores que pregam o oposto, e são por isso dignos de desprezo.
  4. 4. "Ou é porque a terra se não deixa salgar, e ouvintes querem antes imitar o que eles fazem, que fazer o que dizem". Vieira levanta também a hipótese de a culpa poder estar do lado dos ouvintes, porque preferem imitar os atos dos pregadores ou porque se deixam levas pelos seus desejos.
  5. 5. “foi sal da terra, e foi sal do mar”. Padre António Vieira enaltece Santo António; comparativamente aos outros doutores da Igreja, este santo:
  6. 6. "Deixa as praças, vai-se às praias; deixa a terra, vai-se ao mar". Padre António Vieira narra um episódio da vida do santo, em Itália, quando os habitantes da cidade de Arimino não o quiseram escutar, tendo, então, António dirigido as suas palavras aos peixes, que o ouviram.
  7. 7. “Domina maris: Senhora do Mar” O capítulo encerra com a tradicional invocação à Virgem a quem Vieira pede a “costumada graça. Ave Maria”.
  8. 8. Obrigado! Luis Ribeiro

×