Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto sustentabilidade

772 views

Published on

Published in: Technology, Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto sustentabilidade

  1. 1. SUSTENTABILIDADE , CONECTANDO ATITUDES PARA MELHORAR O PLANETA
  2. 2. INTRODUÇÃO  Cada brasileiro gera uma média de 500 gramas de lixo por dia. Dependendo do poder aquisitivo e do local onde se vive, pode chegar a um quilo. Com isso podemos ter noção do tamanho do problema que não acontece só no Brasil e, mas, no mundo inteiro.  Mas não é só o lixo que nos preocupa. Repensar nossas atitudes de vida tornando-as mais equilibradas e amigáveis frente ao meio ambiente é essencial para o planeta. Há muitas coisas que eu, você, nós podemos fazer no dia-a-dia, basta querer mudar. O planeta e a vida agradecem!  Para tudo isso, desafiamos você e seus colegas a serem agentes dessa mudança.
  3. 3. TAREFA  Construir um Blog que mostre as ações e as reflexões realizadas pela equipe, mediante o trabalho com o tema Sustentabilidade.
  4. 4. PROCESSO  Forme um grupo de 4 componentes.  Cada componente será um agente setorial:
  5. 5.  Antes de começar o trabalho, conheça a “Pegada Ecológica, http://www.pegadaecologica.org.br/ responda ao quis e veja quantos planetas Terra seriam necessárias para suprir as necessidades da humanidade.  Após o teste, reflita o seu resultado e compare-o com os colegas da turma.  Em conjunto com a equipe, anote os resultados da turma, insira numa tabela e gere um gráfico.
  6. 6.  Em equipe, repita novamente o teste duas vezes, analisando cada pergunta e respondendo de como seria o cidadão ideal e o cidadão não ideal para o planeta Terra.  Em equipe, analise os resultados, comparem as mensagens geradas e preencham a ficha de análise (Material de apoio).  Cada agente setorial, irá rever e anotar as perguntas do Quis relacionadas ao seu setor.
  7. 7.  Cada agente setorial, irá ler o artigo “A formiga e o lixo” de Ivan Ângelo, pertencente ao livro “A vida que a gente quer, depende do que a gente faz” e identificar no texto, o seu campo de atuação. (Material de apoio)  Baseado no site: http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/r e nas perguntas do Quis, elabore novamente 4 perguntas com no máximo 5 respostas, referentes ao seu setor. Cada resposta receberá um valor de acordo com o grau de importância. Valo 0 para a opção que mais se adeque ao comportamento ideal e que vai aumentando de acordo com as atitudes não ideais.
  8. 8.  No editor de texto, organizar o questionário, com as perguntas, respostas, contagem de pontos e classificação dos pontos de cada agente setorial.  Acessem o site: http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente/ e façam a atividade da Casa Eficiente. Cada agente precisa ficar atento ao seu setor, lendo as dicas e encontrando maneiras de economizar energia e diminuir os danos ao meio ambiente.
  9. 9.  Cada agente deverá produzir 4 dicas do seu setor, de como diminuir ao máximo o nível de desperdício na casa e a equipe elaborar um Folder contendo as dicas.  Baseado no 6º e 7º parágrafos do artigo “A formiga e o lixo”, a equipe deve elaborar um roteiro de perguntas e visitar uma associação ou entrevistar um recolhedor de material reciclável, para entender como é a vida e o trabalho dessas pessoas. (Material de apoio)  No material de apoio está o vídeo Ilha das Flores. Com seu grupo assista ao vídeo e produza uma sńtese descritiva contendo os seguintes pontos: apresentação do vídeo, descrição do tema, aspectos interessantes e análise crítica. (Material de apoio)
  10. 10.  Sobre a temática do lixo, cada equipe deverá elaborar uma “Gincana do Lixo” para ser aplicado a crianças menores da própria escola, e assim trabalhar de forma lúdica a questão do lixo. Exemplo de gincana: O que é o que é?  Dividir a turma de crianças em 3 equipes. Cada equipe terá um saco com vários objetos que são considerados lixo (material reciclável e orgânico).  O responsável pela gincana terá em mãos uma série de charadas. As respostas serão relacionadas com os materiais que estão dentro do saco e que serão retirados para facilitar a contagem dos pontos. Acerte o alvo  Cada equipe terá um saco com vários objetos que são considerados lixo (material reciclável e orgânico). Alguns metros a frente haverá os recipientes separados por materiais (metal, papel, plástico, orgânico). Nesta atividade deixaremos o vidro para evitar acidentes na hora de arremessar algum objeto de vidro. Cada componente da equipe lançará o lixo, no recipiente correto. Recicle e brinque  Cada equipe terá um saco com vários objetos de lixo reciclável.  A equipe terá um tempo para montar um brinquedo, utilizando os materiais recebidos.  O objetivo desta atividade não é a competição, e sim a construção do conhecimento para a questão dos resíduos.
  11. 11.  Após a atividade da gincana com as crianças, será realizado um Chat sobre as experiências vivenciadas na gincana, onde serão debatidas, as experiências e a análise sobre esta atividade. Observar no decorrer do projeto, a data e horário para estar on-line no ambiente.  Pesquise na Internet, sites que possuam jogos em que as crianças possam aprender sobre lixo e atitudes de diminuir os danos ao meio ambiente e elabore uma lista com estes sites que contenham:
  12. 12.  Endereço: http://www.chamequinho.com.br/index.cfm?fuseaction  Descrição da atividade:  O jogo consiste em separar o lixo que passa por uma esteira e colocar na lixeira correspondente.  Print Screen da tela:
  13. 13.  Em equipe, crie um Blog em http://blogger.globo.com/index.jsp , http://www.forumeiros.com/ ou outro Blog de sua preferência.  Agora, com todo o material produzido (relatórios, listas, gráficos, guia de gincana, testes, entrevistas, fotos reflexões) disponha no Blog.  Seja criativo e não esqueça de nada que sua equipe produziu e mostre para o mundo todo que “A vida que a gente quer, depende do que a gente faz”.
  14. 14. RECURSOS  http://www.pegadaecologica.org.br/  http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/reduza_sua_pegada/index.cfm http://www.wwf.org.br/wwf_brasil/pegada_ecologica/reduza_sua_pegada/index.cfm  http://jogos.wwf.org.br/casaeficiente/  http://blogger.globo.com/index.jsp  http://www.forumeiros.com/
  15. 15. AVALIAÇÃO
  16. 16. AVALIAÇÃO
  17. 17. AVALIAÇÃO
  18. 18. CONCLUSÃO  Puxa, o trabalho foi árduo, mas com a certeza depois de tantas atividades você pode perceber de como a sua colaboração é fundamental para o Planeta Terra.  Não esqueça de continuar fazendo a sua parte e incentivar outras pessoas a terem a mesma atitude.
  19. 19. CRÉDITOS  http://osentidodascoisas.blogspot.com/  http://www.hospitalguadalupu.com.br/noticia/detalhe/7  http://jornale.com.br/mirian/?p=4471

×