Objetivo mostrar
Só o pensamento complexo sobre uma realidade
também complexa avança a reforma do
pensamento, contextualiz...
Edgar Morin (2005 ) a reforma necessária do
pensamento é aquela que gera um pensamento
do contexto e do complexo. O pensam...
Avocamos a arte como instrumental, no sentido musical da
palavra, por suas inúmeras possibilidades, caminho no
auxílio, co...
Integramos a dança-arte-educação porque acreditamos que a...
Forma estética, autonomia e verdade encontram-se
interligadas...
Aplicamos o interdisciplinar na cultura visual
e nas artes em Projeto no Nordeste do Brasil.
Através do Projeto constatamos que a interdisciplinaridade,
tanto em sua dimensão epistemológica quanto pedagógica,
está s...
Por este Projeto Educativo constatamos que a
interdisciplinaridade, como fenômeno metodológico, impulsiona
a pensar e agir...
Deste modo afirma-se que a interdiciplinariedade é
uma tecitura de cruzamentos do conhecimento
produzido por pessoas mais ...
O que se pretende com o papel da
interdisciplinaridade nesses meios (educação e
Inclusão da infância) é uma profunda revis...
A interdisciplinariedade na cibercultura 27agosto slideshare
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

A interdisciplinariedade na cibercultura 27agosto slideshare

224 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
224
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A interdisciplinariedade na cibercultura 27agosto slideshare

  1. 1. Objetivo mostrar Só o pensamento complexo sobre uma realidade também complexa avança a reforma do pensamento, contextualizando, articulando e buscando o interdisciplinar. Projetos Interdisciplinares  Projeto Educativo com jovens rendeiras que fazem a formação através da BIODANÇA.  Projeto de inclusão com crianças no Nordeste do Brasil. (arte, jogos, informática etc).  O caso do estudante Marcelo de 12 anos. (que infância estamos educando?)
  2. 2. Edgar Morin (2005 ) a reforma necessária do pensamento é aquela que gera um pensamento do contexto e do complexo. O pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações entre qualquer fenômeno e seu contexto, e deste com o contexto planetário. O complexo requer um pensamento que capte relações, inter-relações, implicações mútuas, fenômenos multidimensionais, realidades que são simultaneamente solidárias e conflitivas (ex.:movimentos sociais no Brasil)
  3. 3. Avocamos a arte como instrumental, no sentido musical da palavra, por suas inúmeras possibilidades, caminho no auxílio, como uma porta de saída para guiar o pensamento livre e sem pré-conceito. Destarte a arte enquanto subjetividade deve ser dissonante e polifônica e diante da percepção mostre sua rebeldia. A obra de arte, para Marcuse, “representa assim a realidade, ao mesmo tempo em que
  4. 4. Integramos a dança-arte-educação porque acreditamos que a... Forma estética, autonomia e verdade encontram-se interligadas. Constituem fenômenos sócio- históricos, transcendendo cada um a arena sócio-histórica. Embora esta última limite a autonomia da arte, e fá-lo sem invalidar as verdades trans-históricas expressas na obra. A verdade da arte reside no seu poder de cindir o monopólio da realidade estabelecida para definir o que é real. (Marcuse, 1986, p.21).
  5. 5. Aplicamos o interdisciplinar na cultura visual e nas artes em Projeto no Nordeste do Brasil.
  6. 6. Através do Projeto constatamos que a interdisciplinaridade, tanto em sua dimensão epistemológica quanto pedagógica, está sustentada por um conjunto de princípios teóricos formulados sobretudo por autores que analisam criticamente o modelo positivista das ciências e buscam resgatar o caráter de totalidade do conhecimento
  7. 7. Por este Projeto Educativo constatamos que a interdisciplinaridade, como fenômeno metodológico, impulsiona a pensar e agir em diferentes sentidos. O caráter de interdependência e interatividade existente entre as coisas e as ideias, resgata a visão de contexto da realidade, demonstra que estamos envoltos na grande rede ou teia de interações complexas. Pois todos os conceitos e teorias estão conectados entre si. E os indivíduos não aprendem apenas usando a razão, o intelecto, mas também a intuição, as sensações, as emoções e os sentimentos.
  8. 8. Deste modo afirma-se que a interdiciplinariedade é uma tecitura de cruzamentos do conhecimento produzido por pessoas mais humanizadas. Nesse sentido, a interdisciplinaridade será articuladora do processo de ensino e de aprendizagem na medida em que se produzir como atitude (Fazenda, 1979), como modo de pensar (Morin, 2005), como pressuposto na organização curricular (Japiassu, 1976), como fundamento para as opções metodológicas do ensinar (Gadotti, 2004), ou ainda como elemento orientador na formação da cultura visual e das artes (Mitchell, 2005).
  9. 9. O que se pretende com o papel da interdisciplinaridade nesses meios (educação e Inclusão da infância) é uma profunda revisão de pensamento, no sentido de intensificar o diálogo, as trocas, a integração conceitual e metodológicas nos diferentes campos do conhecimento, evidenciando um aprendizado digital mais eficaz e abrangente para a sociedade.

×