“Bendito seja o nome do Senhor”

10,805 views

Published on

Tema do 1T12 – Os livros poéticos II - Estudo 01 – O livro de Jó - EBD - JUERP

Published in: Spiritual
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
10,805
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
8,384
Actions
Shares
0
Downloads
61
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

“Bendito seja o nome do Senhor”

  1. 1. Os livros poéticos II – O livro de Jó O primeiro livro dos cinco livros poéticos da Bíblia (Um dos livros sapienciais da Palavra de Deus)
  2. 2. Jó, cujo nome significa (*) “voltado sempre para Deus”, é um personagem de um dos livros mais antigos da Bíblia. Ele foi um homem que viveu na terra de Uz, em princípio o Iraque de hoje. Estudiosos chegam a demarcar o seu tempo de vida entre os séculos XX e XVI a.C.
  3. 3. O Livro de Jó é um dos livros sapienciais do AT, e surge como o primeiro livro poético da Bíblia. Ele é considerado como uma obra prima da literatura do movimento de Sabedoria, tal como Provérbios e Eclesiastes. Também é considerado uma das mais belas histórias de prova de fé. Conta a história de um personagem que nos primórdios da civilização era um homem temente a Deus e que o agradava com sua conduta.
  4. 4. A autoria do livro é incerta. Alguns eruditos atribuem o livro a Moisés. Outros atribuem a um dos antigos sábios, cujos escritos podem ser encontrados em Provérbios ou mesmo Eclesiastes. Para alguns, o próprio Salomão tenha sido seu autor. O livro de Jó também é tido como o livro mais antigo da Bíblia, mais até que o livro de Gênesis.
  5. 5. As inúmeras lições e discussões presentes neste livro são tentativas clássicas para conciliar a coexistência do mal e do pecado diante do poder benévolo de Deus. A época em que se desenrolam os fatos, ou quando este livro foi redigido, é controversa. Esta discussão está inclusive no Talmud, o célebre livro de ensino dos judeus (o mishna).
  6. 6. O livro de Jó é um dos mais surpreendentes registros históricos na Bíblia. Para muitos estudiosos e comentaristas chega mesmo a se constituir num enigma de difícil compreensão de como foi se colocar ele no cânon judaico, tendo em vista sua difícil investigação histórica. Jó, o nome, teria algo a ver com o significado de “odiado”, para alguns em função do ostracismo em que cai o personagem, enquanto para outros teria o sentido de “retorno ou voltado para Deus” (*), em razão da restauração moral e social que lhe é permitida por Deus.
  7. 7. Jó será o primeiro livro dos chamados poéticos (II) que estudaremos neste 1T12, conforme podemos ver no Suplemento acima.
  8. 8. Os livros poéticos II O livro de Jó Estudo 01 “ Bendito seja o nome do Senhor” A vida de Jó: Princípio e fim Texto bíblico: Jó 1,2,42 Texto áureo: Jó 1.21: “ Nu saí do ventre de minha mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o Senhor tirou: Bendito seja o nome de Senhor”
  9. 9. Neste primeiro trimestre de 2012, procuraremos compreender um tanto mais do livro mais antigo do AT, segundo os comentaristas e estudiosos da Bíblia. O livro de Jó com sua mensagem de profunda beleza poética e de mais profunda conceituação teológica ainda, numa época em que o conhecimento humano, praticamente engatinhava, é um verdadeiro milagre para os intelectuais e teólogos de hoje.  
  10. 10. No plano original de Deus, não havia lugar para o sofrimento, pois a criatura humana viveria na presença do Senhor que com ela conversava todo o dia ao cair da tarde (Gênesis 3.8). No entanto, a “queda do ser humano”, trouxe para a vida humana, o estigma do pecado, e com ele toda a decorrência do mal, da dor, do sofrimento, da angústia, da tragédia, da morte. É diante de um panorama absoluto e único como este que a vida de Jó se desenrola. Para começar, vamos deter-nos apenas nos três capítulos acima apontados para, sem entrar no mérito do problema, ver como se desenhou a vida desse personagem marcante da Palavra de Deus.
  11. 11. <ul><li>O texto bíblico desta lição (Jó 1, 2 e 42) pode ser dividido em 5 partes: </li></ul><ul><li>Uma vida na presença de Deus: 1.1-5 </li></ul><ul><li>A vontade de Deus: 1.6-12 e 2.1-6 </li></ul><ul><li>A conseqüência do mal: 1.13-19 e 2.7-10 </li></ul><ul><li>Exemplo de resignação: 1.20-22 e 2.11-13 </li></ul><ul><li>A recompensa divina: 42.1-17 </li></ul>(Vamos abrir a Bíblia para a leitura pela classe do texto bíblico desta lição)
  12. 12. <ul><li>Uma vida na presença de Deus: 1.1-5 </li></ul><ul><li>“ Havia um homem na terra de Uz, cujo nome era Jó. Era homem íntegro e reto que temia a Deus e se desviava do mal... </li></ul><ul><li>(Versículos de 2 a 5 lidos intercaladamente pelos alunos em suas Bíblias) </li></ul>
  13. 13. 2. A vontade de Deus: 1.6-12 e 2.1-6 “ Ora, chegado o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles” (Versículos de 7 a 12 lidos pelos alunos) “ Chegou outra vez o dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor; e veio também Satanás entre eles” (Versículos de 2 a 5 lidos pelos alunos)
  14. 14. 3 . A conseqüência do mal: 1.13-19 e 2.7-10 “ Certo dia, quando seus filhos e suas filhas comiam e bebiam vinho em casa do irmão mais velho,” (Versículos de 14 a 19 lidos pelos alunos) “ Saiu, pois, Satanás da presença do Senhor, e feriu Jó de úlceras malignas, desde a planta do pé até o alto da cabeça.” (Versículos de 8 a 10 lidos pelos alunos)
  15. 15. 4. Exemplo de resignação: 1.20-22 e 2.11-13 “ Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a sua cabeça, e, lançando-se em terra, adorou;” (Versículos 21 e 22 lidos pelos alunos) “ Ouvindo, pois, três amigos de Jó todo esse mal que lhe havia sucedido, vieram cada um do seu lugar: Elifaz... Bildade... Zofar... Pois tinham combinado para virem condoer-se dele e consolá-lo” (Versículos de 8 a 10 lidos pelos alunos)
  16. 16. 5. A recompensa divina: 42.1-17 “ Então, respondeu Jó ao Senhor...” (Versículos 2 e 6 lidos pelos alunos) “ Sucedeu pois que, acabando o Senhor de dizer a Jó aquelas palavras, o Senhor disse a Elifaz, Bildade e Zofar...” (Versículos 8 e 9 lidos pelos alunos) “ O Senhor, pois, virou o cativeiro de Jó, quando este orava pelos seus amigos... E deu a Jó o dobro...” (Versículos 11 e 17 lidos pelos alunos)
  17. 17. CONCLUSÃO Crer para ver, antes de ver para crer. Esta deve ser a nossa expectativa, a nossa disposição de vida, pois, no mundo em que vivemos dominado pelo mal e pelo pecado, só pelos caminhos da fé é que teremos a vitória sobre a dor e o sofrimento

×