Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Guião terço pela Paz

4,430 views

Published on

  • Be the first to comment

Guião terço pela Paz

  1. 1. — — RECITAÇÃO DO TERÇO PELA PAZ “Rezem o Terço todos os dias, para alcançarem a Paz para o mundo e o fim da guerra” Nossa Senhora em Fátima, 13 de Maio de 1917 Em comunhão com o Papa Francisco e toda a Igreja. Sábado, 7 de Setembro 21:00 horas IGREJA DO SOBREIRO
  2. 2. — 2 — INTRODUÇÃO Em resposta ao apelo do Santo Padre, unimo-nos hoje em oração, pedindo a intercessão da Santíssima Virgem Maria pela paz no Médio Oriente, particu- larmente na Síria, e também pela paz no mundo inteiro, com a oração do Ter- ço do Rosário. «Quanto sofrimento, quanta destruição, quanta dor causou e está causar o uso das armas naquele país atormentado, especialmente entre a população civil e indefesa! Pensemos em quantas crianças não poderão ver a luz do futuro!» (Papa Francisco, Angelus 01-09-2013). Em Fátima, Nossa Senhora pediu com insistência a oração do Terço como meio eficaz para que o mundo tenha paz. Em todas as aparições, a Mãe do Céu repetiu o mesmo apelo: «Rezai o Terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra!». Nesta véspera da Festa do Nascimento da Virgem Santíssima, confiando no amparo e auxílio da Virgem Mãe de Deus, e em comunhão com o Santo Padre, rezemos esta oração tão pedida por Nossa Senhora, pedindo-lhe a dádiva da paz. 1º MISTÉRIO Jesus é o Príncipe da Paz e quer estabelecer no mundo a Paz que só Ele pode dar. De pouco adianta valermo-nos apenas das nossas capacidades humanas, imitadas e muitas vezes condicionadas por interesses mundanos. É preciso reconhecer que a Paz que o mundo precisa vem do Céu e só Deus nos pode dar «este dom demasiado precioso, que deve ser promovido e tutelado» (Papa Francisco, Angelus 01-09-2013). Rezemos este mistério pedindo pelo entendimento entre os governantes das nações que sofrem com a ameaça da guerra, para que promovam iniciativas a favor da paz, baseadas no diálogo e na negociação. MEDITAÇÕES PARA O TERÇO
  3. 3. — 3 — 2º MISTÉRIO O nosso Deus é o Deus da Paz e de toda a consolação. No entanto, o pecado criou no coração do homem sentimentos de ódio que geram violência, crimes e guerras. A dignidade das pessoas e o valor da vida humana encontram-se muito ameaçados nos países onde predomina a discórdia e onde ocorrem con- flitos motivados pelo desejo de poder. Os homens esquecem-se que foram criados à imagem e à semelhança de Deus e, por isso, todas as pessoas devem ver respeitada a sua dignidade. Peçamos, neste mistério, pelas vítimas das guerras e dos actos de violência do mundo inteiro e para que Nosso Senhor converta o coração dos homens que promovem atentados contra a vida e a dignidade humana. 3º MISTÉRIO Uma das mais dolorosas feridas da guerra, são as crianças que ficam órfãs, muitas vezes perdendo os pais diante dos próprios olhos. Nos países em guer- ra, são fechadas escolas e orfanatos e torna-se muito difícil conseguir alimen- tos e lugares de conforto para que as crianças cresçam saudavelmente. Nosso Senhor identifica-se muito com os mais pequeninos, chegando mesmo a dizer: «O que fizerdes a um destes meus irmãos mais pequeninos, a Mim mes- mo o fazeis». (Mt 25,40). Assim, podemos acreditar que toda a nossa ajuda às crianças mais necessitadas, seja ela material ou espiritual, é um acto de amor para com o próprio Jesus! Neste mistério, rezemos por todas as crianças que vivem em países em guerra ou nos quais a paz está ameaçada, principalmente pelas órfãs e pelas que foram abandonadas.
  4. 4. — 4 — 4º MISTÉRIO Num contexto de morte e destruição causado por uma guerra, há sempre quem esteja disposto a ajudar as vítimas. Muitas pessoas de boa vontade não hesitam em ir para o terreno praticando verdadeiras Obras de Misericórdia corporais e espirituais, levando alimentos, cuidados de saúde, roupa… ou ape- nas praticando simples gestos de conforto a quem perdeu a família, os amigos e até a própria terra. Diz o Santo Padre: «Que não se poupe nenhum esforço para garantir a ajuda humanitária às vítimas, particularmente aos deslocados e aos numerosos refugiados nos países vizinhos.» - (Papa Francisco, Angelus 01-09-2013) Peçamos, neste mistério, pelos homens e mulheres misericordiosos, que se dedicam a ajudar as vítimas da guerra e da violência; que o Senhor os recom- pense, um dia, com a Bem-Aventurança eterna. 5º MISTÉRIO Invocamos Nossa Senhora como Rainha da Paz, porque Ela deu à luz o Prínci- pe da Paz, Jesus Cristo. Em Fátima, a Virgem prometeu ao mundo a Paz, se rezássemos o Terço todos os dias e se nos desviássemos do pecado. De facto, não faz sentido pedirmos a paz para o mundo se não nos comprometermos a ter uma vida cada vez mais santa, na graça e na paz de Jesus. É preciso que sejamos construtores da paz nas nossas famílias, nas nossas paróquias, na nossa vida de cada dia. Rezemos este mistério pedindo a Nossa Senhora que reine sempre a paz na nossa Pátria, nas nossas comunidades e nas nossas famílias.
  5. 5. — 5 — MIRACULOSA RAINHA DOS CÉUS Nossa Senhora, Mãe de Jesus, Dá-nos a graça da Tua luz. Virgem Maria, Divina Flor, Dá-nos a esmola do Teu amor. Miraculosa Rainha dos céus Sob o Teu manto tecido de luz, Faz com que a guerra se acabe na terra E haja entre os homens a paz de Jesus. Se em Teu regaço, bendita Mãe, Toda a amargura remédio tem, As nossas almas pedem que vás, Junto da guerra fazer a paz! Pelos velhinhos sem lar nem pão Pelas crianças, flores em botão. Pelos soldados que à guerra vão... Senhora escuta nossa oração! CÂNTICOS MATER ECCLESIAE Da vossa virginal maternidade nasceu, Senhora, o Salvador do mundo, aquele cujo amor foi tão fecundo Que deu a vida eterna à humanidade. Mater Ecclesiae, Regina mundi, Da nobis pacem, Da nobis pacem. Cristo, de cuja morte nasce a vida, Vos confiou, Maria, o mundo inteiro: assim Vos fez o divinal Cordeiro dos homens a pastora destemida Acolhei, Mãe de Deus, a dor humana Trazei-nos a esperança e a alegria! Quem busca proteção em Vós, Maria encontra Jesus Cristo e não se engana. Serva de Deus, humilde, mas eleita, Mãe de Jesus, universal Rainha: guardai a quem Deus chama à sua vinha e servir os irmãos humilde aceita!
  6. 6. — 6 — AVÉ, AVÉ NOSSA SENHORA DA PAZ O povo de Deus Te aclama, Nossa Senhora da Paz. O mundo chama por Ti, És Mãe de Deus, nossa Mãe. Avé! Avé! Nossa Senhora da Paz. A paz que o mundo não tem, Só do Céu nos vem, Só Tu no-la dás. Só Tu, ó Virgem Maria, Rainha do mundo, rainha da paz! A paz que o mundo não tem, À espera de alguém Que a possa trazer: Só Tu, ó Virgem Maria, Senhora do mundo, lhe podes valer! A paz que o mundo procura, Na noite mais escura Do seu caminhar: Só Tu, ó Virgem Maria, Senhora do mundo, o podes salvar! A paz que os Anjos cantaram, E que anunciaram Ao mundo em Belém; Só Tu, ó Virgem Maria, Senhora do mundo, a dás porque és Mãe. TOTUS TUUS Mostrai que sois a Mãe da Humanidade, Por Cristo resgatada no Seu sangue. Salvai-a de tragédias e infortúnios Ao encontro da paz encaminhai-a. Totus tuus Maria! Totus tuus Maria! Mater Christi, Mater Ecclesiae, Totus tuus, Maria! Mostrai que sois a Mãe da Santa Igreja, Guiai em cada dia os seus pastores. Igreja Missionária que anuncia O tempo novo e a Terra Prometida. Connosco caminhai, Mãe da Esperança, Em busca da justiça e da verdade! Jesus ressuscitado é o caminho Vós sois a Mãe da nova Humanidade. Os jovens, porque fazem o futuro, Em Vós encontram sempre as águas vivas! Em Vós encontram sempre Jesus Cristo E em Cristo deles nasce um mundo novo.
  7. 7. — 7 — FINAL DO TERÇO Rezemos estas três Avé Marias pelo triunfo do Coração Imaculado de Nossa Senhora, Rainha da Paz. Ó Maria concebida sem pecado rogai por nós que recorremos a Vós. Avé Maria.. Rainha da Paz, rogai por nós Salvé Rainha Consagração a Nossa Senhora Virgem Santíssima não permitais que eu viva nem morra em pecado mortal. Em pecado mortal não hei-de morrer, que a Virgem Santíssima me há-de valer. Os textos das meditações são uma adaptação do Terço pela Paz do autor Dário Pedrosa
  8. 8. — 8 — ORAÇÃO PELA PAZ Ó Rainha do Santíssimo Rosário, Auxilio dos cristãos, refúgio do género humano e vencedora de todas as batalhas de Deus! Vós, ó Mãe de misericórdia, consegui-nos de Deus a paz; e as graças que podem converter os corações, as graças que reparam, conciliam e asseguram a paz. Santa Rainha da Paz, rogai por nós e dai ao mundo em guerra a paz por quem suspiram os povos, a paz na verdade, na justiça e na caridade de Cristo. Dai a paz das armas e a paz das almas, para que, na tranquilidade do mundo, se dilate o Reino de Deus. Dai a paz aos povos separados pelo erro ou a discórdia, especialmente a aqueles que vos professam singular devoção. Nossa Mãe e Rainha do Mundo, Que o Vosso amor e auxílio acelerem o triunfo do Reino de Deus, e que todas as nações, em paz entre si e com Deus, Vos proclamem Bem-Aventurada e entoem convosco, de um extremo a outro da terra, o eterno cântico de louvor ao Coração de Jesus, em quem se pode encontrar a Verdade, a Vida e a Paz. (Excertos do texto de Consagração do mundo ao Coração Imaculado de Maria, pelo Papa Pio XII a 31 de Outubro de 1942)

×