T104jacson taina tundra

679 views

Published on

Apresentação em power point feitos pelos alunos

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
679
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
21
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

T104jacson taina tundra

  1. 1. Escola: E.E.E.M. Irmão José OtãoProfessora: Michele e IvonetiDisciplina: Geografia e InformáticaNome: Jacson e TaináTurma: 104Data:16/04/2011Assunto: Biomas da Terra
  2. 2. Tudo sobre a Tundra
  3. 3. A Tundra é o último biomaantes do frio congelante doinóspito Ártico onde nenhum tipo de vegetação se desenvolve.
  4. 4. A palavra Tundra deriva dovocábulo finlandês “tunturia”que significa uma planície sem árvores.
  5. 5. A Tundra se localiza nohemisfério norte próximo dos polos.
  6. 6. O clima das regiões de Tundra caracterizam-se por serempredominantemente temperado. É influenciado por vários fatores: latitude, relevo, maritimidade, Corrente do Golfo e ventos dominantes.
  7. 7. As temperaturas médias anuais são moderadas nãoultrapassando -10 e 2 graus, e as quatro estações do ano encontram-se bem definidas. Os índices pluviométricosatingem médias entre 75 a 100 milímetros por ano.
  8. 8. Por vezes a Tundra é classificada em dois tipos diferentes.A Tundra Alpina e a Tundra Ártica .
  9. 9. A Tundra Alpina é encontrada no alto de montanhas é muito fria e ventosa e não tem árvores. Aocontrário da Tundra Ártica, o soloapresenta uma boa drenagem e não apresenta permafrost.
  10. 10. Apresenta ervas, arbustos e musgos, tal como a TundraÁrtica. Encontram-se animaiscomo as cabras da montanha,alces, marmotas entre outros.
  11. 11. O solo da Tundra é chamado depermafrost , que quer dizer “sempre congelado” Este tipo de solo é composto por pedras, terra e gelo.
  12. 12. O fato do solo estar totalmente congelado à uma certa profundidade não permite o desenvolvimento das raízes das plantas, essa característica aliada ao ventos fortissimos e ao inverno muito longo e o verão que dura apenas 2 meses não permite a existência de uma vegetação mais alta na Tundra.
  13. 13. A maioria dos animais sobre tudo osmamíferos, apenas utilizam a Tundra no curto verão, migrando para regiões mais quentes no inverno.
  14. 14. Os animais que ali vivem permanentemente, como ursos polares, bois almiscarados e lobos árticos,desenvolveram suas próprias adaptaçõespara resistir aos longos e frios meses de invernos, com um pelo espesso, camadas de gordura sobre a pele e a hibernação. Apesar das condições inóspitas a uma grande variedade de plantas e animais que vivem na Tundra.
  15. 15. Impactos ambientaisCompanhias petrolíferas: Elas exigem a construção de muitos edifícios e armazéns, que são responsáveis por algumas pertubações de pastoreio e atrapalham a migração de algumas espécies de animais, também há derramamento de petróleo no litoral atingindo a vida subaquática.
  16. 16. A caça: Que diminui significativamente o número dealces, lobos, bois almiscarados, ursos polares e raposas árticas.
  17. 17. Aquecimento globalO delicado ecossistema ali existente em grande parte depende de um ambiente frágil e um conjunto de temperaturas. Com o aquecimento global a Tundra começa a encolher tirando a terra dosanimais selvagens que se adaptaram para viver lá. A longo prazo, muitas espécies podem entrar em extinção.
  18. 18. Bibliografia:Brasil escola, Info escola, Google, Wikipédia.

×