Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto acolhendo

29,239 views

Published on

Este projeto será dividido em três etapas, descritas a seguir: 1ª Etapa -Acolhimento de professores , planejamento do período de acolhimento das crianças e famílias, Organização dos ambientes (salas e espaços).
Na 2ª Etapa, já com o planejamento de acolhimento das crianças e das famílias, é feito um levantamento histórico das crianças , por meio de questionários que os pais ou responsáveis responderão, isso tendo em vista que o processo de adaptação e acolhimento inicia-se antes da entrada da criança na instituição. Portanto o objetivo é incluir as famílias no processo de adaptação, acolhendo-as.
Na 3ª Etapa , são sistematizados os resultados das observações, relatos e acontecimentos do período de adaptação. Será levado em conta o tempo , as atividades e resultados, a avaliação por meio de relatos dos pais e sugestões deixadas, vou chamar esta etapa de avaliação.

Published in: Education

Projeto acolhendo

  1. 1. PROJETO ACOLHENDO"Suprima o pedestal, de repente você estará ao nível dascrianças. Você as verá não com olhos de pedagogos e chefes,mas com olhos de homens e crianças, e com este ato vocêreduzirá seguidamente a perigosa separação entre aluno eprofessor que existe na escola tradicional".(Célestin Freinet)
  2. 2. PÚBLICO ALVO Educadores,crianças e famílias das CEIs , EMEIs e EMEFsDURAÇÃO Tempo indeterminado, intensificação nos 2 meses iniciaisOBJETIVOS GERAISAcolher todos envolvidos no processo educacional, promover maior participação dafamília no período de adaptação.OBJETIVOS ESPECÍFICOS*Estabelecer relação de confiança entre todos os envolvidos diretamente no processoeducacional: professores, crianças e famílias.*Dispensar atenção, afeto e cuidado ao receber as crianças .*Acolher com planejadamente, com atividades que priorize momentos lúdicos olúdico e de interação.*Trabalhar para a amenização da ansiedade e dor da separação da criança com a mãe ouresponsável.*Estabelecer vínculo afetivo entre o professor e a criança.*Cuidar e educar com respeito e afeto nos primeiros contatos da criança ao ingressar ouregressar à escola.TIPO DE ATIVIDADEIndividual e em grupoTEMAAcolher um ato diário;AVALIAÇÃOAvaliação constante de resultados do período de adaptação, por meio de observação ,relatórios diários, por parte de educadores e relatos de pais .
  3. 3. JUSTIFICATIVAEste projeto se justifica pelo fato de que, a ação da educação infantil é complementar àda família e à da comunidade, deve, portanto, estar com essas articuladas, o que envolvea busca constante do diálogo com as mesmas, mas também implica um papel específicodas instituições de educação infantil no sentido de ampliação das experiências, dosconhecimentos da criança, seu interesse pelo ser humano, pelo processo detransformação da natureza e pela convivência em sociedade. Sendo , a educaçãoinfantil, em muitos casos o primeiro contato da criança com outro ambiente social ,além da família, isso abrangendo desde o berçário( crianças de 0 anos até as turminhasde pré-escola,faz-se necessário que se tenha consciência da complexidade do período deadaptação e da importância de que este momento seja bem planejado , para querealmente as crianças e famílias sintam-se acolhidas. A psicóloga e coordenadora de projetos do Instituto Avisa lá, Gisele Ortis, aborda aquestão da qualidade da instituição e da importância do acolhimento, envolvendo váriosaspectos e perspectivas, devendo este momento ser planejado e bem planejado,vejamos: Quando somos acolhidos, bem recebidos, em qualquer lugar, em geral nossa reação é de simpatia e abertura,esperando o melhor daquele ambiente daquelas pessoas. Quando ao contrário somos recebidos friamente,nossa tendência é também ignorar, não se envolver, passar desapercebidos. E o que acontece quando somos mal recebidos? A gente jura não voltar mais àquele lugar!”[...]“Por que com a criança e sua família deveria ser diferente?” (ORTIS, Avisa lá) É desnecessário dizer que todos gostam de ser bem recebidos, entretanto, no casodas crianças pequenas e as famílias, estas questões vão além , pois , se pararmos paraanalisar, é complexo para os pais entregarem seu pequeno(a) bebê nos braços de umapessoas até então desconhecida, em uma instituição totalmente nova e sem saber aocerto se seu pequeno(a) será bem cuidado. Vale ressaltar a questão de que a criançapequena ainda não consegue expressar-se com clareza e dependendo da faixa etária acomunicação é apenas por meio de choro.Por outro lado , a criança , com certezaestando adaptada aos horários, pessoas, jeitos, cheiros e modos , estranharágrandemente até mesmo sendo bem tratada, portanto o período de adaptação deve seriniciado e acompanhado por um excelente acolhimento.
  4. 4. A busca da parceria da família é necessário, e a porta do diálogo deve ser umaconstante entre as partes envolvidas no processo, e a partir do acolhimento inicial enecessário, tanto das crianças, quanto das famílias é possível o desenvolvimento deoutros projetos durante o ano letivo.INTRODUÇÃO A educação infantil é segundo as leis vigentes , a primeira etapa da educação básica. É um direito garantido na constituição Federal de 1988 , garantido também na Lei deDiretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), sancionada em 20 de dezembro de1996 e reafirmado no Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990, a tradução destedireito em diretrizes e normas, no âmbito da educação nacional, representa um marcohistórico de grande importância para a educação infantil em nosso país. Estereconhecimento e inserção da educação infantil na educação básica, como sua primeiraetapa, é reconhecer e assumir , que a educação começa nos primeiros anos de vida ,sendo , portanto, essencial a educação infantil. Art. 22 da Lei: “a educação básica tem por finalidade desenvolver o educando, assegurar – lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer – lhes meios para progredir no trabalho e nos estudos posteriores”. Recebe então, um destaque na nova LDB, pela primeira vez. Tratada na Seção II, docapítulo II (Da Educação Básica), nos seguintes termos: Art. 29 A educação infantil, primeira etapa da educação básica, tem com finalidade o desenvolvimento integral da criança até os seis anos de idade, em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Art. 30 A educação infantil será oferecida em: I – creches ou entidades equivalentes, para crianças de até três anos de idade; II – pré – escolas para crianças de quatro a seis anos de idade. Art. 31 Na educação infantil a avaliação far – se – á mediante acompanhamento e registro de seu desenvolvimento, sem o objetivo de promoção, mesmo para o acesso ao ensino fundamental. Na descrição do artigo 29, fica evidente, a necessidade de que a educação infantilpromova o desenvolvimento do indivíduo em todos os seus aspectos, de forma integrale integrada, constituindo – se no alicerce para o pleno desenvolvimento do educando. O
  5. 5. desenvolvimento integral da criança na faixa etária de 0 a 6 anos torna – seimprescindível a indissociabilidade das funções de educar e cuidar.Este projeto será dividido em três etapas, descritas a seguir: 1ª Etapa -Acolhimento deprofessores , planejamento do período de acolhimento das crianças e famílias,Organização dos ambientes (salas e espaços).Na 2ª Etapa, já com o planejamento de acolhimento das crianças e das famílias, é feitoum levantamento histórico das crianças , por meio de questionários que os pais ouresponsáveis responderão, isso tendo em vista que o processo de adaptação eacolhimento inicia-se antes da entrada da criança na instituição. Portanto o objetivo éincluir as famílias no processo de adaptação, acolhendo-as.Na 3ª Etapa , são sistematizados os resultados das observações, relatos e acontecimentosdo período de adaptação. Será levado em conta o tempo , as atividades e resultados, aavaliação por meio de relatos dos pais e sugestões deixadas, vou chamar esta etapa deavaliação.RESULTADOS PREVISTOSMaior participação da família na vida da criança;Processo de adaptação menos traumatizante para crianças, famílias e educadores;Criação de laços afetivos e de confiança entre as partes envolvidas.CULMINÂNCIALivro de registros deste período, com relatos de educadores ,de pais e se possível documentadocom imagens, para futuros planejamentos, levando em conta a experiência , melhorá-la, ampliá-la.
  6. 6. PRIMEIRA ETAPA- ACOLHIMENTO DE PROFESSORESPROCEDIMENTOSNo primeiro momento é feito o acolhimento dos docentes, fazendo com que percebam aimportância de ser bem recebido e sentir-se acolhido.Este processo é realizado em 3encontros.CONTEÚDO A SER TRATADO COM OS EDUCADORES 1ºENCONTROApresentação da equipe educacional;Leitura e reflexão , sobre as questões relacionadas ao conhecimento da região em seusaspectos socioeconômicos e culturais ;Momento de acolhida geral, com dinâmica de ambientação e coffe braik ;Fechar deixando por escrito a pauta a ser tratada no 2º encontro.CONTEÚDO A SER TRATADO COM OS EDUCADORES 2ºENCONTRONeste segundo encontro, os profissionais vão planejar o acolhimento das crianças.Tendoem vista que acolher deve ser objetivo e de responsabilidade de todos da instituiçãoescolar, nada melhor que todos participem deste planejamento.São questões de extrema relevância neste planejamento,a quantidade de crianças e faixa etária aser atendida na unidade escolar e as datas de início de cada turma;Será também definido neste encontro, os dias a serem destinados ao período de acolhimento ecomo se desencadeará o processo, definindo:*O período de permanência dos alunos em cada dia;*Como os pais participarão e em que momento;*Quais as atividades serão realizadas inicialmente e a cada dia.CONTEÚDO A SER TRATADO COM OS EDUCADORES 3ºENCONTROOrganização dos ambientes (salas e espaços)
  7. 7. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA O ACOLHIMENTODOS PROFESSORES Atividade Material Aplicação 1º ENCONTRO Sala ambientada , Acolher educadores Apresentação da equipe cadeiras. Pauta de para conscientizar sobre encontros. a importância do planejamento prévio do acolhimento dos alunos. PPt explicativo sobre a Conhecer e aprofundar Leitura e reflexão , sobre região , com dados e conhecimento sobre as condições da clientela a as questões relacionadas gráficos. ser atendida. Subsidiar e ao conhecimento da região repertoriar a roda de em seus aspectos conversa . socioeconômicos e culturais ; Acolhida geral Papel ofício e canetas Dinâmica coloridas. Interação e socialização, Mesa de café, com acolhimento. apetrechos. Pauta para o próximo encontro. 2º ENCONTRO Planilha contendo: Planejamento de Planejamento de A quantidade de crianças processo de acolhimento dos e faixa etária a ser acolhimento, definindo: educandos atendida na unidade *Os dias a serem escolar e as datas de início destinados ao período de de cada turma; acolhimento e como se -Novas matriculas desencadeará o processo, - proposta pedagógica da *O período de escola. -A data de início das aulas permanência dos alunos e de trabalho dos em cada dia; professores. *Como os pais
  8. 8. participarão e em que momento; *Quais as atividades serão realizadas inicialmente e a cada dia 3º ENCONTRO Materiais diversos , Organização e Organização dos TNT, E V A de cores e decoração das salas e ambientes (salas e texturas variadas, espaços, biblioteca, espaços) brinquedos cantos... pedagógicos, livros... materiais de limpezaSEGUNDA ETAPA- ACOLHIMENTO DE PAIS E CRIANÇASPROCEDIMENTO No ato da matricula, é pedido aos responsáveis que respondam o questionário delevantamento histórico da criança (anexo no final). É importante que a instituiçãoautorize aos responsáveis que respondam calmamente no aconchego do lar e tragam umdia antes ou no primeiro dia da criança na instituição. O ideal mesmo é uma reunião depais e mestres, antes que se inicie.REUNIÃOA instituição juntamente com as educadoras organizará uma reunião de recebimento eapresentação da proposta pedagógica da instituição.Os espaços serão organizados para receber os pais, inicialmente eles serão recebidospela coordenação e direção em uma exposição , em que se abordarão temas relacionadosao histórico da educação infantil , a concepção atual da educação infantil e da infância ,a importância da :*Participação da família ;*De que se amenize este estresse inicial de rompimento,
  9. 9. Para fechamento, os responsáveis serão convidados a visitarem as salas de seus filhos econhecerem a educadora ,onde se servirão de café , bolacha, água...A educadora poderá lhes falar sobre sua formação, experiência, e levantar quemacompanhará a criança neste período e orientá-los a trazer objetos pessoais (objetos detransição).Obs: A receptividade da instituição e da educadora em especial , facilitará o diálogo e aparticipação.RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS PARA O ACOLHIMENTODAS CRIANÇAS E DA FAMÍLIA Atividade Material Aplicação REUNIÃO DE Espaço amplo Acolher a família, a fim RECEBIMENTO Cartazes de informações de conscientizar sobre a sobre a educação infantil e importância de sua a criança. participação e do PPT explicativo da período de acolhimento. importância do período de adaptação e acolhimento. Café, bolachas, ...copos descartáveis, guardanapos, ...Questionários de levantamento histórico da criança, já respondido. Objetos de apego do Para facilitar o momento PRIMEIRO DIA bebê(objeto de transição) SEGUNDO DIA Facilitação do processo Objetos de apego do Interação e socialização,
  10. 10. bebê(objeto de acolhimento. transição) Já de pose dos questionários e informações da criança e da família, planeje atividades que inclua todos.O período de adaptação e acolhimento depende da visão da instituição, entretanto, é umprocesso diário e principalmente depois de fins de semana ou feriados, as criançasvoltam a se readaptarem, e devem ser recebidas com carinho e compreensão.Com relação a este acolhimento inicial , a terceira etapa vai corresponder a avaliação doprocesso , visando sempre melhorar. Esta etapa é feita com a ajuda das observações daeducadora, e da analise dos relatos dos pais, além de registros e documentaçõesiconográficas. REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICASHERNANDEZ, F.; VENTURA, M. A (1998) Organização do currículo por projetos detrabalho; o conhecimento é um caleidoscópio. Trad. Jussara Haubert Rodrigues. 5.ed. PortoAlegre: Artes Médicas, 1998.HERNANDEZ, Fernando (1998) Transgressão e mudança na educação; os projetos de trabalho.Porto Alegre: ArtMed, 1998.Revista Avisalá, disponível em : < http://avisala.org.br/novo/revistas.asp> acesso em 23de janeiro de 2012.Creches: Crianças, Faz de Conta & Cia., Zilma de Moraes Oliveira, Ana M. Mello, Telma Vitóriae Maria Clotilde R. Ferreira, 128 págs., Ed. Vozes, tel. (11) 3105-7144, 25,50 reais
  11. 11. ANEXOSDINÂMICAQuem sou eu?ObjetivoTornar os membros do grupo conhecidos rapidamente, num ambiente relativamentepouco inibidor.PassosCada um recebe uma folha com o título: “Quem sou eu?” Durante 10 minutos cada um escreve cinco ítens em relação a si mesmo, quefacilitem o conhecimento.A folha escrita será fixada na blusa dos participantes. Os componentes do grupo circulam livremente e em silêncio pela sala, ao som deuma música suave, enquanto lêem a respeito do outro e deixa que os outros leiam oque escreveu a respeito de si.Logo após reunir 2 a 3 colegas, com os quais gostariam de conversar para seconhecerem melhor. Nesse momento é possível lançar perguntas que ordinariamentenão fariam.AvaliaçãoPara que serviu o exercício?Como nos sentimos?
  12. 12. Levantamento histórico da criança e da famíliaNome:_________________________________________________Data de nascimento: _________________Local:________________Endereço:________________________________________________Telefone: _______________________celular:___________________e mail:____________________Nome damãe:____________________________________________Data de nascimento: _________________ Local:_______________Grau de escolaridade:____________________Profissão:______________________________Local de trabalho:________________________________________Horário:_________________________Telefone Comercial:_______________Nome dopai:____________________________________________Data de nascimento: _________________ Local:_______________Grau de escolaridade:_____________________Profissão:_______________________________Local de trabalho:________________________________________Horário:_________________________Telefone Comercial:_______________Nome e idade dos irmãos e irmãs:____________________________________________________________________________________________________________________________________Escola (s) que freqüenta (m):______________________________Outras pessoas da família que vive com a criança:Outras pessoas que cuidam da criança:Histórico da Gestação:Tipo de parto:___________________________________________Tempo de gestação: normal ( ) prematuro ( )Problemas após oparto:_____________________________________
  13. 13. ______________________________________________________Histórico Pós - nascimento:Tipo de aleitamento: leite materno ( ) leite industrializado ( )Desenvolvimento:distúrbios intestinais ( ) distúrbios respiratórios ( )alergias ( )Distúrbios do sono ( ) distúrbios sensoriais ( ) distúrbios motores ( )Enfermidade grave:_____________________________Ocorrida em:_____________________________________________Por quanto tempo?__________________________________________________Seqüelas:______________________________________________Cuidados necessários até hoje:HÁBITOS DE VIDA:Início de:ingestão de alimentação sólida:__________________dentição:______________________________________________Fala de primeiras palavras:________________________________Quais foram? __________________________________________Primeiros passos sozinho:________________________________Autonomia ao alimentar-se:________________________________Fim de fraudas:__________________________________________PREFERÊNCIAS:Alimentos preferidos:____________________________________Alimentos que recusa:___________________________________Ao dormir prefere iluminação ou prefere escuro?______________Objetos que costuma usar ao dormir:_______________________Medos?______________________________________________Necessidades físicas?___________________________________Costuma dormir sozinho ou acompanhado? __________________Dorme no decorrer do dia? Em que horário?__________________AUTONOMIAS E DEPENDÊNCIAS:Ao se vestir:_________________________________________Para higiene pessoal:__________________________________Ao usar o banheiro:____________________________________Ao caminhar:_________________________________________
  14. 14. HÁBITOS FAMILIARES:Em que lugar da casa costuma ficar mais tempo:_______________Quais brinquedos costuma usar? ___________________________Quais brincadeiras prefere?________________________________Em casa, passa a maior parte do tempo só ou acompanhado? Porquem?___________________________________________________Quanto tempo assiste àtelevisão?_____________________________tem livros e revistas à disposição? Interessa-se poreles?___________Prefere ficar dentro ou fora de casa? Onde?CARACTERÍSTICAS PESSOAIS:Freqüentou outros lugares antes?Creches ( ) berçários ( ) escola maternal ( )Costuma conviver mais com:crianças ( ) adultos ( )quem são essas pessoas?_________________________________ATITUDES, HABILIDADES E COMPORTAMENTOS:Chora facilmente?___________________________Motivos principais:___________________________Costuma ser:obediente?____________________________Cordial?______________________________Atento?_______________________________Destemido?____________________________Independente?__________________________Nervoso?______________________________Brincalhão?____________________________Sorridente?____________________________Expansivo?____________________________Tímido?Ciumento?_____________________________Possessivo?____________________________Como se comporta ao:Subir e descer escadas?________________________________Usar os talheres?______________________________________Usar seus objetos pessoais?_____________________________Enfrentar uma situação nova?____________________________Iniciar novos relacionamentos?___________________________
  15. 15. Conversar com alguém?________________________________Escutar histórias, ouvir música, vertelevisão?___________________Enfrentar uma situaçãonova?________________________________Revelar seusdesejos?______________________________________Fazer-se compreender em desejos evontades?__________________OUTRAS INFORMAÇÕES:________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Pedagoga Ivaneide Bezerra da Silva Graduada pelo Instituto Sumaré de ensino superior Contato: ibsped@hotmail.com Ou ivaneidemural3@gmail.com

×