Successfully reported this slideshow.

Olimpíadas2012

3,463 views

Published on

Aprendendo sobre origem das olimpíadas.

Olimpíadas2012

  1. 1. História das olimpíadas
  2. 2. CRONOGRAMA
  3. 3.  http://www.youtube.com/watch?v=lgNrT7qx QNI&feature=related
  4. 4. Os jogos olímpicos tiveram sua origem na GréciaAntiga, aproximadamente 2.500 anos a.C., e o principal motivo desseevento era homenagear Zeus, que era o deus mais importante para osgregos. Assim, era uma festividade com uma mistura de religião eesporte, mas muito importante para aquela civilização. Acontecia nacidade de Olímpia e inicialmente foi chamado de FestivalOlímpico, desde o início aconteciam a cada quatro anos, com poucasmodalidades de esportes para competição: boxe, corrida, salto emcomprimento, remo, corrida de mensageiros e trombeteiros e luta livre.Em 392 d.C. tem início um longo período de interrupção dos jogosolímpicos, isso porque Teodósio I, imperador romano, converteu-se aocristianismo, proibindo a realização de qualquer festividade pagã,incluindo os Jogos Olímpicos. Passaram-se dezesseis séculos sem esteevento, até que, em 1894, com o objetivo de retomar o espírito esportivoda era grega e enaltecer os esportes, cria-se o COI - Comitê OlímpicoInternacional, liderado por Pierre de Fredy – o Barão de Coubertin, como apoio de representantes de 15 países, decidem por reiniciar asOlimpíadas, agora da era Moderna. A cidade escolhida para esterecomeço não podia ser outra senão Atenas que nessa primeira ediçãocontou com a participação de 285 atletas de 13 países.
  5. 5.  Por volta do século IV a.C., os romanos invadiram a Grécia e o imperador Teodósio II mandou destruir todos os templos gregos e proibiu todas as práticas e cultos pagãos na Grécia. Era o fim dos Jogos Olímpicos da antiguidade. Ruínas de Olímpia, onde aconteceram os primeiros Jogos Olimpícos.
  6. 6.  Desde sua origem as olimpíadas marcam a união entre os povos, pois na Grécia Antiga as guerras paravam no período de realização dos jogos e era considerado um pecado muito grave alguém penetrar armado na Elida, região onde ocorriam os jogos. Também, desde a retomada das olimpíadas da Era Moderna, há o predomínio da união entre as nações, servindo como exemplo de cooperação e união, que começa pelos atletas, mas repercute em cada país.
  7. 7.  Após vários séculos sem serem realizados, os Jogos Olímpicos renasceriam através das ideias do francês Pierry de Frédy, também conhecido como Barão de Coubertin. Contando com a ajuda de um milionário grego, que bancou diversas reformas e construções na cidade de Atenas, na Grécia, seriam realizados, no ano de 1896, os primeiros Jogos Olímpicos da Era Moderna. Naquele ano, estiveram reunidos na 1ª Olimpíada moderna, 14 países e 241 atletas, que participaram de 43 eventos esportivos, em nove modalidades diferentes. Os jogos foram tão bem recebidos pela população e autoridades gregas que a ideia inicial era de que Atenas fosse a sede permanente das Olimpíadas. Porém, o então recém-criado Comitê Olímpico Internacional (COI) acabou decidindo que os jogos deveriam circular por todo o mundo e dessa forma, em 1900, foi a vez de Paris sediar os Jogos Olímpicos, que seriam realizados a cada quatro anos em uma cidade diferente, apesar de alguns locais terem se repetido ao longo da história.
  8. 8.  Abaixo, você pode conferir as demais cidades que já receberam os Jogos Olímpicos. 1896 – I Olimpíada – Atenas, Grécia 1900 – II Olimpíada – Paris, França 1904 – III Olimpíada – Saint Louis, Estados Unidos 1906 – Edição Comemorativa – Atenas, Grécia 1908 – IV Olimpíada – Londres, Reúno Unido 1912 – V Olimpíada – Estocolmo, Su 1920 – VI Olimpíada – Antuérpia, Bélgica 1924 – VII Olimpíada – Paris, França 1928 – VIII Olimpíada – Amsterdã, Holanda 1932 – IX Olimpíada – Los Angeles, Estados Unidos 1936 – X Olimpíada – Berlim, Alemanha 1948 – XI Olimpíada – Londres, Reino Unido 1952 – XII Olimpíada – Helsinque, Finlândia 1956 – XIII Olimpíada – Melbourne, Austrália 1960 – XIV Olimpíada – Roma, Itália 1964 – XV Olimpíada – Tóquio, Japão 1968 – XVI Olimpíada – Cidade do México, México 1972 – XVII Olimpíada – Munique, Alemanha Ocidental 1976 – XVIII Olimpíada – Montreal, Canadá 1980 – XIX Olimpíada – Moscou, União Soviética 1984 – XX Olimpíada – Los Angeles, Estados Unidos 1988 – XXI Olimpíada – Seul, Coréia do Sul 1992 – XXII Olimpíada – Barcelona, Espanha 1996 – XXIII Olimpíada – Atlanta, Estados Unidos 2000 –XXIV Olimpíada – Sidney, Austrália 2004 – XXV Olimpíada – Atenas, Grécia 2008 – XXVI Olimpíada – Pequim, China 2012 _ XXVIIOlimpíada _ Londres,Inglaterra
  9. 9.  Vamos assistir este vídeo e conhecer um pouquinho de Londres e seus pontos turísticos. http://www.youtube.com/watch?v=XHzf14_8N8 E
  10. 10.  A cidade que sedia as olimpíadas de 2012 é Londres, na Inglaterra. Esta cidade já sediou jogos olímpicos por duas vezes, em 1908 e 1948. Para este ano a programação está fechada, incluindo datas, horários e instalações em que serão disputadas as mais de 600 competições esportivas. os jogos começaram com o futebol feminino em 25 de julho, dois dias antes da cerimônia de abertura. Já a abertura oficial foi às 19h30 (horário de Londres), no dia 27 de julho de 2012, no Estádio Olímpico, construído na capital britânica. O dia 4 de agosto é considerado o "supersábado" dos jogos por reunir o maior número de competições.
  11. 11.  As mascotes escolhidas para essa olimpíada são Wenlock, a mascote das Olimpíadas, tem origem na cidade de Much Wenlock, porque foi lá que o Barão de Coubertin assistiu a jogos esportivos e teve a ideia de criar as Olimpíadas da era moderna. Já Mandeville, mascote das Paraolimpíadas, é uma referência ao Stoke Mandeville Hospital, onde nasceu o movimento paraolímpico. Elas tem poucas características humanas, e a história contada por seu criador, Michael Morpurgo, é muito parecida com a história de Pinóquio, pois os dois personagens foram criados a partir de pedaços de metal que sobraram da construção do estádio olímpico e ganharam vida de forma mágica depois de serem esculpidos por um avô.
  12. 12.  As modalidades de esportes podem mudar em algumas situações, mas logo abaixo você confere quais são as principais: Atletismo Badminton Basquete Beisebol Boxe Canoagem Ciclismo Esgrima Futebol Ginástica Halterofilismo Handebol Hipismo Hóquei Judô Nado Sincronizado Natação Pólo Aquático Tênis Vela Vôlei
  13. 13.  Aros interligados: os cinco aros interligados na bandeira das olimpíadas, que têm as cores azul, amarelo, preto, verde e vermelho, representam os cinco continentes e a união entre eles. É interessante notar que o fundo da bandeira é branco, isto porque é a única cor que está presente na bandeira de cada um dos países filiados ao COI. Este símbolo existe desde 1913 e posteriormente, também passou a ser a marca do próprio Comitê Olímpico Internacional. Tocha: apareceu pela primeira vez em Berlim (1936), é inspirada no fogo sagrado e purificador dos gregos antigos. Percorre diversos países, sendo conduzida pelos melhores esportistas de seus respectivos países. É mesmo emocionante ver a tocha chegar à pira olímpica no dia da abertura! Lema olímpico: é simples e inspirado também nos gregos - Citius, Altius, Fortius, ou seja, o mais rápido, o mais alto, o mais forte - reflete a ideia de superação do atleta em busca da conquista da medalha olímpica. Mascote: são personagens que acabam caracterizando cada edição dos jogos olímpicos. A primeira foi criada em 1968 para os jogos da França. O objetivo das mascotes é criar um vínculo afetivo com o público e são criadas levando em consideração as características da cultura ou à fauna do local onde estão sendo realizados os Jogos. Hino: foi composto pelo compositor grego, Spirou Samara, com letra do músico, também grego, Cositis Palamas, em 1896. O COI adotou-o como “olímpico” em 1958. Desde então, o hino é executado quando a bandeira olímpica é hasteada em todas as cerimônias de abertura. Juramento: os atletas tem que fazer um juramento antes das competições iniciarem. A leitura do juramento cabe a um atleta do país anfitrião e tem seguinte conteúdo: "Em nome de todos os competidores, eu prometo participar nestes Jogos Olímpicos, respeitando e cumprindo com as normas que o regem, no verdadeiro espírito esportivo, pela glória do esporte e em honra às nossas equipes". Medalha: todos correm atrás delas, mas só os melhores conseguem! As medalhas olímpicas de premiação (ouro, prata ou bronze) tem medida padronizada, deve ter, no mínimo, 60 mm de diâmetro e 3 mm de espessura. A medalha de ouro, que corresponde ao 1º lugar deve conter, obrigatoriamente, 6 g de ouro puro, no mínimo. Além disso, todos os atletas e oficiais recebem também uma medalha de participação, oferecida pelo comitê organizador local.
  14. 14.  O Brasil marcou presença pela primeira vez nos jogos olímpicos em 1920, em Antuérpia, na Bélgica. As modalidades que representaram o Brasil na ocasião foram natação, remo e tiro. Os atletas viajaram de navio, mas sem nenhum luxo: tiveram que dormir no restaurante do navio, mas apenas depois que os clientes saíssem. Mesmo sem descanso e condições apropriadas, a equipe de tiro trouxe três medalhas de ouro prata e bronze nas diferentes categorias. Saiba mais sobre a participação do Brasil nas olimpíadas no site “Brasil nas Olimpíadas”
  15. 15.  Curiosidades: O esporte paraolímpico no Brasil só começou na década de 1950, graças ao paraplégico Róbson de Almeida Sampaio, que havia retornado dos Estados Unidos. Ele fundou um clube no Rio de Janeiro, enquanto outro paraplégico, Sérgio Delgrande, fazia o mesmo em São Paulo. Em 1959, as equipes dos dois clubes se enfrentaram em um jogo de basquete em cadeira de rodas. As associações de atletas deficientes começaram a aparecer, e o Brasil enviou uma delegação aos Jogos Paraolímpicos pela primeira vez em 1972, em Munique, Alemanha. (fonte: Guia dos Curiosos)
  16. 16.  http://www.brasilescola.com/educacaofisica/ origem-dos-jogos-olimpicos.htm http://www.suapesquisa.com/olimpiadas/ http://www.bibliotecavirtual.sp.gov.br/especi al/docs/200808-historiadasolimpiadas.pdf http://www.smartkids.com.br/especiais/2012- olimpiadas-londres.html

×