Cadeia alimentar

21,168 views

Published on

Resumo da aula sobre cadeia alimentar Professora Ivaneide B S desenvolvida com aturma da 4ª série.

Cadeia alimentar

  1. 1. CADEIA ALIMENTARProfessora Ivaneide B SilvaAulas elaboradas e desenvolvidas com conteúdos da4ª série
  2. 2. INTRODUÇÃO DO TEMA A todo momento os seres vivos estão se relacionando. Se tivermos a oportunidade de observar, mesmo que seja por pouco tempo, os seres vivos que estão em um jardim ou em uma praça, teremos mais clareza do que ocorre: um gafanhoto pousa em uma folha em busca de alimento, mas a qualquer momento pode chegar um pássaro que também verá no gafanhoto uma opção para seu almoço... Daqui a pouco aparece um gato, que, como você sabe, pode transformar o pássaro em sua refeição e assim se dá o ciclo da vida...
  3. 3. OBSERVE A IMAGEM
  4. 4. O que é então cadeia alimentar? A cadeia alimentar é uma sequência de seres vivos que dependem uns dos outros para se alimentar. É a maneira de expressar as relações de alimentação entre os organismos de um ecossistema, incluindo os produtores, os consumidores ( herbívoros e seus predadores, os carnívoros) e os decompositores.
  5. 5. Todos os seres vivos precisam sealimentar... Uma das principais  Somente as plantas conseguem fugir dessa regra, pois elas características dos seres conseguem produzir seu próprio vivos é a necessidade de alimento utilizando os nutrientes alimento e a fonte de do solo e a energia da luz do alimentação da grande sol. Este processo que a planta realiza chama-se fotossíntese. maioria dos seres vivos é outro ser vivo.  Estudamos o texto: Fotossíntese, dúvidas de um sabiá.  Fonte:Fernanda Reinert, Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  6. 6. FotossínteseO termo fotossíntese significa síntese queusa luz. A água é uma das matérias-primas da fotossíntese. A água entra pelas raízes e atinge todas as partes da planta, chegando às folhas, que são o principal local onde se realiza a fotossíntese. No ar que respiramos existe um gás muito importante, o dióxido de carbono. Esse gás entra nas plantas pelas folhas. A luz do Sol fornece a energia para a formação da matéria orgânica (açúcar).
  7. 7. Resumo explicativo do processo dafotossíntese Elementos necessários para a realização da fotossíntese: Água, dióxido de carbono e luz. No processo da fotossíntese, a planta absorve a luz do Sol, que fornece a energia necessária para a transformação da água e do dióxido de carbono em açúcar. Durante a realização da fotossíntese a planta elimina oxigênio para a atmosfera.OBS: oxigênio, gás fundamental para a respiração dos seres vivos.
  8. 8. __________________________ A fotossíntese inicia a maior parte das cadeias alimentares na Terra. Sem ela, os animais e muitos outros seres seriam incapazes de sobreviver porque a base da sua alimentação estará sempre nas substâncias orgânicas proporcionadas pelas plantas verdes. As plantas não comem, mas produzem o seu próprio alimento (açúcar) através do processo da fotossíntese. Os organismos clorofilados (plantas, algas e certas bactérias) captam a energia solar e a utilizam para a produção de elementos essenciais, portanto o sol é a fonte primária de energia. Os animais não fazem fotossíntese, mas obtém energia se alimentando de organismos produtores (fotossintetizantes) ou de consumidores primários. Na respiração ela consome oxigênio e libera gás carbônico do ambiente, A vida na terra depende no final das contas da energia derivada do sol. A fotossíntese é o único processo de importância biológica que pode colher esta energia.
  9. 9. Preferências alimentares... Da mesma forma que nós, seres humanos temos nosso prato predileto, os outros seres vivos também têm. Observação: Dialogamos sobre os seres : Produtores Consumidores Decompositores
  10. 10. Vamos assistir este vídeo http://www.youtube.com/watch?v=FDnZCxD
  11. 11. Produtores  Como já vimos, as plantas são as únicas que conseguem produzir seu próprio alimento, por isso são chamadas de produtoras.
  12. 12. Consumidores primários Existem animais que só gostam de se alimentar de plantas e este grupo recebe o nome de consumidores primários.
  13. 13. Consumidores secundários Existem aqueles animais que se alimentam dos consumidores primários, estes são os consumidores secundários
  14. 14. Consumidores terciários Outros animais de grande porte têm como prato predileto os consumidores secundários e este grupo é chamado de consumidor terciário
  15. 15. Decompositores  F Mas... todos esses seres vivos um dia morrem e acabam entrando em decomposição. Aí entra em ação um outro grupo de seres vivos, os decompositores, que fecham o ciclo de uma cadeia alimentar. Os decompositores são os fungos e as bactérias.
  16. 16. Em resumo podemos dizer que: Os Produtores são seres fotossintetizantes (autotróficos) como as plantas, as algas e algumas bactérias. Os Consumidores Primários alimentam-se dos produtores, portanto, são herbívoros (heterotróficos). Os Consumidores Secundários alimentam-se dos animais herbívoros, portanto, são carnívoros (heterotróficos). Os Consumidores Terciários, Quaternários etc alimentam-se dos animais carnívoros, portanto, são também carnívoros. Ainda há os organismos onívoros que possuem alimentação variada, tendo produtores e consumidores como fonte de alimento.
  17. 17. Referências “Cadeia alimentar”. Vídeo disponível em : < http://www.youtube.com/watch?v=FDnZCxDfsOQ&featu > Texto: Fotossíntese, dúvidas de um sabiá. Fonte:Fernanda Reinert, Departamento de Botânica, Universidade Federal do Rio de Janeiro. http://www.smartkids.com.br/especiais/cadeia-alimentar.h http://www.smartkids.com.br/especiais/fotossintese.html Teia alimentar e decomposição. Disponível em Centro de referência virtual do professor. http://crv.educacao.mg.gov.br/SISTEMA_CRV/index.aspx?

×