A formação da terra e o tempo geológico

57,006 views

Published on

..

Published in: Education
2 Comments
20 Likes
Statistics
Notes
  • Obrigada, Lucas Nunes :))
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
  • SÉRIO erro no slide 3 'O big Bang , a explosão que há 4,6 bilhões de anos', e no slide 1 vc diz que a terra possui 4,5 bilhões (está correto). 13,7 bilhões foi quando ocorreu o Big Bang, segundo cientistas.Abraços@@
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here
No Downloads
Views
Total views
57,006
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
893
Comments
2
Likes
20
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

A formação da terra e o tempo geológico

  1. 1. Colégio Pedro II, Campus Duquede CaxiasProfessora: AdoracionAlunos: Isabelly Viana, Jean LucasRosetti, Rebeca Vital, VictorRamos e Igor Pacheco1° ano, turma 1103Data: 11 de Outubro de 2012 A FORMAÇÃO DA TERRA E O TEMPO GEOLÓGICO
  2. 2. Introdução  A Terra foi formada há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, quando o Universo já beirava os 10,7 bilhões de anos e a Via Láctea, já existia há pelo menos 5,7 bilhões de anos. Ao longo desse tempo, ela sofreu uma série de transformações que deixaram marcas bem definidas nas rochas o que permite dividir a sua história numa Escala Geológica de Tempo, contadas através das Eras Geológicas. As eras geológicas podem ser subdivididas em períodos, e são caracterizadas pela formas em que os continentes e os oceanos se distribuíam e os seus viventes que neles se encontravam.
  3. 3. A Formação da Terra A formação da Terra, é um fato que não foi comprovado, mas a melhor hipótese, e que deixa a nossa curiosidade satisfeita, dada pelos cientistas, é a do big bang : O big bang, a explosão que há 4,6 bilhões de anos fez com que todo o universo se formasse, construindo milhões de galáxias, sistemas. Não foi comprovado, pois existem teorias e mais teorias que nos deixam confusos sem saber qual é o certo. Existe também a Teoria Criacionista, onde é explicada através de relatos que contém na Bíblia, onde relata sobre um Ser sobrenatural que tudo fez e tudo criou. A Terra possui cerca de 4,5 bilhões de anos. Esse amplo intervalo de tempo, chamado tempo geológico pelos geólogos, é difícil de ser compreendido se usarmos nossas unidades de tempo mais familiares, como dias, meses e anos, ou mesmo, séculos.
  4. 4.  As evidências da idade da Terra estão relacionadas com as rochas que formam a crosta terrestre, elas que, de certa forma, contam a história do nosso planeta e, consequentemente, da nossa existência. Porém, várias partes dessa história estão incompletas, ou foram apagadas, principalmente as dos tempos iniciais. Entretanto, existem provas o suficiente que comprovam que a Terra possui bilhões de anos. Inicialmente, há 250 milhões de anos, todos os continentes formavam um super-continente, a Pangeia. A separação dos continentes só veio a começar a acontecer há cerca de 150 milhões de anos atrás. A América do Sul, a África e a Índia eram ilhas há 50 milhões de anos. A geografia atual dos continentes é um fenômeno que data de há 40 milhões de anos.
  5. 5. Eras geológicas: A geologia divide o tempo de formação da Terra em Eras Geológica, eras que duram de milhares até milhões de anos.
  6. 6. Era Arqueozoica: Com início a aproximadamente 4 bilhões de anos atrás, é caracterizada pela formação da crosta terrestre, em que se surge os escudos cristalinos e rochas magmáticas (as mais antigas formações do relevo terrestre). No começo dessa Era, o planeta Terra era umas 3 vezes mais quente do que é hoje. Além de ser constantemente atingida por terremotos e existirem milhares de vulcões em sua superfície.
  7. 7. Era Primitiva ou Proterozóica ou Pré-Cambriana Teve início a aproximadamente 2,5 bilhões de anos atrás, e se concretizou cerca de 550 milhões de anos. Foi nela que ocorreu o deslocamento do magma do interior para a superfície da Terra, que deu origem os enormes depósitos de minerais metálicos, isso por causa da intensa atividade vulcânica durante este período. Foi neste período também que começou a se formar a camada de ozônio, que protege a Terra dos raios solares, e também possibilitou o surgimento de vidas mais complexas (os organismos multicelulares). Foi nessa era também que aconteceu a formação dos continentes, e ocorreu o acúmulo de oxigênio na litosfera.
  8. 8. Era Paleozoica Aconteceu de 550 a 250 milhões de anos atrás. Foi o período em que a Terra passou por grandes transformações, como o surgimento de Alpe, na Europa. Começa a surgir nos mares os primeiros animais vertebrados. E como, durante esse período, diz-se que os peixes começaram a sair das águas, foram formados os primeiros animais anfíbios. Neste período os continentes estavam todos juntos, fato que ficou conhecido como Pangéia. Nessa era geológica também se caracteriza pela formação de rochas sedimentares e metamórficas, formando grandes florestas, e milhares de espécies insetos, e também de répteis surgiram no final desta época, este último dando origem aos Dinossauros.
  9. 9. Era Mesozoica  Iniciou-se cerca de 250 milhões de anos atrás. Ficou marcada pelo intenso vulcanismo, e também pelo processo de sedimentação no fundo marinho(originando as jazidas petrolíferas).  Foi nesse período também que houve a separação da Pangéia, o surgimento (definitivo) dos Dinossauros, surgimento de animais mamíferos, as plantas começam a ter flores.
  10. 10. Era Cenozoica Foi nessa era em que ocorreu a extinsão dos dinossauros, e ela é dividida em dois períodos: Terciário: há aproximadamente 60 milhões de anos atrás. Caracterizado pelo intenso movimento da crosta terrestre, que originou os dobramentos modernos, como as cadeias montanhosas. Foi nesse tempo que surgiram várias espécies de aves, mamíferos, além dos primatas. Quaternário: Essa era teve início há 1 milhão de anos atrás, e é também a Era em que estamos vivendo. Caracterizada pelo surgimento de grandes glaciações, oceanos, a atual formação dos continentes, e também o surgimento do homem (por volta de 130 mil a 200 mil anos atrás).
  11. 11. Conclusão A Terra, desde o começo de tudo, com a formação das primeiras rochas magmáticas, a Terra vem estado em constante mudança, evoluindo, ou não. Há 2 milhões de anos atrás ainda não haveria a espécie humana, e seria então consolidada a forma dos continentes e oceanos que temos hoje, de modo lento e não pragmático, passando por diferentes Eras e divisões continentais, onde inicialmente tudo era apenas um imenso bloco de terra, que foi se dividindo, e tomando formas diferentes de relevo. Assim, podemos ver que o mundo ainda continua a ter seus continentes sendo separados, mesmo que lentamente, e suas formas de relevo modificadas, após mais anos e anos... Isso, se o mundo sobreviver a todos os “fins de mundo” previstos até lá.
  12. 12. Fontes de Pesquisas: http://www.essaseoutras.xpg.com.br/teoria-de-formacao-e- evolucao-da-terra-etapas-resumo-big-bang-foto/ http://portifoliogeogra.blogspot.com.br/2012/08/a-formacao- da-terra-da-origem-aos-dias.html http://www.brasilescola.com/geografia/eras-geologicas.htm http://www.infopedia.pt/$historia-geologica-da-terra http://www.planetasos.org/index.php?option=com_content&vie w=article&id=179:formacao-do-planeta- terra&catid=50:aquecimento-global&Itemid=73 http://www.mundoeducacao.com.br/geografia/a-formacao- terra-os-seres-vivos.htm http://www.drm.rj.gov.br/index.php/projetos-e- atividades/pedagogico/98-pedagogicotempo

×