Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Colonização da america

10,617 views

Published on

  • Be the first to comment

Colonização da america

  1. 1. Sistema Colonial
  2. 2. Sistema Colonial Objetivos:Garantir a posse da terra;Explorar as riquezas do Novo Mundo. Tipos de Colônia: Colônia de Exploração Colônia de Povoamento
  3. 3. O Pacto Colonial
  4. 4. Sistema Colonial Somente as metrópoles poderiam comercializar com suas próprias colônias. A produção colonial era complementar, ou seja, se especializava nos generos que faltavam à metrópole. Era proibido a cunhagem de moedas e a instalação de manufaturas nas colônias.
  5. 5. Colonização EspanholaI. Principais conquistadores Hernán Cortez Conquistou o Império Asteca (México) Francisco Pizarro Conquistou o Império Inca (Peru)
  6. 6. Colonização EspanholaII. Fatores que facilitaram as conquistas: Uso de armas de fogo; o uso de cavalos; a falsa ideia de que os conquistadores seriam deuses; aliança espanhola com tribos hostis aos Incas e aosAstecas; desarticulação cultural através da expansão docatolicismo entre os nativos.
  7. 7. Colonização Espanhola III. Organização social:Chapetones: espanhol de nascimento que se transferiupara a América Espanhola.Obs.: ocupavam os principais cargosCriollos: descendentes de espanhóis nascidos naAmérica.Obs.: tinham forte presença na economia local.Mestiços: filhos de espanhóis com nativos.Obs.: maior parte da população.Índios: principal mão-de-obra no início da colonização.Escravos: forte presença, intensificada no séc. XVII, porcausa da grande mortalidade indígena.
  8. 8. Colonização EspanholaIV. Administração Metropolitana:Conselho das Índias: órgão mais importante na AméricaEspanhola. Nomeava os vice-reis e fiscalizava suaadministração.Casa de Contratação: fiscalização do comércio ecobrança de tributos.
  9. 9. Colonização EspanholaV. Organização Política:Vice-reinos: formados por nobres (chapetones) indicados pelorei. Estabelecidos nas áreas centrais: Nova Espanha, NovaGranada, Peru e Prata.Capitanias gerais: localizadas nas regiões periféricas, porémestratégicas do ponto de vista econômico e militar.Comandadas também por chapetones. Eram:Chile, Venezuela, Guatemala e Cuba.Cabildos: órgãos de administração local controlados peloscriollos.
  10. 10. Colonização Espanhola
  11. 11. Colonização Espanhola VI. Exploração Econômica: México: extração do ouro MINERAÇÃO Peru: extração da prata Venezuela: cacau ATIVIDADES Antilhas Espanholas: açúcar AGROPASTORIS Argentina: couro• Nas haciendas, a cana e vários gêneros de origem americana passaram a serproduzidos em escala comercial e exportados à Espanha.
  12. 12. Colonização EspanholaVII. Organização Política:Encomienda: trabalho indígena em troca de proteção ecatequizaçãoMita ou Repartimiento: trabalho indígena em troca de infímacompensação financeira. (trabalho temporário)Escravidão negra: utilizado principalmente na América Centralonde se produzia açúcar através do sistema de plantantion.
  13. 13. Colonização Inglesa
  14. 14. Colonização Inglesa  As primeiras expedições inglesas à América do Norte ocorreram de 1584 a 1587.  Início da colonização em 1607: primeiro assentamento britânico (Virgínia).  Colonização tardia.  Descuido da coroa espanhola com os territórios do norte do continente.
  15. 15. Puritanos na América, o Mayflower• Primeiros colonizadores britânicos:- fugiam de perseguições religiosas e da marginalização urbana decorrente do êxodo rural na Inglaterra;- as famílias protestantes chegaram à América no navio Mayflower (1620);- buscavam liberdade de culto e prosperidade no novo território;- a ética calvinista conjugava zelo moral, valorização do trabalho, poupança e busca do lucro;- fundação do núcleo de Plymouth, Massachusetts.
  16. 16. Puritanos na América, o Mayflower
  17. 17. As treze colôniasFormação das treze colônias na costa Atlântica.• As colônias do norte:- pequenas propriedades, lavoura de subsistência (milho, cevada e centeio) ;- predomínio de mão de obra assalariada e de servos temporários;- disponibilidade de matérias primas, desenvolvimento de manufaturas;• As colônias do centro:- predomínio da manufatura metalúrgica e têxtil;- lavoura de subsistência (trigo, aveia, cevada e centeio) - “colônias de pão”;
  18. 18. As treze colônias
  19. 19. As treze colônias• As colônias do sul:- adoção do sistema de plantation;- grandes propriedades de terras, uso de mão de obra escrava;- produção voltada para a exportação.• Desenvolvimento de intenso comércio (colônias do norte e do centro);• Comércio triangular: forma de comércio muito lucrativa que incluía três lugares: a América do Norte, as Antilhas e a África.
  20. 20. COMÉRCIO TRIANGULAR
  21. 21. Ingleses, franceses e holandeses no Novo Mundo
  22. 22. Colonização Espanhola Franceses de norte a sul• Início do séc. XVI: começa a expansão marítima francesa.• Tentativas de ocupação territorial de áreas da América espanhola e portuguesa (todas fracassadas).• Êxito na América do Norte, Antilhas e Guianas – estabelecimento de colônias francesas.
  23. 23. A França Antártica• Extração de pau-brasil e participação ativa de seu comércio;• Fundação da França Antártica (1555) - liderados por Villegaignon; - Fixação no litoral do atual estado do Rio de Janeiro; - aliança com os Tupinambá; - expulsos pelos portugueses em 1560.
  24. 24. A França Equinocial• Fundada em 1612, no litoral maranhense.• Financiada pela Coroa francesa e apoiada por nobres e burgueses.• Os franceses são derrotados pelos luso-espanhóis em 1615.• A ocupação efetiva da América Central e do Sul pelos franceses ocorre no séc. XVII (ilhas do Caribe e Guianas, respectivamente).• Estabelecimento de uma economia de plantation, (escravidão e monocultura exportadora).
  25. 25. A presença no norte: Quebec e Louisiana• Expedições francesas na América do Norte.• Estabelecimento de núcleos de povoamento em Quebec (1608), atual Canadá.• Fundação da colônia de Louisiana por volta de 1680.- empreendimento à carga de companhias de comércio.- atividades extrativas (caça, pesca, extração de madeira).• Derrota para os ingleses na Guerra dos Sete Anos (1756- 1763)- perda de territórios coloniais.

×