Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Estudo sobre o templo do senhor

7,851 views

Published on

  • Be the first to comment

Estudo sobre o templo do senhor

  1. 1. Ministério : A Palavra do Senhor - Irmão Jáder de Souza: http://a-palavradosenhor.blogspot.com.br/
  2. 2. • Segundo a definição para Templo: Edifício público destinado ao culto religioso. Esta é uma definição genérica, mas quando se trata do templo do Deus Yahweh, ele é o tabernáculo, a morada de Deus com os homens, por isso que o povo Judeu até hoje tem muita reverência pois há todo um simbolismo que envolve o Templo. Quando Jesus falou aos discípulos que não ficaria pedra sobre pedra isso causou uma grande reação, pois essas palavras falam auto ao coração de um Judeu,(Mt. 24:1-3) diferentemente de nós, pois não entendemos o quanto o templo representa para aquele povo até os dias de hoje, o seu significado e simbolismo.
  3. 3. • Tenda ou Tabernáculo• Templo de Salomão• Templo de Zorobabel• Templo de Herodes• Templo Atual• Templo de Apocalipse 11• Templo (Milenar) de Ezequiel
  4. 4. Foi o templo peregrino dos israelitas. Acompanhou-osdurante seus 40 anos de jornada pelo deserto do Sinai.Nessa tenda, a glória do Senhor manifestava-seconstantemente a Moisés (Êx. 25:8-9). Esse lugar deadoração seria substituído, mais tarde,pelo Templo, construído por voltado ano 966 a.C, peloRei Salomão.TabernáculoPodesignificar,também, habitação.
  5. 5. Cerca de 1444 a.C. – Projeto detalhado recebido por Moisés. Construído por artesãosDivinamente designados. Profanado por Nadabee Abiú. (Êx. 25 – 30; Êx. 35:30 – 40:38; Lev. 10:1 – 7)
  6. 6. Davi consegue aumentarsuas fronteiras e derrotaros inimigos de seu povo.Em seus 40 anos dereinado, dedica-secompletamente à guerra.No final de sua vida, tentaconstruir um templo aoDeus de Israel, mas é http://www.bispomacedo.com.br/2010/10/07/o-templo-de-salomaodesestimulado pelo profeta Em 605 a.C, tropas babilônicasNatã. Essa incumbência invadem Judá. Tem início o Cativeiroseria entregue ao seu Babilônico que, segundo Jeremias,sucessor o Rei Salomão duraria 70 anos. O Templo é(2sM 7:1-29). destruído pelos exércitos de Nabucodonozor em 586 a.C.
  7. 7. O castigo de Jerusalém foiindescritível. Os exércitos deNabucodonozor caíram comogafanhotos sobre a cidade do GrandeRei. Destruíram seus palácios,derribaram seus muros e deitarampor terra o Santo Templo. O lugarmais santo e mais reverenciadopelos hebreus não mais existia. Omais suntuoso monumento doMédio Oriente não passava, agora,de um monturo. Os judeus,doravante, andariam errante, por 70anos em uma terra estrangeira e http://www.bispomacedo.com.br/2010/10/21/destruicao-do-primeiro-temploidolatra. O exílio, contudo, seriaassaz benéfico à progênie de Abraão, O Templo foi incendiado por Nebuzaradã,que não mais curvar-se-ia ante os general de Nabucodonosor, 586 a.C.falsos deuses. (Jr 32:28-44). (II Reis 25:8,9)
  8. 8. 516-169 a.C.Com a ascensão do ImpérioPersa, descortinam-se lhesnovos e promissores http://www.daemon.com.brhorizontes. O Senhor usa o reiCiro para autorizar lhes oregresso a Sião. No primeiroano de reinado desse ilustresoberano, os filhos de Judá sãoliberados a retornar à terra de Os muros e o Templo de Jerusalém foramseus antepassados. A frente reconstruídos em tempo recorde. O diligentedos repatriados, ia o Zorobabel, o destemido Neemias, o erudita Esdras e o sumo sacerdote Josué, contaram com o respaldo dagovernador Zorobabel que, nos monarquia persa, no santo cumprimento de seusanos subsequentes, seria o deveres. Ciro mostrou-se tão liberal que, inclusive,principal baluarte da devolveu aos líderes judaicos parte dos tesouros do Templo levados a Babilônia por Nabucodonosor. Atrásreconstrução do nosso Estado da generosidade persa, contudo, estava a potenteJudaico. mão de Deus! (Ed 1:7,8; Ed. 3:1-8; Ed. 6:1-22)
  9. 9. Após setenta anos de exílioe de vergonha, Jerusalém éreconstruída por Esdras e http://www.daemon.com.brNeemias. Nesse mesmotempo, o Templo ressurge.No entanto, é apenas umasombra do imponentesantuário construído porSalomão. Encarnando o próprio Diabo, esse contumaz eNo segundo século antes de demente soberano entrou em Jerusalém e profanou onossa era, Antíoco Epífanes santo Templo. No lugar santíssimo, sacrificou uma porca. Os judeus, entretanto, não se conformam. Sobapodera-se dela, profana o a liderança dos Macabeus, rebelaram-se eTemplo e massacra milhares humilharam o agressor. A revolta macabéia é uma dasde judeus. mais belas páginas da nação judaica.
  10. 10. Substituiu o de Zorobabel.Começaram-se as obras cercade 19 a.C, e só terminaram em63-64 d.C. (cf João 2:20). A áreaaumentou o dobro dasdimensões anteriores. Opróprio Templo reproduziu oplano antigo com excerção daaltura, que foi de 40 côvadosem vez de 30. O LugarSantíssimo era separado doLugar Santo por um véu (Mat.27:51; Heb. 6:19; Heb. 10:20), eestava vazio. O templo deHerodes foi o maior e maissuntuoso dos três. http://mapasbiblicos.blogspot.com.br/2012/07/templo-de-herodes.html
  11. 11. Pouco antes da sua crucificação,Jesus disse a seus discípulos quenão ficaria pedra sobre pedra domajestoso templo herodiano. Em70 d.C., por ocasião da páscoaquando se deu a grande destruiçãode Jerusalém, um soldado romanonão entendendo muito bem asordens de Tito incendiou o Templo.E as palavras da profecia doSenhor Jesus forram cumpridasliteralmente. Do suntuoso templode Herodes, restaram apenas o CENAS DO DOCUMENTÁRIO DEPOIS DO ARMAGEDOM – AURORA PRODUÇÕESMuro das Lamentações. ondeainda pedem ao Deus de Abraão arestauração do seu Santo Monte.
  12. 12. Época Atual Até a Volta de Cristohttp://apostolica12a.blogspot.com.br/2012/06/marcha-para-jesus-manaus-2012.html 1 Co 6:19-20; 2 Co 6:16-18
  13. 13. O FINAL DOS TEMPOS GLORIOSO RETORNO – Tim Lahaye; Thomas Ice. Abba Press
  14. 14. http://www.bispomacedo.com.br/files/2010/07/Untitled-1.jpg IMAGEM MERAMENTE ILUSTRATIVAA ser construído durante a grande tribulação pelo anticristo. A ser profanado e destruído. (Dn 9:2; Mt 25:15; 2Ts 2:4; Ap. 11:1,2; Ap. 17:18).
  15. 15. httppbjsilva.blogspot.com.br201301escatologia-biblica-o-plano-divino_1026.html
  16. 16. O Templo do Milênio, discutido emdetalhes em Ezequiel 40:5 – 43:27,está destinado a ser, talvez, a maisbela e magnificente construção dahistória da humanidade. Esse será oúltimo Templo de Israel seráexaltado e Cristo governará omundo teocraticamente a partir deJerusalém, faz sentido que aadoração ao Messias gire em tornodo Templo. Realmente será umtempo maravilhoso – um tempo emque a glória do Senhor retornará aoTemplo (Ez. 43:1-5), Deus habitaráno meio de Seu povo (Ez. 37:26-28) O FINAL DOS TEMPOS GLORIOSO RETORNO – Tim Lahaye; Thomas Ice. Abba Presse Israel cumprirá seu chamadocomo nação.
  17. 17. O FINAL DOS TEMPOS GLORIOSO RETORNO – Tim Lahaye; Thomas Ice. Abba Press
  18. 18. É muito oportuno o estudo que acabamos de ver, ele irános dar uma perspectiva da realidade histórica da qualenvolve toda a vida do povo de Deus, desde o chamado deAbraão até a vinda do Messias, entender o que se estálendo separando cada templo no seu devido tempo epropósito é muito edificante. Como Cristão, somosfortalecidos em nossas esperanças sabendo que muitasdas profecias já tem se cumprido e de que o Senhor nãodeve demorar a vir buscar o seu povo. Que Deus abençõea todos. Amém.
  19. 19. • O FINAL DOS TEMPOS GLORIOSO RETORNO – Tim Lahaye; Thomas Ice. Abba Press• GEOGRAFIA BIBLICA - Claudionor de Andrade – CPAD.• CONCISO DICIONÁRIO BÍBLICO – Central Gospel• PEQUENA ENCICLOPÉDIA BÍBLICA – Horlando Boyer• Bíblias de Estudo: Da Mulher; Genebra; Almeida Revista e Corrigida; Hábil.

×