Lençóis Maranhenses -- wonderful landscapes!!

768 views

Published on

Recebi de amigos este lindo pps da Bete Maciel, compartilho.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
768
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
29
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Lençóis Maranhenses -- wonderful landscapes!!

  1. 1. Flávio Nascimento
  2. 2. O Pólo Parque dos Lençóis, situado no litoral oriental do Maranhão, envolve os municípios de Humberto de Campos, Primeira Cruz, Santo Amaro e Barreirinhas. Seu maior atrativo é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, belo e intrigante fenômeno da natureza.
  3. 3. Raro e incomparável fenômeno da natureza, os Lençóis se estendem por 70 km ao longo da orla oceânica e avançam 50 km pelo continente, em direção ao interior, formando um grande areal, com uma superfície de aproximadamente 1550 km²,repleto de uma infinidade de poços, lagos e lagoas, de água doce e cristalina, cujos tons variam do azul ao verde, entre alvíssimas dunas, que podem atingir os 40 metros de altura, num espetáculo impressionante.
  4. 4. O Parque Nacional dos Lençóis é um Paraíso ecológico com 155 mil hectares dedunas, rios, lagoas e manguezais. Raro fenômeno geológico, foi formado ao longo de milhares de anos através da ação da natureza. Suas paisagens são deslumbrantes: imensidões de areias que fazem o lugar assemelhar-se a umdeserto. Mas com características bem diferenciadas. Na verdade chove na região, que é banhada por rios.
  5. 5. E são as chuvas que garantem aos Lençóis algumas das suas paisagens maisbelas. As águas pluviais formam lagoas que se espalham em praticamente toda aárea do parque formando uma paisagem inigualável. Algumas delas, como a Lagoa Azul e Lagoa Bonita já são famosas pela beleza e condições de banho.
  6. 6. A melhor época para conhecer os deslumbrantes Lençóis Maranhenses, é justamente no período das chuvas, entre dezembro e julho, quando as inúmeraspiscinas, formadas ao longo de milhares de anos por um raro fenômeno geológico epela precipitação de águas pluviais, estão mais cheias e refrescantes. Em algumas lagoas, é possível até encontrar peixes e aves migratórias.
  7. 7. Esse incrível mar de areias brancas e enormes dunas, a perder de vista, é uma espécie de Saara onde, no entanto, chove trezentas vezes mais que naquele inóspito deserto africano.
  8. 8. Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses 155 mil hectares de pura natureza emuitas surpresas para o viajante, num roteiro que inclui visuais sedutores e por de sol inesquecível, flora e fauna abundantes. Grandes vastidões de dunas, lagoas, banhos de mar esperam pelo turista neste verdadeiro santuário da natureza.
  9. 9. Carlos Thadeu Pacheco
  10. 10. pakamao
  11. 11. Música: Fade Away Riddim Imagens gentilmente cedidas por Valdir Santos   www.flickr.com Pesquisa de Textos: www.tempodeaventura.com.br/destinos-ecologicos-lencois-maranhenses.ph www.turismo.ma.gov.br/pt/polos/lencois/index.html www.brasilazul.com.br/lencoismaranhenses.asp Formatação:Bete Maciel - Maio/2009Fortaleza - Ceará - Brasilmbetemaciel@gmail.com

×