Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Utopia e barbárie slide

157 views

Published on

Utopia e barbárie, palavras que caminham juntas por muitos anos, mesmo com significados opostos é nítido que ao longo da história pessoas sonhando com utopias acabaram vivendo momentos de barbárie e até mesmo praticando atitudes bárbaras.

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Utopia e barbárie slide

  1. 1. UTOPIA E BARBÁRIE ‘Utopia e Barbárie’, Silver Tendler GLERISTOM BATEMARQUE HEBER DA MATA MENDES IOLANDA GONÇALVES THIAGO DINIZ Trabalho apresentado como exigência da disciplina Português, Nova Faculdade de Contagem(MG).
  2. 2. UTOPIA Lugar ou estado ideal, de completa felicidade e harmonia entre os indivíduos. Qualquer descrição imaginativa de uma sociedade ideal, fundamentada em leis justas e em instituições político- econômicas verdadeiramente comprometidas com o bem estar da coletividade.
  3. 3. BARBÁRIE Selvageria; qualidade ou condição do que é bárbaro, cruel ou desumano. Incivilidade; em que há grosseria, rudeza ou falta de civilidade.
  4. 4. A civilização extrema gera a barbárie extrema. Pierre Drieu la Rochelle
  5. 5. Utopia e barbárie, palavras que caminham juntas por muitos anos, mesmo com significados opostos é nítido que ao longo da história pessoas sonhando com utopias acabaram vivendo momentos de barbárie e até mesmo praticando atitudes bárbaras.
  6. 6. Adolf Hitler Na ideia de uma utopia, Hitler, foi responsável por uma das maiores histórias de barbárie. A superioridade do povo alemão defendida e chamada por Hitler de Raça Ariana, tinha como obrigação conquistar o seu espaço, pois devido a superioridade seriam dominadores das raças ditas por ele como inferiores, como por exemplo judeus e negros.
  7. 7. Com a inferioridade dessas raças, foi declarado a perseguição e extermínio de judeus, pois a convivência com os Arianos poderia corromper a pureza da raça alemã. Em busca de um lugar ideal, Hitler causou a morte de milhares de judeus. O que era para ser uma utopia, tornou-se uma barbárie.
  8. 8. Auschwitz O regime nazista criou um complexo de campo de concentração onde haviam três campos principais, onde as pessoas classificadas como raças inferiores eram distribuídas para o trabalho forçado e também para campos de exterminação.
  9. 9. Em 1956 Juscelino Kubistcheck assume a presidência do Brasil, onde deu inicio ao sonho de uma capital do país. Kubistcheck juntamente com um grupo de tendência socialista tentou desenvolver uma cidade utópica, onde pretendia eliminar as classes sociais o que a tornou conhecida como a cidade da esperança. Tal idealização foi vivida apenas durante a construção da cidade, onde os operários compartilhavam das mesmas condições de vida.
  10. 10. No dia 31 de março de 1964 no Brasil, os militares brasileiros com o apoio de civis e também dos Estados Unidos da América, uma intervenção militar encerra o atual governo intitulado democraticamente de João Goulard, também conhecido como Jango. A tentativa de uma utopia, de um país igualitário era considerada o principal motivo da Revolução Militar pois acreditava-se que o governo de Jango transformaria o país em uma sociedade comunista, caminhando para o fim da democracia e da liberdade.
  11. 11. Como resultado da Revolução de 1964 houve também momentos de barbárie, onde pessoas que eram contra o governo militar foram perseguidas. A luta armada foi uma das soluções encontradas pela oposição para findar o governo militar, as forças armadas passaram a perseguir guerrilheiros e os opositores eram presos, exilados ou até mortos pelos militares. A população pede o fim da ditadura.
  12. 12. "Utopia" e "barbárie" são dois movimentos complementares, sucedendo-se um ao outro pela história, pelos movimentos, lutas, e guerras, levando-nos a compreender o presente com os fatos e ocorridos do passado, que através da geração passada com erros e acertos optou por mudanças, por um mundo diferente, lutou pelas ideias e pela luta armada. Por isso é preciso entender sempre a mudança, porque mudar a direção dos acontecimentos através de um movimento radical como uma revolução, fruto da utopia, é muitas vezes a porta de entrada para a violência e a barbárie.
  13. 13. A intolerância sempre será o motivo dos sonhos de algumas pessoas serem transformados em pesadelos de outras. Somente com a tolerância seremos capazes da viver uma utopia, a busca por uma sociedade perfeita deve ser buscada em favor de todos, não apenas de uma pequena parte.
  14. 14. Referências "Utopia e Barbárie - retrato de uma geração“ - www.plurale.com.br/site/noticias-detalhes.php?cod=8209&codSecao=4 "Revolução democrática de 1964“ - http://www.aopmbm.org.br/aopmbm-em-acao/vale-a-pena-ler-de-novo/284-discurso-de-comandante "O golpe militar de 64 e a instauração do regime militar“ - cpdoc.fgv.br/producao/dossies/FatosImagens/Golpe1964 "Intolerância“ - https://www.youtube.com/watch?v=-yfECA00dpE https://www.dicio.com.br/utopia/ https://www.dicio.com.br/barbarie/ http://kdfrases.com/frase/149637 http://brasilescola.uol.com.br/historiab/juscelino-kubitschek.htm http://www.infoescola.com/biografias/adolf-hitler/ http://www.historiabrasileira.com/brasil-republica/o-golpe-militar-de-1964/ "Utopia e Barbárie", de Sílvio Tendler - https://www.youtube.com/watch?v=cn9li_NePro

×