SlideShare uma empresa Scribd logo
1 de 19
Escola E.B 2,3 de Paços de Ferreira Ciências Físico-químicas  Electricidade Da descoberta à Massificação Trabalho realizado por: Inês M. , nº 7 9ºA
[object Object],		Sete séculos antes do nascimento de Cristo, o físico e filósofo grego Tales de Mileto observou um fenómeno curioso. Ao esfregar um pedaço de âmbar (um tipo de resina vegetal) num pedaço de lã, ele notou que o âmbar passava a atrair objectos leves. Dois mil anos depois, esse fenómeno foi chamado de electricidade, da palavra grega elektron (que quer dizer "âmbar").
[object Object],		Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o marco inicial da filosofia Ocidental. De descendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colónia grega, na Ásia Menor, actual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamente em 556 ou 558 a.C.. 		Este ficou conhecido, como já mencionei anteriormente, por ter esfregado um pedaço de âmbar num pedaço de lã e notando que o âmbar passava a atrair objectos leves
[object Object],	Em 1600, William Gilbert publicou “De magnete” (24 de Maio de 1544-10 de Dezembro de 1603 em Londres). Gilbert foi um Físico e médico inglês de Elisabeth I e James I e pesquisador no campo do magnetismo e electricidade. Foi o primeiro a estudar sistematicamente a electricidade e o magnetismo, verificou que outros materiais, além do âmbar, adquiriram, quando atritados, a propriedade de atrair outros corpos, e chamou á força observada de eléctrica.
[object Object],Luigi AloisioGalvani (Bolonha, 9 de Setembro de 1737- 4 de Dezembro de 1798 em Bolonha) foi médico, investigador e professor de Anatomia na Universidade de Bolonha realizou estudos em animais, numa rã constatou a presença do chamado “fluído de energia”, no caso revelou-se neste momento a descrita bioelectricidade.
[object Object],		Charles François de CisternayduFay (Paris, 14 de Setembro 1698- 1739) foi um francês químico que em 1733 publicou sobre a existência de dois tipos de electricidade, o que mais tarde seria identificado com “positivo” e “negativo”. Também identifica a diferença entre isolantes e condutores.
[object Object],Benjamin Franklin ( Boston, 17 de Fevereiro de 1706- Filadélfia, 17 de Abril d4 1790) foi um jornalista, editor, cientista e inventor que propõe a experiência de fazer voar uma pipa através de uma tempestade, provocando uma descarga atmosférica. Em 1752, a partir das suas observações sobre descargas atmosféricas, Benjamin Franklin inventa o pára-raios.
[object Object],		Alessandro GiuseppeAntonioAnastasio Volta ( 18 de Fevereiro de 1745- 5 de Março de 1827) foi um físico italiano que desenvolveu a pilha voltaica (1800), precursor das baterias modernas. A pilha de Volta era capaz de produzir corrente contínua. Mais tarde, veio a receber o título de Conde.
[object Object],Hans Christian Öersted (Rudkloebing, 14 de Agosto de 1777- Copenhaga, 9 de Março de 1851) foi um físico dinamarquês que, em 1820, observou que uma corrente eléctrica causa uma perturbação numa bússola próxima, ilustrando a interacção entre electricidade e magnetismo.  		(Mais tarde, André-MarieAmpère consegue desenvolver e explicar este fenómeno.)
[object Object],George Simon Ohm (Erlangen, 16 de Março 1789- Munique, 6 de Julho de 1854) foi um físico e matemático alemão que publicou “Diegalvanischekettemathematischbearbeitet” ( o circuito galvânico, investigado matematicamente), trabalho no qual desenvolve a teoria dos circuitos, incluindo a Lei de Ohm, que consiste na diferença de potencial nos terminais de qualquer condutor metálico, filiforme e homogéneo, a temperatura constante, é directamente proporcional à intensidade da corrente que o percorre.
[object Object],		Michael Faraday (Newington, Surrey, 22 de Setembro de 1791- Hampton Court, 25 de Agosto de 1867) foi um físico e químico britânico, sendo considerado um dos cientistas mais influentes de todos os tempo. Faraday determina experimentalmente o fenómeno da indução magnética entre duas bobinas, formulando o princípio do transformador. A indução entre as bobinas é observada com o uso de um iman permanente, obtendo-se desta forma o princípio dos motores e geradores eléctricos.
[object Object],		James ClerkMaxwell (13 de Junho de 1831, Edimburgo, Escócia- 5 de Novembro de 1879, Cambridge, Inglaterra) foi um físico e matemático britânico apresentou em “A treatiseonelectricityandmagnetism” as equações do electromagnetismo, consolidando as experiências de Faraday. As suas equações prevêem a existência das ondas electromagnéticas, e anunciou que a própria luz é uma forma de electromagnetismo.
[object Object],		James Prescott Joule (24 de Dezembro de 1818, Salford, perto de Manchester- 11 de Outubro de 1889, Sale, perto de Londres) foi um físico britânico que trabalhou com Lord Kelvin, para desenvolver a escala absoluta de temperatura. Também encontrou relações entre o fluxo de corrente através de uma resistência eléctrica e o calor dissipado, agora chamada Lei de Joules. A nomenclatura joule, para unidades de trabalho SI só veio após a sua morte, em homenagem.
[object Object],		Georges Leclanché (1839- 14 de Setembro de 1882) foi um engenheiro eléctrico francês que é principalmente lembrado pela sua invenção da Leclanché célula, um dos primeiro modernos eletrodomésticos pilhas e o percursor do moderno seca celular a bateria.
[object Object],	Thomas Alva Edison (Milan, 11 de Fevereiro de 1847- West Orange, 18 de Outubro de 1931) foi um inventor e empresário dos Estados Unidos que inventou a primeira lâmpada eléctrica comercialmente viável. A electricidade começou a ser usada no Brasil, na Europa e nos Estados Unidos, logo após o invento do Dínamo e da lâmpada eléctrica. No mesmo ano, D. Pedro II inaugurou a iluminação da estrada de ferro. 		Em 1880, Thomas Edison patenteou o sistema de distribuição eléctrica. E em 1882, também, implementou o primeiro sistema de distribuição eléctrica, em corrente contínua, 110V, em Manhattan.
[object Object],Heinrich Rudolf Hertz (Hamburgo, 22 de Fevereiro de 1857- Bonn, 1 de Janeiro de 1894) foi um físico alemão que comprovou a existência de ondas electromagnéticas criando aparelhos emissores e detectores de ondas de rádio, confirmando as teorias de Maxwell.
[object Object],Steinmetz, alemão-americano inventor e engenheiro eléctrico, foi um pioneiro no campo da engenharia eléctrica, que inventou um êxito comercial , o motor de  corrente alternada. Ele próprio considerou os seus 3 melhores trabalhos: (1) o seu trabalho no domínio do electromagnetismo, (2) o desenvolvimento de uma prática, método simplificado de cálculo e gestão de valores para a corrente alternada, utilizando números complexos, e (3) a sua investigação sobre relâmpagos..Steinmetz também inventou o circuito eléctrico trifásico. O seu trabalho tornou possível a expansão da indústria de energia eléctrica nos Estados Unidos..Entre as suas muitas invenções é o eléctrodo metálico arco lâmpada..Charles P. Steinmetz era considerado o principal engenheiro elétrico nos Estados Unidos.
[object Object],		Nicholas Tesla (Smiljan, Império Austríaco, hoje Croácia, 9 de julho de 1856 — Nova Iorque, 7 de Janeiro de 1943) foi um engenheiro electricista, físico e inventor de etnia sérvia radicado no Estados Unidos da América e publicou a base dos sistemas de corrente alternada.
[object Object],SirJoseph John Thomson, também conhecido por J.J. Thomson (Manchester, 18 de Dezembro de 1856- Cambridge, 30 de Agosto de 1940) foi um físico britânico que descobriu o electrão, por essa descoberta J.J. Thomson ganhou o prémio Nobel de Física em 1906.

Mais conteúdo relacionado

Mais procurados

Cargas e processos de eletrização
Cargas e processos de eletrizaçãoCargas e processos de eletrização
Cargas e processos de eletrização
viriginia
 
Teoria de ruthenford
Teoria de ruthenfordTeoria de ruthenford
Teoria de ruthenford
IgorVP
 
Estrutura atômica
Estrutura atômicaEstrutura atômica
Estrutura atômica
quimicabare
 
Aula 03 eletricidade e automação
Aula 03   eletricidade e automaçãoAula 03   eletricidade e automação
Aula 03 eletricidade e automação
Renaldo Adriano
 
fforca.pdf
fforca.pdffforca.pdf
fforca.pdf
Emerson Assis
 
Curso eletricista básico iniciante abril 2011
Curso eletricista básico iniciante   abril 2011Curso eletricista básico iniciante   abril 2011
Curso eletricista básico iniciante abril 2011
Marcio Roberto Patelli
 

Mais procurados (20)

Eletricidade
EletricidadeEletricidade
Eletricidade
 
Historia do eletromagnetismo
Historia do eletromagnetismoHistoria do eletromagnetismo
Historia do eletromagnetismo
 
A HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO E O FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADE
A HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO E O FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADEA HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO E O FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADE
A HISTÓRIA DO ELETROMAGNETISMO E O FENÔMENO DA SUPERCONDUTIVIDADE
 
Obrigada Sr. Maxwell
Obrigada Sr. MaxwellObrigada Sr. Maxwell
Obrigada Sr. Maxwell
 
Aula 1 - Eletricidade e Eletrônica - Apresentação e introdução
Aula 1  -  Eletricidade e Eletrônica - Apresentação e introduçãoAula 1  -  Eletricidade e Eletrônica - Apresentação e introdução
Aula 1 - Eletricidade e Eletrônica - Apresentação e introdução
 
Cargas e processos de eletrização
Cargas e processos de eletrizaçãoCargas e processos de eletrização
Cargas e processos de eletrização
 
Apostila de física do renato
Apostila de física do renato Apostila de física do renato
Apostila de física do renato
 
Átomo
ÁtomoÁtomo
Átomo
 
Teoria de ruthenford
Teoria de ruthenfordTeoria de ruthenford
Teoria de ruthenford
 
Resumo a guerra da eletricidade
Resumo a guerra da eletricidade    Resumo a guerra da eletricidade
Resumo a guerra da eletricidade
 
MODELOS ATÔMICOS
MODELOS ATÔMICOS MODELOS ATÔMICOS
MODELOS ATÔMICOS
 
Eletrização atrito, contato e indução
Eletrização atrito, contato e induçãoEletrização atrito, contato e indução
Eletrização atrito, contato e indução
 
Conceitos básicos de eletricidade
Conceitos básicos de eletricidadeConceitos básicos de eletricidade
Conceitos básicos de eletricidade
 
Estrutura atômica
Estrutura atômicaEstrutura atômica
Estrutura atômica
 
Aula 03 eletricidade e automação
Aula 03   eletricidade e automaçãoAula 03   eletricidade e automação
Aula 03 eletricidade e automação
 
Fisica
FisicaFisica
Fisica
 
fforca.pdf
fforca.pdffforca.pdf
fforca.pdf
 
Eletroquímica
EletroquímicaEletroquímica
Eletroquímica
 
Introdução à eletronica conceitos base
Introdução à eletronica   conceitos baseIntrodução à eletronica   conceitos base
Introdução à eletronica conceitos base
 
Curso eletricista básico iniciante abril 2011
Curso eletricista básico iniciante   abril 2011Curso eletricista básico iniciante   abril 2011
Curso eletricista básico iniciante abril 2011
 

Destaque (7)

Luigi
LuigiLuigi
Luigi
 
Luigi Galvani
Luigi GalvaniLuigi Galvani
Luigi Galvani
 
Sci 10 4.2 early theories of heat
Sci 10 4.2 early theories of heatSci 10 4.2 early theories of heat
Sci 10 4.2 early theories of heat
 
James prescott joule
James prescott jouleJames prescott joule
James prescott joule
 
Fisica trabalho potencia energia
Fisica trabalho potencia energiaFisica trabalho potencia energia
Fisica trabalho potencia energia
 
A CIENCIA E A FÉ
A CIENCIA E A FÉA CIENCIA E A FÉ
A CIENCIA E A FÉ
 
Eletroterapia
EletroterapiaEletroterapia
Eletroterapia
 

Semelhante a Electricidade

Semelhante a Electricidade (20)

Eletrostática
EletrostáticaEletrostática
Eletrostática
 
Historia da-energia-nuclear
Historia da-energia-nuclearHistoria da-energia-nuclear
Historia da-energia-nuclear
 
HiistElectrom.ppt
HiistElectrom.pptHiistElectrom.ppt
HiistElectrom.ppt
 
Desenvolvimento dos meios de comunicação a longas distâncias
Desenvolvimento dos meios de comunicação a longas distânciasDesenvolvimento dos meios de comunicação a longas distâncias
Desenvolvimento dos meios de comunicação a longas distâncias
 
Física - Modelos Atômicos
Física - Modelos AtômicosFísica - Modelos Atômicos
Física - Modelos Atômicos
 
Cronologia Da FíSica
Cronologia Da FíSicaCronologia Da FíSica
Cronologia Da FíSica
 
Breve Cronologia da Física Moderna
Breve Cronologia da Física ModernaBreve Cronologia da Física Moderna
Breve Cronologia da Física Moderna
 
Seminário: Nascimento da Mecânica Quântica
Seminário: Nascimento da Mecânica QuânticaSeminário: Nascimento da Mecânica Quântica
Seminário: Nascimento da Mecânica Quântica
 
Apostila raio x
Apostila raio xApostila raio x
Apostila raio x
 
Slides apresentação sábado a tarde
Slides apresentação sábado a tardeSlides apresentação sábado a tarde
Slides apresentação sábado a tarde
 
Trabalho de física 3 ano
Trabalho de física   3 anoTrabalho de física   3 ano
Trabalho de física 3 ano
 
Aula 8 introdução à eletrostática
Aula 8 introdução à eletrostáticaAula 8 introdução à eletrostática
Aula 8 introdução à eletrostática
 
Emilly
EmillyEmilly
Emilly
 
Circuits Education Presentation in Blue Yellow Flat Cartoon Style (1).pptx
Circuits Education Presentation in Blue Yellow Flat Cartoon Style (1).pptxCircuits Education Presentation in Blue Yellow Flat Cartoon Style (1).pptx
Circuits Education Presentation in Blue Yellow Flat Cartoon Style (1).pptx
 
Aula inaugural de química
Aula inaugural de químicaAula inaugural de química
Aula inaugural de química
 
Tecnologia movel sl
Tecnologia movel slTecnologia movel sl
Tecnologia movel sl
 
Sistemas Digitais - Aula 01 - Eletricidade
Sistemas Digitais - Aula 01 - EletricidadeSistemas Digitais - Aula 01 - Eletricidade
Sistemas Digitais - Aula 01 - Eletricidade
 
Física para Zootecnia - MECÂNICA
Física para Zootecnia - MECÂNICAFísica para Zootecnia - MECÂNICA
Física para Zootecnia - MECÂNICA
 
Física Quântica
Física QuânticaFísica Quântica
Física Quântica
 
Albert Einstein
Albert EinsteinAlbert Einstein
Albert Einstein
 

Mais de Inês Mota

Ciclo de vida do Musgo
Ciclo de vida do MusgoCiclo de vida do Musgo
Ciclo de vida do Musgo
Inês Mota
 
Reino plantae
Reino plantae Reino plantae
Reino plantae
Inês Mota
 
Os planetas do sistema solar
Os planetas do sistema solar Os planetas do sistema solar
Os planetas do sistema solar
Inês Mota
 
Reacção xanto
Reacção xantoReacção xanto
Reacção xanto
Inês Mota
 
Resumo 2º teste
Resumo 2º testeResumo 2º teste
Resumo 2º teste
Inês Mota
 
Ensaio pobreza
Ensaio pobrezaEnsaio pobreza
Ensaio pobreza
Inês Mota
 
The mobile phone
The mobile phoneThe mobile phone
The mobile phone
Inês Mota
 
Resumo teorico electricidade
Resumo teorico electricidadeResumo teorico electricidade
Resumo teorico electricidade
Inês Mota
 
Relatório experimental
Relatório experimentalRelatório experimental
Relatório experimental
Inês Mota
 
Segurança rodoviaria
Segurança rodoviariaSegurança rodoviaria
Segurança rodoviaria
Inês Mota
 
Habitos de Vida Prejudiciais
Habitos de Vida PrejudiciaisHabitos de Vida Prejudiciais
Habitos de Vida Prejudiciais
Inês Mota
 
Adição algébrica de monomios e polinomios
Adição algébrica de monomios e polinomiosAdição algébrica de monomios e polinomios
Adição algébrica de monomios e polinomios
Inês Mota
 
Monómios e polinómios
Monómios e polinómiosMonómios e polinómios
Monómios e polinómios
Inês Mota
 
Adição algébrica de monomios e polinomios
Adição algébrica de monomios e polinomiosAdição algébrica de monomios e polinomios
Adição algébrica de monomios e polinomios
Inês Mota
 
Fórmula do quadrado do binómio
Fórmula do quadrado do binómioFórmula do quadrado do binómio
Fórmula do quadrado do binómio
Inês Mota
 
Monómios e polinómios
Monómios e polinómiosMonómios e polinómios
Monómios e polinómios
Inês Mota
 
Produto de um monomio por um polinomio
Produto de um monomio por um polinomioProduto de um monomio por um polinomio
Produto de um monomio por um polinomio
Inês Mota
 

Mais de Inês Mota (20)

Ciclo de vida do Musgo
Ciclo de vida do MusgoCiclo de vida do Musgo
Ciclo de vida do Musgo
 
Reino plantae
Reino plantae Reino plantae
Reino plantae
 
Murcia.docx
Murcia.docxMurcia.docx
Murcia.docx
 
Os planetas do sistema solar
Os planetas do sistema solar Os planetas do sistema solar
Os planetas do sistema solar
 
Reacção xanto
Reacção xantoReacção xanto
Reacção xanto
 
Murcia
MurciaMurcia
Murcia
 
Resumo 2º teste
Resumo 2º testeResumo 2º teste
Resumo 2º teste
 
Ensaio pobreza
Ensaio pobrezaEnsaio pobreza
Ensaio pobreza
 
Uni
UniUni
Uni
 
The mobile phone
The mobile phoneThe mobile phone
The mobile phone
 
Resumo teorico electricidade
Resumo teorico electricidadeResumo teorico electricidade
Resumo teorico electricidade
 
Relatório experimental
Relatório experimentalRelatório experimental
Relatório experimental
 
Segurança rodoviaria
Segurança rodoviariaSegurança rodoviaria
Segurança rodoviaria
 
Habitos de Vida Prejudiciais
Habitos de Vida PrejudiciaisHabitos de Vida Prejudiciais
Habitos de Vida Prejudiciais
 
Adição algébrica de monomios e polinomios
Adição algébrica de monomios e polinomiosAdição algébrica de monomios e polinomios
Adição algébrica de monomios e polinomios
 
Monómios e polinómios
Monómios e polinómiosMonómios e polinómios
Monómios e polinómios
 
Adição algébrica de monomios e polinomios
Adição algébrica de monomios e polinomiosAdição algébrica de monomios e polinomios
Adição algébrica de monomios e polinomios
 
Fórmula do quadrado do binómio
Fórmula do quadrado do binómioFórmula do quadrado do binómio
Fórmula do quadrado do binómio
 
Monómios e polinómios
Monómios e polinómiosMonómios e polinómios
Monómios e polinómios
 
Produto de um monomio por um polinomio
Produto de um monomio por um polinomioProduto de um monomio por um polinomio
Produto de um monomio por um polinomio
 

Electricidade

  • 1. Escola E.B 2,3 de Paços de Ferreira Ciências Físico-químicas Electricidade Da descoberta à Massificação Trabalho realizado por: Inês M. , nº 7 9ºA
  • 2.
  • 3.
  • 4.
  • 5.
  • 6.
  • 7.
  • 8.
  • 9.
  • 10.
  • 11.
  • 12.
  • 13.
  • 14.
  • 15.
  • 16.
  • 17.
  • 18.
  • 19.