Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto eso inclusão digital

748 views

Published on

Published in: Education
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto eso inclusão digital

  1. 1. Projeto Interdisciplinar: Pra começar... É só clicar.Artes Visuais – Português – GeografiaTema: Representação da imagem da Mona Lisa naHistóriaArte: Professora – Valéria Brida e DanielaPortuguês: Ana Odete e Maria InêsGeografia: Edna8ª série – 9º ano do Ensino FundamentalCiclo: II
  2. 2. A necessidade de Políticas educacionais para a Informática naEducação, provenientes de processos educativos mediados portecnologias que contribuindo para mudanças advindas daintrodução do uso de computadores pelos alunos nas escolas aoqual as estratégias de aplicação de informática no ensino,Educação formadora de novas habilidades e competências.Portanto, as transformações ocorrentes na sociedade,proveniente da evolução e do avanço tecnológico, asinformações ocorrem de forma instantânea, nesta assertiva, aescola como Instituição de Ensino deverá estar em sintonia comessa mudanças resgatando valores de formas significativas para acomunidade escolar.
  3. 3. A compreensão do sentido da arte em nossas vidas tanto nopresente quanto no passado, é imprescindível terconhecimento dos saberes que se constituemfundamentais à formação dos sentidos humanos.Esses sentidos que muitas vezes é confundido pelo excesso.Poluição sonora, visual, códigos, símbolos, signos que sãolançados pela a tecnologia acentua essa realidade.Essa turbulência de imagens, tecnologias e informações quenos chega a todo instante muitas vezes tão explorado acabasendo desapercebido, os canais de comunicação utilizadossão infinitos, sua compreensão... Há! Essa vamos ver comoanda.
  4. 4. A Arte e a tecnologia é de grandeimportância para o ser humano e a suaformação. Está presente a todo instante, não só nasObras de Arte, mas também nas coisas que fazemparte de nossas atividades diárias. Na maioria dasvezes não a percebemos, mas está no desenho e nasformas do automóvel, das edificações, dos utensíliosdomésticos, eletroeletrônicos, eletrônicos, nasroupas, no material escolar ou de escritório etc.
  5. 5. Segundo Bramly, a Mona Lisa (ou La Gioconda)é uma famosíssima obra de arte feita peloitaliano Leonardo da Vinci. O quadro, no qualfoi utilizada a técnica do sfumato, retrata afigura de uma mulher com um sorriso tímido euma expressão introspectiva.Em 1516, Leonardo da Vinci levou a obra daItália para a França. Depois disso, a obrapassou por várias mãos, chegando até mesmoa ser roubada.
  6. 6. Atualmente, o quadro fica expostono Museu do Louvre, em Paris, França.Mona Lisa é, quase que certamente, a maisfamosa e importante obra de arte da história,sendo avaliada, na década de 1960, em cerca de100 milhões de dólares americanos, lheconferindo, também, o título de objetomais valioso, segundoo Guinness Book.(Bramly, 1989).
  7. 7. Uma das grandes discussões no meioartístico é sobre a mulher representadano quadro.Mistério, segredos giram entorno dessa obra,acredita-se que por esse motivo seja tãorepresentada durante a história. Muitos artistasfizeram e fazem o uso dessa imagem para expressarsuas ideias.Explorar a diversidades a representatividade da MonaLisa é tema principal ao qual faremos o uso deaplicativos tecnológicos para interferir em suaexpressividade.
  8. 8. Ao se valorizar, o papel da Arte e tecnologia naEducação, ao criar, manipular materiais concretos, expressarsentimentos e tomar contato com manifestações artísticas, osalunos descobrem um universo amplo, de muitas possibilidades eexperiências. Além disso, ampliam sua percepção do mundo,desenvolvem os sentidos e as relações que mantêm entre si, alémde exercitar as habilidades motoras.O nosso papel é criar condições materiais e pedagógicas para que ocontato do aluno com a Arte e a tecnologia aconteça de formaconcreta e duradoura.Dessa forma o aluno como aprendiz necessita de conhecimentosacerca das ferramentas computacionais que facilitam suaaprendizagem levando em consideração os fatores sociais e afetivosque contribuem para a construção do conhecimento.
  9. 9.  OBJETIVO GERAL Reconhecer as novas tecnologias como recurso desencadeador de novas estratégias de aprendizagem, capaz de contribuir de forma significativa para o processo de construção do conhecimento e assim, sensibilizar os professores para o uso consciente dos recursos tecnológicos na educação. OBJETIVOS ESPECIFICOS: Usar o computador como uma ferramenta pedagógica no processo de ensino aprendizagem; Desenvolver as aptidões cognitivas dos alunos através dos ambientes de aprendizagem numa abordagem construtivista-interacional, envolvendo as redes sociais (blogs e-mails e outros); Divulgar e interagir o Projeto junto à comunidade escolar; promovendo encontros para tratar da visão pedagógica do laboratório; Utilizar as tecnologias de informação e comunicação para desenvolver atividades de projetos educativos que contribuam na formação integral da comunidade escolar . Trabalhar com produções de projetos buscando um equilíbrio entre o conhecimento curricular e conhecimento tecnológico.
  10. 10.  Proporcionar a interação dos alunos com os recursos tecnológicos e midiáticos; Identificar às principais ferramentas tecnológicas aplicadas a informática na educação; Promovendo reflexões relacionando as principais diferenças entre o computador, os recursos tecnológicos existentes e que são usados no ambiente escolar. Adquirir conhecimento básico para a operacionalização de alguns aplicativos, como: Editores de textos, editores de apresentações, editores gráficos, navegadores de internet, correios eletrônicos, ferramentas de busca e pesquisa; Desenvolver atividades pedagógicas utilizando os recursos midiáticos existentes no laboratório.
  11. 11. • As atividades serão realizadas sobre a orientação dos professores, com o auxilio técnico e pedagógico , de forma diversificadas, proporcionando assim, a interação dos alunos com os recursos tecnológicos e midiáticos de acordo com seus desempenhos nas atividades.• O propósito principal dos projetos é trabalhar de forma integrada com os demais ambientes de aprendizagem, desenvolvendo atividades fazendo uso das ferramentas tecnológicas e midiáticas existentes nos ambientes, com pretensão de desenvolver atividades on-line de forma interdisciplinar tendo como suporte didático e pedagógico a internet.
  12. 12.  Ressalta-se que serão utilizados recursos de software como: Ferramentas de produtividade (processador de texto - Word, apresentação eletrônica – movie maker, PawerPonte e Corel Draw e Fhoto shop outros programas educacionais, sites educativo com ênfase a representatividade da Mona Lisa na história.
  13. 13. A oferta da inclusão digital na Escola envolverá alunos do 9º ano do EnsinoFundamental II, em parceria com os demais ambientes de aprendizagem,juntamente com os professores de suas respectivas turmas.Entende-se que os recursos midiáticos e tecnológicos da atualidade são de fundamental importância para viabilizar a prática pedagógica, podendo ser usado como ferramenta de apoio aspráticas educacionais e segundo esta modalidade o computador não é mais oinstrumento que ensina o aprendiz, mas a ferramenta com a qual o alunodesenvolve algo, e, portanto, o aprendizado ocorre pelo fato de estarexecutando uma tarefa por intermédio do computador. Dessa forma, aluno como aprendiz necessita de conhecimentos acerca dasferramentas computacionais que facilitam sua aprendizagem levando emconsideração os fatores sociais e afetivos que contribuem para a construçãodo conhecimento.
  14. 14.  Fazer observações do ambiente em que a Mona Lisa se encontra, olhando a obra com atenção. Após esses apontamentos em Power point, outras imagens tendo em mente a interferência criativa de vários artistas na representação da Mona Lisa (em anexo). Com o auxílio das tecnologias a proposta é que os alunos criem sua interferência na representação de uma figura da Mona lisa . Nesse exercício em especial o uso do computador
  15. 15. e seus aplicativos tecnológicos como: Corel Draw e FhotoShop. Será observada a obra da “Monica Lisa” com intervenção da professora lembrando os autores das obras, Leonardo da Vinci. Finalizando, a obra criada será postada no blog da escolas.
  16. 16.  Bramly, Serge. Leonardo da Vinci. Rio de Janeiro, Imago, 1989. Leonardo da Vinci, vida e obra de um dos maiores gênios da história. Coleção grandes mestres da pintura, Ed. São Paulo, SP, 2008. ALMEIDA, F. J. Educação e Informática: os computadores na escola. 3ª edição, São Paulo: Editora Cortez, 2005. COSTA, J. W & OLIVEIRA, M. A. M. Novas Linguagens e Novas Tecnologias: educação e sociabilidade. Petrópolis, Rio de Janeiro: Editora Vozes, 2004.
  17. 17.  GASPARETTI, M. Computador na Educação, São Paulo: Editora Esfera, 2001. MORAN, J. M; MASSETTO, M. T; BEHRENS, M. A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas, SP: Papirus, 2000. PERRENOUD, Philippe. 10 Novas Competências para Ensinar. Convite à viagem. Ramos. Porto Alegre: ArtMed, 2000. Read more: http://www.curiosando.com.br/as-10- pinturas-mais-caras-do-mundo/#ixzz1Xmbc4pFh
  18. 18. PROJETO INTERDISCIPLINAR – Vídeos: Shaun, o Carneiro eRELEITURA DA OBRADE ARTE “MONA LISA”NA HISTÓRIA
  19. 19. RELEITURA DA OBRA DA MONA LISAREALIZADA PELOS ALUNOS:
  20. 20. A avaliação se dará de forma processualdurante o decorrer das atividades.
  21. 21. Fim
  22. 22. VALÉRIA BRIDA – MARIA INÊS –EDNA – ANA ODETE – DANIELABORETTI

×