Yes you can design - Pesquisa etnográfica

993 views

Published on

"Yes you can design" é um evento que acontece em Joinville (por enquanto) apoiado pela Informant.com. Trata-se de uma série de treinamentos práticos para transformar desenvolvedores em empreendedores através do uso de técnicas de design. Nesta primeira edição o tema trabalhado foi "Pesquisa Etnográfica". Os informants saíram da bolha e foram descobrir como acontece a atividade de pedir uma pizza, entrevistaram diversas pessoas nas ruas, nos shoppings, nas empresas para descobrir o que envolve culturalmente a atividade de pedir uma pizza. Foi uma experiência muito boa e conseguimos em 30 minutos de pesquisa descobrir diversos detalhes comportamentais e culturais sobre a atividade de pedir uma pizza. Em breve iremos postar os resultados. Em caso de dúvida mande-nos um email: anderson.gomes@informant.com.br

Published in: Design
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
993
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
329
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Yes you can design - Pesquisa etnográfica

  1. 1. YES YOU CAN DESIGN Pesquisa Etnográfica
  2. 2. DIVERSIDADE
  3. 3. TEORIA ESTATÍSTICAVIVÊNCIA / IMERSÃO
  4. 4. TEORIA, ESTIMATIVAESTATÍSTICAVIVÊNCIA / IMERSÃO EXP.
  5. 5. ESTIMATIVAUSUÁRIO IDEAL!
  6. 6. VIVÊNCIA / IMERSÃOQUEBRAR ARQUÉTIPOS
  7. 7. DIVERSIDADE CULTURA
  8. 8. ETNO...O QUE?
  9. 9. OBSERVAR DETECTAR DEMANDA PENSAR SOLUÇÕES VALIDARAPRIMORAR OU RECONSTRUIR
  10. 10. OBSERVAR DETECTAR DEMANDA PENSAR SOLUÇÕES VALIDARAPRIMORAR OU RECONSTRUIR
  11. 11. OBSERVAR DETECTAR DEMANDA PENSAR SOLUÇÕES VALIDAR APRIMORAR OU RECONSTRUIRtornar o produto mais atrativo e prevenir rejeições.
  12. 12. once a project is announced, it is too late to study what a product“...uma vez que o projeto é anunciado, should be…Do not insist on doing them after the project hasjá é tarde demais para estudar o que ele been initiated. Then it is too late,deveria ser...” then you are holding everyone back… We need to discover“Não insista! ... só vai atrasar a equipe” what users need before the project starts, for once started, the direction has already been“descobrir o que os usuários precisam determined. We need toantes do projeto começar, para iniciar embrace rapid, iterativecom as direções definidas. methods”“Aí podemos agir rápido com métodositerativos.”.D. NORMAN. Why doing observation first is wrong UM TAPA NA TEORIA QUANDO?
  13. 13. “Compreender em profundidade o comportamentodo usuário. Ao invés de simular ou imaginar umaação do usuário”“Além de descrever os hábitos dos usuários,investiga o porquê de cada ação.” UM TAPA NA TEORIA COMO?
  14. 14. PODE-SE : Avaliar um produto que já esteja no mercado Descobrir oportunidades para novos produtos Verificar adequação de uma proposta de produto para um determinado nicho Capturar idéias inovadoras criadas pelos próprios usuários (hacks, gambiarras) UM TAPA NA TEORIA PARA QUE USAR?
  15. 15. Objetiva encontrar a ordem, padrões em uma atividade.Objetivo de ser mais exploratória que avaliativoFoco em descobrir o ponto de vista “nativo” do usuário/consumidor/indivíduo.Como os usuários de um perfil específico desempenham uma atividade no dia-a-dia UM TAPA NA TEORIA POR QUE?
  16. 16. CÍCLICO
  17. 17. VAMOS SAIR DA BOLHA?
  18. 18. TEMOS 30 MINUTOS 30 pessoas, alguns smart phones, um foco, muitas coisas a descobrir...
  19. 19. PIZZA
  20. 20. O QUE ENVOLVE COMER PIZZA?
  21. 21. UMA HIPÓTESEENCONTRAR PIZZARIAS PRÓXIMASCOMPARAR PREÇOS E QUALIDADEESTIMAR TAMANHO E QUANTIDADEESCOLHER SABORESFAZER O PEDIDO (^ PASSAR DADOS ^ + ENDEREÇO)REUNIR A GRANA*AGUARDAR A ENTREGAPEGAR A BENDITADEVORAR COM A GALERA!
  22. 22. COMO PODEMOS PEDIR A PIZZA? TELEFONE INTERNET BUSCAR NA PIZZARIA OUTROS FORMAS MENOS COMUNS
  23. 23. COMO AS PESSOAS PEDEM PIZZA... PELA INTERNET? POR TELEFONE? NA PIZZARIA? NÃO É BENCHMARKING, É IMERSÃO.
  24. 24. O QUE CONSEGUIMOS DESCOBRIR EM 30 MINUTOS? 5 PESSOAS / EQUIPE UMA PESSOA REGISTRA TUDO (FILMANDO / FOTOGRAFANDO) UMA PESSOA ANOTA TUDO (OBSERVAÇÕES, IDEIAS, OPORTUNIDADES)

×