Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Pesquisa da Sophia Mind revela hábitos de investimentos das mulheres

1,735 views

Published on

  • Be the first to comment

Pesquisa da Sophia Mind revela hábitos de investimentos das mulheres

  1. 1. AssuntoInvestimentos femininos
  2. 2. SOPHIA MINDA Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada parapesquisa e inteligência de mercado. Cem por cento focada em compreender profundamente as mulheres e ajudar seus clientes amaximizar as oportunidades de comunicação com elas, a Sophia Mind busca desvendar o que elas querem, quando querem, amaneira que querem. “O século XIX ficou conhecido como o século europeu; o XX, como o americano. O século XXI será lembrado como o Século das Mulheres.” ( (Tsvi Bisk, Center for Strategic Futurist Thinking, 2008)Sophia Mind acredita que este é o século do avanço feminino em todos os setores e do aumento contínuo do poder nas mãosdelas, seja de compra, seja de grandes transformações políticas e sociais. As mulheres estão passando por grandes mudançascomportamentais, culturais e sociais, e precisam ser compreendidas profundamente para que se estabeleça com elas umacomunicação efetiva e conveniente.
  3. 3. MetodologiaEntrevistas com amostra de usuárias brasileiras de internet via questionário online.Quantidade de entrevistas realizadas: 600 mulheres com renda própria e investimentoPerfil: Entre 18 a 60 anosMercado: BrasilData das entrevistas: Junho de 2011Plano amostral: Total: 1.157 mulheres Sem investimento: Com investimento: 557 mulheres 600 mulheresO objetivo dessa pesquisa é entender as principais dificuldades que as mulheres têm para lidar com seusinvestimentos.
  4. 4. Sumário executivo- Apesar dos investimentos concentrarem-se entre 1% e 10% da renda anual, as mulheres estão investindo cadavez mais. Comparando com pesquisa realizada em janeiro de 2010 (aproximadamente 18 meses atrás), verifica-seaumento de 13% no número de mulheres que investem ou poupam parte da renda (passando de 46% para 52%).- A compra ou reforma de um imóvel é o principal motivo para o investimento das mulheres.- 28% das mulheres separam um montante fixo todos os meses e outras 28% separam os recursos para pouparantes de começar a gastar. Isso representa uma melhoria no planejamento feminino.- A estimativa de 67% delas é aumentar o volume de investimentos nos próximos 12 meses.- As próprias mulheres são as responsáveis pelas decisões do que fazer com seu dinheiro.- A praticidade e comodidade faz com que elas invistam no banco onde possuem a conta corrente.- A poupança é a principal modalidade de investimento (76%), sendo que 44% delas aplicam mais de dois terçosde seus investimentos.- 75% sentem dificuldade em entender as diversas opções de investimento, principalmente pela dificuldade ementender os informativos dos bancos e falta de tempo para buscar informações.- Comparando homens e mulheres, elas acreditam que eles buscam maior retorno e elas menor risco.
  5. 5. Hábitos de investirQual a parcela da sua renda você poupa ou investe ao longo de um ano? 52% das mulheres investem parte de sua renda. Os investimentos concentram-se até 10% da renda anual das entrevistadas. Em janeiro de 2010, o percentual de mulheres com algum investimento era 46%. Ou seja, crescimento de 13% em aproximadamente 18 meses.Motivos para não poupar ou investir: Para a maioria das mulheres que não conseguem poupar, o principal motivo é a situação financeira que as obriga a gastar todo a renda (78%). 13% delas gasta sua renda em compras.
  6. 6. Hábitos de investirNo grupo das mulheres que declararam fazer algum tipo de investimento, a principal motivação é acompra ou reforma um imóvel (35%).Fazer uma viagem ou aposentadoria ficam como segundo e terceiro objetivo. 16% não tem um objetivo específico para o investimento.
  7. 7. Hábitos de investir Com que freqüência você guarda seu dinheiro? 27% Separo um montante fixo regularmente 28% 19% Faço contas e decido quanto vou guardar antes de gastar 28% 28% Eventualmente, mas não tem regra específica 25% 19% Apenas quando sobra dinheiro 14% 6% Quando recebo uma renda extra (13o. Salário, etc.) 6% Janeiro/2010 Junho/2011Mais da metade das entrevistadas mostraram uma postura prudente: 28% separa um montante fixo regularmente e outros28% faz conta e decide quanto guardar antes de gastar.25% não tem regra específica, apenas guarda eventualmente.Na comparação com janeiro/2010, observa-se uma melhoria na forma como as mulheres poupam sua renda. A opção“faço contas e decido quanto vou guardar antes de gastar” cresceu 9 pontos percentuais (de 19% para 28%), enquanto oinvestimento eventual (sem regra ou quando sobre dinheiro) aproximadamente na mesma proporção.
  8. 8. Hábitos de investirAlém da evolução na frequência com que as mulheres estão investindo, para os próximos 12 meses, 67% declararam quepouparão mais do que o fazem atualmente.Apenas 4% delas acreditram que irão poupar menos.
  9. 9. Hábitos de investir Onde você investe seu dinheiro?No banco que tenho conta corrente 77% A praticidade faz com que 72% das mulheres invistamEm banco diferente de onde tenho minha conta corrente 19% no mesmo banco que possuem a conta corrente.Em corretoras de valores 2% Corretoras de valores ou clubes de investimento sãoEm clubes de investimento 2% usados por apenas 2% das mulheres. Como você cuida do seu dinheiro? Apenas 10% das mulheres deixam o cuidado de seu dinheiro completamente na mão de terceiros (parceiro, gerente do banco ou amigo). 46% cuida de sua própria renda com o que aprendeu lendo e se informando. 40% compartilham as decisões com outras pessoas, mas dão a última palavra em seus investimentos.
  10. 10. Hábitos de investirQual parte do seu investimento está na poupança? 76% das investidoras possuem recursos na poupança. 37% direcionam todo o seu investimento na poupança. 44% aplicam mais de dois terços de seus investimentos nessa modalidade.
  11. 11. Hábitos de investirOs próximos slides da apresentação estão dividida de acordo com o volume investido na poupança.Essa informação é chave para o entendimento das dificuldades e hábitos de investimento. Parte do investimento Todo o investimento Não aplica na na poupança na poupança poupança 39% 37% 24%Os slides possuem na parte superior a marcação de qual dos três públicos está sendo mencionado.
  12. 12. Parte do investimento na poupança Hábitos de investir 39%Além da poupança, em que você costuma investir seus recursos? Fundos de investimento (renda fixa) 31% Títulos de renda fixa 15% CDB 15% Fundos de investimento (renda variável) 14% Ações 11% Clubes de investimento 3% Mercado de opções 3% Contratos futuros de ativos financeiros e agrícolas (BM&F) 1%Os fundos de renda fixa lideram as formas de investimento entre as mulheres que possuem parte doinvestimento na poupança.11% investem diretamente em ações.
  13. 13. Parte do investimento na poupança Hábitos de investir 39%Por que apenas uma parte dos seus investimentos está na poupança? É a modalidade mais fácil para resgatar o dinheiro (dinheiro na mão) 49% Para equilibrar o risco de outras modalidades de investimento 28% Para maximizar o retorno 11% Meu dinheiro vai para a poupança direto se ficar na conta corrente 9% É a única forma que conheço 6% Indicação de pessoa de confiança 3% Indicação do meu marido / parceiro 2% Não sou eu quem decido onde investir 2% Indicação do gerente do banco 2%A segurança de ter o dinheiro disponível é a principal razão de ter parte do investimento feminino na poupança (49%).28% delas equilibram o risco de outras modalidades com a segurança da poupança.
  14. 14. Não aplica na poupança Hábitos de investir 24%Em que você costuma investir seus recursos? Fundos de investimento (renda fixa) 27% Títulos de renda fixa 19% CDB 10% Fundos de investimento (renda variável) 6% Clubes de investimento 3% Ações 3% Mercado de opções 3% Contratos futuros de ativos financeiros e agrícolas (BM&F) 1%27% investem em fundos de investimento com renda fixa. Seguido pelos títulos de renda fixa (19%) e CDB (10%).Os fundos de renda variável são mais usados do que a compra direta de ações.
  15. 15. Não aplica na poupança Hábitos de investir 24%Por que você não aplica parte de suas economias na poupança? Baixo rendimento 37% Não sei responder 28% Sigo indicações do gerente do banco 9% Sigo indicações de pessoa de confiança 8% Dificuldade em investir na poupança 6% Sigo indicações do meu marido / parceiro 5% Busco aplicações com melhor risco x retorno 5% Elevado risco 1%37% das mulheres consideram baixo o rendimento da poupança e por isso não aplica parte dos seus recursos nessaopção.A indicação do gerente do banco, pessoas de confiança e parceiro somam 22%.
  16. 16. Não aplica na poupança Hábitos de investir 24%Quais foram os critérios que você utilizou para escolher o banco / corretora de valores que você investe? Mesmo banco que tenho minha conta corrente 38% É uma instituição sólida 24% Praticidade 19% Indicação de familiar / amigo 16% Baixo investimento inicial 9% Menores tarifas / corretagem 8% Melhores opções de investimento 4% Indicação do gerente do banco 3% Ferramenta de investimento e acompanhamento pela internet 3% Falta de conhecimento de outras instituições 2% Não me preocupei em procurar 2% Publicidade do banco 2% Indicação de revista ou site especializado 1% É uma instituição especializada em investimentos 1%A praticidade de ter o investimento na mesma instituição bancária é o fator principal na escolha do banco ou corretorade valores. Se somar a opção praticidade, o percentual é de 57%.A solidez (24%) e a indicação de pessoas de confiança (16%) são outros motivos significativos para a escolha dobanco.
  17. 17. Todo o investimento na poupança Hábitos de investir 37%Por que motivos você não investe em outras modalidades de investimento diferentes da poupança? 44% das mulheres que só investem na Não conheço as outras formas de investimento, como poupança, não conhecem as outras 44% fundos, ações, títulos de renda fixa, etc. formas de investimento. Conheço e entendo as outras formas de investimento, 33% Outros 22% só ouviram falar, mas optaram mas considero a poupança melhor. pela poupança. Já ouvi falar das outras formas de investimento, mas 22% optei pela poupança. O que mostra a falta de informação dessas mulheres na área de investimentos.Você já procurou saber sobre outras modalidades de investimento? Não 36% nunca procurou saber sobre outras 36% modalidades de investimento, mostrando a Sim, mas achei muito difícil 19% falta de interesse pelo assunto ou falta de Sim, mas não tenho tempo para administrar 15% tempo. Sim, mas prefiro opções sem risco 30% 30% já procurou saber, mas optou pela poupanda por conta do risco.
  18. 18. Hábitos de investirVocê tem um plano de investimento diferente pensando nas suas necessidades decurto e longo prazo? Não 49% Não sei a diferença entre curto e longo prazo 5% Sim 46%Ex ist e equilíbrio ent re a quant idade de m ulheres que t em investim entos diferentes paranecessidades de curt o e longo prazo com as m ulheres que não os possui.Você sente dificuldade em entender os diversos tipos de investimento que os bancos ecorretoras oferecem? 25% Três quartos das entrevistadas não são esclarecidas sobre os diversos tipos de investimentos que os bancos e Sim corretoras oferecem. Não 75%
  19. 19. Hábitos de investir Qual é a sua sensação quando pensa em finanças pessoais? Sinto que preciso aprender muito mais 52% Me sinto segura pois aplico bem meu dinheiro 22% Me sinto muito insegura porque não faço o que deveria 13% Me sinto orgulhosa por tudo que já aprendi 10% Me sinto culpada por não entender nada 3%Mais da metade das entrevistadas assume que sente necessidade de aprender mais sobre finanças pessoais.Entretanto apenas 3% diz se sentir culpada por não entender nada sobre o assunto.Pouco mais de um quinto das mulheres mostrou tranqüilidade por acreditar que aplica bem seu dinheiro.
  20. 20. Hábitos de investir O que dificulta seu entendimento sobre os investimentos? Acho o texto dos inf ormativ os conf usos 26% Falta de tem po para buscar inf orm ações 20% Todas as outras respostas juntas 12% Não entendo nada de econom ia ou f inanças 12% Não entendo os riscos que corro 9% Não tenho interesse pelo assunto 5% Não sei f azer cálculos de juros 5% Tenho alguém para pensar nisso por mim 3% Não conf io no gerente ou f uncionários do banco 2% Não entendo o que o gerente do banco explica 2%O fator que mais dificulta o entendimento sobre investimentos é a linguagem confusa dos textos dosinformativos.A falta de tempo, problema grave da mulher contemporânea, também é fator de dificuldade para osinvestimentos femininos.
  21. 21. Hábitos de investir Você sabe o que significa investimentos E de “renda variável”? de “renda fixa”? Sim 59% Sim 51% Não 41% Não 49%Pergunta realizada apenas para mulheres que não possuem investimentos que se encaixem nessas categorias. Como você se informa sobre finanças pessoais? O termo “renda fixa” é mais conhecido do Internet 68% que o termo “renda variável” pelas mulheres que não possuem investimento Pede orientação ao gerente do banco 39% nessas duas categorias. Jornal 29% Pessoa de conf iança 27% A internet é a fonte de informação mais TV 24% utilizada por elas, mostrando a força de influência dessa mídia. Não me inf ormo 23% 10% Rev ista específ ica A falta de tempo, mencionada Liv ros específ icos 9% anteriormente, favorece a busca de Com corretores 7% informações na internet pela rapidez, Rádio 6% volume de informações disponíveis, praticidade e possibilidade de rápido contato com outras pessoas (profissionais ou pessoas de confiança).
  22. 22. Hábitos de investirSe você fosse pensar em mudar a modalidade de investimento, qual o grau deimportância de cada um dos itens abaixo?Possibilidade de maior rentabilidade 56% 43% 1% Essencial Importante Não é importanteCentral de atendimento para tirar as dúvidas 41% 53% 7%Consultor a disposição 35% 56% 9% 56% 43% 1% Essencial Importante Não é importante
  23. 23. Hábitos de investir Se você fosse pensar em mudar a modalidade de investimento, qual o grau de importância de cada um dos itens abaixo? Ferramenta de acompanhamento constante via internet 40% 51% 10%Baixo investimento inicial 31% 57% 12%Oferta de outros serviços financeiros (empréstimos com menores taxas, seguros) 31% 53% 16% 56% 43% 1% Essencial Importante Não é importante
  24. 24. Hábitos de investirSe você fosse pensar em mudar a modalidade de investimento, qual o grau deimportância de cada um dos itens abaixo? Outras vantagens (descontos em restaurantes, ingressos para filmes e shows) 21% 57% 22% Sorteios mensal de prêmios (dinheiro ou produtos) 26% 58% 16% 56% 43% 1% Essencial Importante Não é importanteA possibilidade de maior rentabilidade, Central de atendimento para tirar dúvidas e ferramenta deacompanhamento constante via internet, são itens mais essenciais para as mulheres quando pensam emmudar a modalidade do investimento.
  25. 25. Hábitos de investir Quais as diferenças entre homens e mulheres nos investimentos? Os homens querem mais retorno e as mulheres menos risco 27% Nenhuma 22% O homem arrisca mais 14% As mulheres pensam no que é melhor para a família 13% Os objetivos masculinos são diferentes 10% O homem entende melhor as opções disponíveis 7% As mulheres são mais conservadoras 5% Outras diferenças. Quais? 1%As mulheres se vêem mais prudentes do que os homens quando o tema é investimentos. A maioria delasafirmou que os homens pensam mais no retorno e que as mulheres priorizam a prevenção de riscos.22% acreditam que não existe diferença entre homens e mulheres quando se trata de investimentos.
  26. 26. ConclusãoObservou-se nessa pesquisa que uma quantidade maior de mulheres estão investindo seus recursos em comparaçãocom pesquisa similar realizada em janeiro de 2010. Esse acompanhamento é importante para o mercado perceber asmudanças no comportamento feminino. Esse aumento tem relação com o crescimento da renda feminina e,principalmente, com o maior entendimento delas em relação ao assunto.Além da quantidade de mulheres investidoras ter crescido, a forma com que elas investem também mudou. Separar ummontante fixo ou a cada mês separar um valor antes de começar a gastar são as melhores formas para garantir que asdespesas do dia a dia não ultrapassarão o planejado. Planejamento este que é fundamental para as mulheres, grandesresponsáveis pelo orçamento familiar.Apesar dessas importantes conclusões, ainda observa-se grande dificuldade das mulheres em entender as opçõesdisponíveis pelos bancos e corretoras. A falta de comunicação específica para elas e a falta de tempo em buscarinformações são os dois maiores problemas observados.A internet mostrou-se uma ferramenta importante na avaliação e acompanhamento de investimentos, seja de maiorrisco e complexidade como fundos ou simplesmente para a poupança.
  27. 27. www.sophiamind.com

×