Futebol Brasileiro no Facebook

1,127 views

Published on

Estudo de caso do Social Bakers analisa presença dos principais clubes brasileiros na rede social

Published in: Technology
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,127
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
187
Actions
Shares
0
Downloads
39
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Futebol Brasileiro no Facebook

  1. 1. Estudo de Caso:Futebol Brasileiro no Facebook „Aha, uhu, o Maraca é nosso!“
  2. 2. The StudyPráticas de marketing de muitos Clubes Esportivos são um grandeexemplo de métodos ideais de comunicação, e muitas marcasdeveriam se conscientizar sobre o que estes times estão fazendo.Do ponto de vista do marketing, muitos nomes do esporte sãoconsiderados marcas valiosas no mercado, estes se comunicamtanto com Fans, como com patrocinadores da marca e possíveisparceiros. Quando falamos do Brasil, porque não falar de Futebol,afinal em qual país os bancos fecham duas horas antes do horáriohabitual para que seus trabalhadores possam se preparar paraassistir os jogos da copa do mundo?!Neste curto estudo de caso nós focamos nos times que estão atualmentedisputando a Série A do Campeonato Brasileiro e analisamos como elesestão usando seu Facebook para se comunicarem. O período escolhidopara comparação foi de 3 meses (01 de Junho – 31 de Agosto).
  3. 3. The ClubsNós escolhemos os 10 maiores clubes em números de Fans em suapágina oficial do Facebook. Também criamos uma benchmarkcustomizada, baseada nos dados de todos os 20 clubes atualmentedisputando a Série A.
  4. 4. Focamos especificamente em:» Número de Fans e crescimento deste;» Engajamento e interações;» Atividades da página e conteúdos publicados.
  5. 5. Fans e crescimento destesO número de Fans não só é a mais importante métrica no Facebook,como também, a mais visível. O ranking dos 10 maiores clubes em Fansno Facebook, que estão disputando a Série A do Campeonato Brasileirotraz desde cerca de 2,8 milhões de Fans de grandes clubes comoCorinthians ou Flamengo até 216 mil Fans de clubes como Sport ouAtlético Mineiro. Com exceção do clube que mais cresce, o SCInternacional, todos os outros clubes que crescem mais rápido em Fansno Facebook fazem parte dos cinco maiores clubes em Fans. Issonormalmente é incomum, porque as páginas do Facebook não crescemem um ritmo tão acelerado.Se olharmos todos os 20 clubes que disputam o Campeonato, veremosque o número médio de Fans é 569.450, o crescimento médio foi de47.826 fans no período e o ritmo de crescimento foi de 9%.
  6. 6. 5 maiores clubes em número de Fans
  7. 7. 5 maiores clubes em crescimento de Fans
  8. 8. Engajamento e Interações „O que finalmente eu mais sei sobre a moral e as obrigações do homem devo ao futebol.“ - Albert Camus Quer seja no estádio ou no Facebook, entusiastas do futebol querem interagir e se envolver com a equipe. Do ponto de vista de marketing, promoção da equipe em mídia social é algo que pode ser extremamente eficaz. Assim como muitas indústrias, algumas equipes estão fazendo bem, enquanto outros são desempenham-se socialmente em níveis excepcionais.
  9. 9. Engajamento e InteraçõesSC Corinthians Paulista domina claramente o gráfico em termos do número deinterações. Eles têm quase o dobro da quantidade de interações da equipe emsegundo lugar, Clube de Regatas do Flamengo. Com 10.043.982 interações em3 meses, o Corinthians tem uma média diária de 109.174 likes, comentáriose compartilhamentos. Mas, se outros times como Flamengo, Palmeiras, Vascoda Gama e Botafogo estão com grande número de interações, por que odesempenho do Corinthians é tão maior?
  10. 10. Corinthians: Média diária de posts etaxa de engajamento da páginaSe dermos uma olhada no SC Corinthians Paulista, podemos ver que oengajamento normalmente está em um nível de 0,05% para 0,4% da médiade engajamento por post. Contudo, há picos significativos das taxas deengajamento extremamente elevadas várias vezes durante este intervalo detempo de três meses. O pico de maior sucesso foi em 5 de julho, quando ataxa média de engajamento por post conseguiu chegar a 52,6557%.
  11. 11. Febre em Julho! Então, o que aconteceu em 05 de julho? O Corinthians jogou com o Boca Juniors na final da Copa Libertadores da América e conquistou o seu primeiro e sonhado título da Copa Libertadores. Como você pode ver o Corinthians não foi somente campeão da Libertadores, mas também atingiu número recorde de interações do Facebook com mais de 1.394.907 somando Likes, Compartilhamentos e Comentários. Esse desempenho é ainda mais notável se você olhar para os compartilhamentos, 866.000 compartilhamentos. Esse número de ações é muito maior do que a maioria das grandes marcas podem sonhar. Para termos uma melhor noção disto, podemos compará-lo a um clube de referência mundial:
  12. 12. Interações e Compartilhamentos:Corinthians vs Barcelona Se compararmos interações e compartilhamentos do SC Corinthians com outros clubes braslieiros é claro que o Corinthians supera seus compatriotas. E isso não se aplica apenas em comparação com o futebol brasileiro. Se compararmos essas métricas para um dos times mais populares do mundo, o FC Barcelona, você obtém resultados muito semelhantes. Mesmo amplificado pelo fato de que o Barcelona tem mais de 12 vezes a base de fãs do que o Corinthians. Vale ressaltar que ambas as equipes estão realizando muito bem em mídias sociais.
  13. 13. Posts de maior engajamentos Aqui está um exemplo de três fotos publicadas em 5 de julho pelo SC Corinthians Paulista, que ganhou um total de 139.385 likes, 8.657 comentários e incríveis 423.138 compartilhamentos. Naquele dia, o Corinthians publicou 30 posts (composto por 26 fotos, 2 links e 2 vídeos), que é tipicamente considerado muito para uma marca publicar em um único dia. 30 posts durante um único dia é uma média de 1,25 mensagens por hora; uma freqüência que para muitos seria considerado um assédio - mas acho que desta vez estamos falando de futebol Brasileiro, por isso a situação é diferente ... 
  14. 14. Frequência de PublicaçõesMas a criação de conteúdo compartilhável e envolvente não é exclusivo doCorinthians. Outras equipes são capazes de agregar dezenas de milhares delikes, comentários e compartilhamentos também. Mas qual a referência paraessas páginas em termos de frenquência e tipos de conteúdo?Enquanto a maioria dos administradores de páginas publicam em média 2,4posts por dia, que é considerado um bom padrão, páginas maiores tendem apublicar muito mais. O Corinthians publica em média 11,41 posts por dia, oSão Paulo 10,35 e o Flamengo 12,13 e isso parece estar funcionando.
  15. 15. Tipo de conteúdo publicado Então, que tipo de conteúdo um clube da Série A deve publicar?O conteúdo mais popular é, claramente, fotos, que também é o tipomais envolvente de conteúdo. São quase 61% de todo o conteúdopublicado pelos administradores, seguido por links 23%, status 9% e vídeos6%. As perguntas são o tipo menos popular, com menos de 1%.
  16. 16. O que alguns clubes da Série A nãofazem bemÉ claro que as equipes da Série A são bastante ativas a respeito de Fans,engajamento, bem como conteúdo publicado. O que está faltando é os clubesusarem as redes sociais para conversação com o público. Há apenas cincoequipes do campeonato (Vasco da Gama, Botafogo, Grêmio, Figueirense eNáutico Capibaribe) que possuem mural aberto para que os Fans possampublicar. Infelizmente se olharmos para as taxas de respostas, podemos verclaramente que esses clubes não estão respondendo às mensagens dos Fans.Essas páginas com mural aberto requerem manejo em tempo integral. Noentanto, as vantagens de terem diálogo aberto superam os contras empotencial.
  17. 17. Interesting Facts and Takeways» A maioria dos clubes se comunicam com seus fãs através de uma foto. Este tipo de comunicação é feita em média em 61% de todas as mensagens;» A média de mensagens dos clubes da Série A, é de quatro vezes por dia. No entanto, alguns clubes postam até 13 mensagens por dia, como o CR Flamengo;» O clube com mais fãs no Facebook é SC Corinthians Paulista;» O clube com a mais rápida taxa de crescimento de fãs no Facebook é SC Internacional;» O clube com maior engajamento é SC Corinthians Paulista, que conseguiu ganhar mais de 1,3 milhões de interações em um único dia (incluindo alguns milhares, 866 mil, de compartilhamentos);» Apenas 5 páginas têm um mural aberto (permite que os Fans postem);» A Série A tem em média 569.450 Fans, aumenta 519 novos fans por dia, publica entre 2-3 mensagens por dia e recebe cerca de 9.000 interações por dia, por clube.
  18. 18. Esperamos que você tenha aproveitado esses dados exclusivos dodesempenho dos Clubes Brasileiros de Futebol nas mídias sociais.Se você tiver alguma dúvida, por favor, não hesite em nos contatar.Você pode contatar nossa equipe de suporte no seguinte e-mail:experts@socialbakers.comGet more information atanalytics.socialbakers.com

×