Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Projeto métodos analíticos de alfabetização

2,459 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Projeto métodos analíticos de alfabetização

  1. 1. Instituto Estadual de Educação Deputado Ruy Ramos Rosário do Sul – RS Seminário Integrado – 2013 – 2º ano do Ensino Médio – Curso Normal Projeto de pesquisa Título Métodos analíticos de alfabetização: limites e potencialidades. Integrantes do grupo Nomes E-mails Tema Caracterização dos métodos analíticos de alfabetização (palavração, sentenciação e global). Justificativa A relevância deste projeto insere-se na importância de compreender os métodos historicamente constituídos para a alfabetização de crianças no Brasil – particularmente os métodos analíticos – e seus limites e possibilidades na prática pedagógica. Não há formação sem tomada de consciência. Na formação pedagógica dos estudantes do Curso Normal, é de salutar importância conhecer os métodos de alfabetização, as contribuições de cada um, como desenvolve-se a prática de cada um, bem como a organização do espaço escolar e os resultados alcançados. Assim, em contraponto às pesquisas de outros grupos, os estudantes do Curso Normal poderão fazer uma abordagem mais consciente nas suas práticas pedagógicas. Problema identificado e sua formulação Quais as características, práticas e resultados obtidos na alfabetização através dos métodosanalíticos (palavração, sentenciação e global)? Objetivos Geral: Conhecer as características dos métodos sintéticos (alfabético, silábico e fônico) de alfabetização, estabelecendo características, limites e possibilidades de cada um. Específicos: Sintetizar as características, práticas pedagógicas, limites e possibilidades dos métodos analíticos (palavração, sentenciação e global) de alfabetização. Materiais e métodos Realização de pesquisa bibliográfica, caracterizando os métodos de alfabetização analíticos (palavração, sentenciação e global), listando características, práticas, exemplos, limites e resultados; Reconhecer, caso haja, turmas da escola que utilizam tais métodos de alfabetização, apontando resultados esperados e encontrados; Entrevistas, questionários, análise da realidade, estudo de caso, etc.
  2. 2. Cronograma da pesquisa Criação dos grupos de pesquisa1 : 11/07 Entrega dos projetos aos grupos: 11/07 Feedback do projeto de pesquisa2 : 01/08 Organização do grupo, escolha de lideranças, materiais e métodos de pesquisa: 11/07 a 08/08 Ciclo de pesquisas, entrevistas, leituras e análise de dados3 : 11/07 a 15/08 Elaboração de relatório: 15/08 a 22/08 Entrega do relatório de pesquisa4 : 22/08 Montagem de slides: 22/08 a 29/08 Orientações de apresentação5 : a combinar Apresentação do Seminário Integrado6 : a combinar Referências bibliográficas 1 Os grupos de pesquisa serão organizados por afinidade sendo compostos de, no mínimo dois e, no máximo, três estudantes. 2 Os grupos devem enviar por e-mail para pedro.alberto.rangel@gmail.com este projeto de pesquisa devidamente preenchido com os campos que estão em aberto. Até esta data (01/08), os grupos podem trocar de projetos entre si. O modelo do projeto, em formato digital, estará disponível para download em www.profpedrorangel.blogspot.com 3 É salutar, em todo o processo de pesquisa, buscar a orientação dos professores. É importante registrar estes auxílios para poder fazer menção a eles no relatório de pesquisa. 4 O relatório de pesquisa deve ser entregue digitado, por e-mail, conforme o modelo que estará disponível em www.profpedrorangel.blogspot.com Enviar para pedro.alberto.rangel@gmail.com e solicitar confirmação de recebimento. 5 As orientações para apresentação do Seminário Integrado serão dadas em sala de aula, no período de Seminário Integrado. Dúvidas podem ser sanadas também via e-mail ou comunicação por rede social. 6 A data da apresentação do Seminário Integrado será agendada conforme calendário da instituição. Somente serão considerados aptos a apresentar seus resultados os grupos que tiverem realizado as etapas anteriores da pesquisa.

×