Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

A Incredulidade do Povo de Deus

1,581 views

Published on

mensagem

Published in: Spiritual
  • Login to see the comments

A Incredulidade do Povo de Deus

  1. 1. “Mas, então, vocês não quiseram ir. Vocês se rebelaram contra o Eterno, contra a palavra clara do seu Deus. E começaram a se queixar em suas tendas: Deus nos odeia! Ele nos arrastou desde o Egito até aqui para sermos mortos pelos amorreus. É a nossa sentença de morte!...
  2. 2. ... Não há como seguir em frente. Estamos num beco sem saída! Nossos irmãos já nos desanimaram, pois nos informaram que o povo da terra é mais alto e mais forte do que nós e que as cidades deles são gigantescas, com defesas maciças. Até os gigantes de Anaque vivem ali!...
  3. 3. ... Eu bem que tentei acalmá-los: não fiquem apavorados por causa daquele povo. Nosso Deus está indo à frente, ele lutará por vocês. Vocês viram com os próprios olhos o que ele fez no Egito. Viram também o que ele fez no deserto...
  4. 4. ... Nosso Deus carregou vocês como um pai carrega o filho e fez isso tudo por todo o caminho até chegarem aqui. Mas agora, que estão aqui, vocês não querem confiar no Eterno, o seu Deus – o mesmo Eterno que sempre vai adiante de vocês com uma coluna de fogo à noite e uma nuvem de dia, escolhendo aos melhores lugares para acampar e mostrando o caminho mais seguro...
  5. 5. ... Quando Deus ouviu o que vocês disseram, ele ficou furioso e jurou: nem uma única pessoa desta geração perversa pisará a boa terra que prometi dar aos antepassados. Não vão conhecê-la nem de vista, a não ser Calebe, filho de Jefoné...
  6. 6. ... Ele terá direito à terra. Darei a ele e a seus descendentes a terra que ele pisou, porque se mostrou disposto a seguir o plano do Eterno, de corpo e alma.” (Deuteronômio 1.26-36, AM)
  7. 7. 1º Sintoma REBELDIA
  8. 8. “Mas, então, vocês não quiseram ir. Vocês se rebelaram contra o Eterno, contra a palavra clara do seu Deus.” (Deuteronômio 1.26)
  9. 9. “Confie no Senhor de todo o seu coração e não se apoie em seu próprio entendimento.” (Provérbios 3.5)
  10. 10. “Indo um pouco mais adiante, prostrou-se com o rosto em terra e orou: meu Pai, se for possível, afasta de mim este cálice; contudo, não seja como eu quero, mas sim como tu queres.” (Mateus 26.39)
  11. 11. “Senhor, pescamos a noite inteira e não pegamos nem um peixinho. Mas, se o Senhor está mandando, vou lançar a rede.” (Lucas 5.5)
  12. 12. 2º Sintoma MURMURAÇÃO
  13. 13. “E começaram a se queixar em suas tendas: Deus nos odeia! Ele nos arrastou desde o Egito até aqui para sermos mortos pelos amorreus. É a nossa sentença de morte! Não há como seguir em frente. Estamos num beco sem saída!” (Deuteronômio 1.27)
  14. 14. ”Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.” (Romanos 8.28)
  15. 15. 3º Sintoma MEDO
  16. 16. “Nossos irmãos já nos desanimaram, pois nos informaram que o povo da terra é mais alto e mais forte do que nós e que as cidades deles são gigantescas, com defesas maciças. Até os gigantes de Anaque vivem ali!” (Deuteronômio 1.28)
  17. 17. “Eu bem que tentei acalmá-los: não fiquem apavorados por causa daquele povo. Nosso Deus está indo à frente, ele lutará por vocês. Vocês viram com os próprios olhos o que ele fez no Egito. Viram também o que ele fez no deserto. Nosso Deus carregou vocês como um pai carrega o filho e fez isso tudo por todo o caminho até chegarem aqui.” (Deuteronômio 1.29-31)
  18. 18. “Quando Deus ouviu o que vocês disseram, ele ficou furioso e jurou: nem uma única pessoa desta geração perversa pisará a boa terra que prometi dar aos seus antepassados.” (Deuteronômio 1.34-35)
  19. 19. “Cuidado para que o seu medo não o faça morrer no deserto!”
  20. 20. 4º Sintoma ARROGÂNCIA
  21. 21. “E as crianças de colo, que vocês acharam que seriam tomadas como despojo de guerra, essas que ainda não sabem distinguir o certo do errado, elas é que entrarão na terra. Sim, seus filhos pequenos serão os novos proprietários da terra que prometi, não vocês. Portanto, deem meia-volta e tomem o caminho do deserto...” (Deuteronômio 1.39-40)
  22. 22. “Vocês disseram: pecamos contra Deus. Vamos nos levantar e lutar, como o Eterno, o nosso Deus mandou...” (Deuteronômio 1.41)
  23. 23. “Eu bem que os avisei, mas vocês não deram importância e se rebelaram contra uma ordem expressa do Eterno. De peito estufado, lá foram vocês morro acima.” (Deuteronômio 1.43)
  24. 24. Expressão de fé naquilo que Deus não falou, ou expressão de fé contra a orientação de Deus, isso não é fé, é arrogância!
  25. 25. “Depois de fazer isso, Moisés ergueu o braço e bateu com a vara na rocha – uma vez, duas vezes. E jorrou água. A comunidade e os rebanhos beberam. O Eterno disse a Moisés e Arão: já que vocês não confiaram em mim, não me trataram com reverência diante do povo de Israel, os dois estarão impedidos de conduzir a comunidade para a terra que estou dando a eles.” (Números 20.11-12)
  26. 26. “Esses incidentes são sinais de alerta da nossa história, escritos para que não venhamos a repetir os erros deles.” (1ª Coríntios 10.11)

×