Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Relatório do desafio problema 1

357 views

Published on

  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Relatório do desafio problema 1

  1. 1. RELATÓRIO DO DESAFIO PROBLEMA 1 “ NÓS SOMOS O QUE COMEMOS”Introdução:Durante o 1º período do ano lectivo 2012/2013 realizamos várias actividades paraconseguirmos responder ao nosso desafio problema “Nós somos o que comemos”.No início do ano fizemos uma saída de campo aos restaurantes e lojas deMatosinhos para procurarmos compreender o que comemos. Tiramos váriasfotografias a várias ementas e fizemos uma lista de produtos que se vendiam emoutras lojas. Lista de outros produtos Frutos: Limão, laranja, uva, ananás, melão, meloa, melancia, kiwi, diospiro, maçã, pêra, banana, romã, morangos, etc… Vegetais: Couve flor, brócolos, alho, alface, cenoura, espinafres, hortaliça, nabo, batata, tomate, etc…Leguminosas:Feijão, grão-de-bico, ervilha, fava, lentilha, soja, etc…
  2. 2. Uma das ementas que eu escolhi e que existe em vários restaurantes deMatosinhos são as sardinhas assadas as quais eu aprecio muito.Este prato muito típico de Portugal consiste numa travessa de batatas cozidas compimento e salada com as sardinhas assadas e um fiozinho de azeite. Este prato temum preço aproximado por dose de 6.50 euros.Desenvolvimento:Qual a origem dos alimentos que comemos? Porque viajam os alimentos?Em história realizamos várias actividades com uns mapas para responder a estas perguntas.
  3. 3. Numa dasnossas aulas onosso colegade turmaAntónio Pinheirofez uma
  4. 4. apresentação sobre “ O que comiam os portugueses” onde eu tirei váriosapontamentos e os digitalizei.
  5. 5. Motivações da expansão portuguesaSócio económicasBurguesia queria expandir o comércio.O povo queria melhorar as condições de vida.A Nobreza queria completar os seus rendimentosQueria ter acesso a mão de obra escrava.
  6. 6. PolíticasOs senhores queriam aumentar os seus domínios senhoriaisQueriam obter novos cargos políticos.O rei necessita de obter prestígio interno e sobretudo reconhecimentointernacional.ReligiosasOs portugueses queriam combater o islamismoQueriam expandir o cristianismo. CONDIÇÕES DOS DESCOBRIMENTOS PORTUGUESESCondições geográficasPortugal fica situado no extremo ocidental da europa, perto da costaafricana e dos arquipélagos atlânticos, Portugal possui, além disso, uma longafachada marítima e bons portos naturais.Condições políticas
  7. 7. Portugal era um dos poucos povos europeus que gozava de paz no início dosec XV. Além disso, com arevolução de 1383-1385 e a subida ao trono dadinastia de Avis, dera-se um reforço do poder régio e uma renovação dosquadros dirigentes.Condições técnicas e cientificasPortugal tinha sido, ao longo dos séculos, um ponto de encontro de váriasculturas, incluindo a judaica e a muçulmana. Esse facto proporciona aosportugueses o acesso a muitosconhecimentos e técnicas no domínio danavegação. No séc XIV já tinham sido introduzidos em portugal a bússola, oastrolábio e o quadrante, que permitiam a navegação no alto mar ouorientada pelas estrelas. O uso destes instrumentos exigia bonsconhecimentos de astronomia e de calculo matemático. No domínio daconstrução naval, foi em portugal que se aperfeiçoou o navio das principaisviagens ( carevela ). Embarcação com leme fixo á popa e velas trianguláresque a permitia bulinar.ConclusãoMas afinal porque viajam os alimentos?Os europeus tinham necessidade de obter as mercadorias orientais a custosmais baixos para os vender a custos mais altos na europa.
  8. 8. Os alimentos vieram suprir as necessidades dos europeus ( trigo, carne,especiarias).A burguesia europeia queria aumentar os seus lucros, através do comérciointernacional (compram o produto a baixo custo, mesmo descontando oscustos do transportes, obtinham lucros elevados – Capitalismo comercial. Que consequências tiveram a viagem dos alimentos na humanidadeOs alimentos vieram aumentar a quantidade, qualidade e variedade dasdietas alimentares dos povos.Vieram alterar a agricultura das regiões e consequentemente as paisagensnaturais.Os alimentos globalizaram o mundo, uniformizando os hábitos alimentaresdos povos.A viagem dos alimentos influenciou o modo de vida de toda a humanidade equalquer crise num dos pontos do globo reflecte-se no dia a dia de todas aspessoas.
  9. 9. Resumindo Portugal e Espanha tiveram um papel importante para auniformização do mundo.Trabalho realizado por: Hugo carvalho nº 12 8º A

×