Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Terapias de Neuroestimulação | Holiste

305 views

Published on

A neuroestimulação cerebral é um dos recursos terapêuticos mais importantes da psiquiatria. Utilizada há muito tempo no tratamento dos mais variados transtornos mentais em todo o mundo, ela continua evoluindo e se firmando como uma das ferramentas mais eficazes e seguras para corrigir as alterações neurofisiológicas que produzem essas doenças. As duas principais técnicas de neuroestimulação cerebral praticadas atualmente, são: Eletroconvulsoterapia (ECT) e a Estimulação Magnética Transcraniana (EMT).
Atuando por caminhos diferentes, essas terapias interferem no funcionamento neuronal modulando e modificando, de forma duradoura, sua atividade disfuncional.
Na ECT, pulsos elétricos breves, de pequena intensidade, induzem convulsões controladas que produzem os efeitos terapêuticos desejados; enquanto na EMT é a estimulação direta de áreas específicas do cérebro, através da emissão de ondas magnéticas, que produzem esses resultados.

Published in: Health & Medicine
  • Be the first to comment

Terapias de Neuroestimulação | Holiste

  1. 1. TERAPIAS DE NEUROESTIMULAÇÃO ELETROCONVULSOTERAPIA (ECT) E ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA (EMTR E EMT PROFUNDO)
  2. 2. A neuroestimulação cerebral é um dos recursos terapêuticos mais importantes da psiquiatria. Utilizada há muito tempo no tratamento dos mais variados transtornos mentais em todo o mundo, ela continua evoluindo e se firmando como uma das ferramentas mais eficazes e seguras para corrigir as alterações neurofisiológicas que produzem essas doenças. As duas principais técnicas de neuroestimulação cerebral praticadas atualmente, são: Eletroconvulsoterapia (ECT) Estimulação Magnética Transcraniana (EMT) Atuando por caminhos diferentes, essas terapias interferem no funcionamento neuronal modulando e modificando, de forma duradoura, sua atividade disfuncional. Na ECT, pulsos elétricos breves, de pequena intensidade, induzem convulsões controladas que produzem os efeitos terapêuticos desejados; enquanto na EMT é a estimulação direta de áreas específicas do cérebro, através da emissão de ondas magnéticas, que produzem esses resultados. TERAPIAS DE NEUROESTIMULAÇÃO
  3. 3. ECT ELETROCONVULSOTERAPIA Uma das mais tradicionais terapias de neuroestimulação, a ECT continua muito utilizada em todo o mundo, sendo considerada pela grande maioria dos psiquiatras a terapia biológica de maior resolutividade na saúde mental, em especial para as depressões graves e psicoses refratárias aos psicofármacos. A ECT apresenta uma rápida resposta terapêutica, e é altamente recomendada para pacientes com risco de suicídio, negativismo intenso e catatonia, assim como em pacientes que não respondem às medicações psiquiátricas ou têm intolerância a elas. Para maior seguranca e conforto do paciente, o tratamento é feito sob anestesia geral. Ao contrário do que acredita o senso comum, o procedimento não é doloroso, e a anestesia tem o papel de promover o relaxamento muscular, evitando espasmos mais fortes durante a aplicação. O ECT consiste na indução de uma convulsão controlada, com duração média de 25 segundos, monitorada por eletroencefalograma, eletrocardiograma e oximetria. Para isso, o paciente é estimulado com uma corrente elétrica de pulso breve ou ultrabreve, controlada por computador, com duração de 5 a 7 segundos. O número de sessões necessárias varia conforme o caso, e é definido pelo psiquiatra levando em consideração a resposta do paciente às aplicações. As sessões podem ser feitas com o paciente internado ou ambulatorialmente, desde que em ambiente com característica hospitalar e suporte cardiorrespiratório. Todo o procedimento dura em torno de 40 minutos, com a liberação do paciente alguns instantes após a sessão. No Brasil, a ECT é regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina que, na sua resolução n.º 1.640/2002, artigo oitavo, contraindica o uso dos antigos aparelhos de corrente elétrica helicoidal e sem controle de carga ou frequência, recomendando o uso dos modernos equipamentos eletrônicos de pulso breve.
  4. 4. PRINCIPAIS INDICAÇÕESEX As principais indicações de ECT são listadas a seguir: 1. Transtornos depressivos graves. 2. Quadros psicóticos acompanhados de delírios e alucinações. 3. Mania e seus subtipos: mania, mania psicótica e hipomania. 4. Esquizofrenia e outras psicoses funcionais resistentes ao uso de antipsicóticos. O tratamento também é indicado quando se faz necessária uma rápida resposta aos sintomas, como nos casos com ameaça de suicídio ou quando o paciente coloca em risco direto sua vida ou de outras pessoas (desnutrição, sintomas catatônicos, sintomas psicóticos). Há, ainda, indicação para pacientes que demandam cuidados diferenciados, como idosos, gestantes, lactantes, pacientes refratários aos medicamentos psiquiátricos, etc. “Com sua alta eficácia e resolutividade, a ECT salva vidas, recupera pessoas e ajuda a reconstruir famílias e carreiras profissionais. Contudo, suas indicações devem ser muito criteriosas, e o paciente avaliado caso a caso.” Dr. Luiz Fernando Pedroso THYMATRON SYSTEM IV NaHoliste,utilizamosumdosaparelhosdeECTmaismodernosdomundo,oThymatron System IV. Além de possuir controle de tempo, carga e frequência, o aparelho permite a liberação de estímulos reguláveis de pulsos breves e ultrabreves, reduzindo consideravelmente os efeitos colaterais do tratamento.
  5. 5. EMT ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA AEstimulaçãoMagnéticaTranscranianaéumtratamentodeusoclínicomaisrecente. De natureza não invasiva, esse procedimento é administrado ambulatorialmente (em consultório), permitindo que o paciente realize o tratamento sem interferência em sua rotina diária. A partir do mapeamento da área motora do cérebro e de mensurações realizadas antes da sessão, define-se a área específica que receberá o estímulo, bem como a intensidade do mesmo. O paciente recebe os pulsos magnéticos somente no local a ser estimulado, sentado confortavelmente em uma poltrona. A estimulação é feita através de uma bobina repousada sobre a cabeça do paciente, queestaráenvoltaporumatoucadetecidoespecialdemarcadacomospontosaserem estimulados. Essa bobina é perpassada por uma corrente elétrica de alta intensidade que cria um campo magnético, tal como um eletroímã, focalizado. A depender da frequência utilizada, pode estimular ou inibir a área escolhida, modulando, assim, a atividade neuronal e chegando ao resultado esperado. No Brasil, o uso da técnica foi regulamentando pela Anvisa em 2006, e pelo conselho Federal de Medicina (CFM) em 2012. A técnica é liberada pelo FDA desde 2008.
  6. 6. O PROCEDIMENTO AssessõesdeEMTsãorealizadasdiariamente,desegundaasexta,comduraçãode20 a30minutos. Nelas,opacientepermanececonscienteeacordado,confortavelmente sentado em uma cadeira. O aparelho gera campos magnéticos semelhantes aos utilizados nos sistemas de ressonância magnética, que atuam especificamente na área delimitada previamente pelo psiquiatra. Após a aplicação, os pacientes podem voltar para casa de forma independente, retomando imediatamente a sua rotina diária. O número de sessões do tratamento de EMT é determinado pelo médico psiquiatra, levando em consideração o quadro clínico de cada paciente (diagnóstico, gravidade, idade,saúdeclínica,etc.). Namaioriadoscasos,sãonecessáriasde20a30aplicações de EMT para se alcançar o resultado desejado. INDICAÇÕES A EMT é um poderoso tratamento para as diferentes variações da depressão (leve, moderada, grave, pós-parto, refratária, distimia e fase depressiva do transtorno bipolar)eparaaEsquizofrenia(notratamentodesintomasnegativosedealucinações auditivas do transtorno). Por se tratar de um método não invasivo, a EMT pode ser indicada, inclusive, para pacientescomcondiçõesclínicasmaisdelicadas,comogestanteseidosos. Atécnica também tem demonstrado eficácia no tratamento de dependentes de cocaína e de pacientes com dor crônica, em especial a fibromialgia. “Por se tratar de um método pouco invasivo, a EMT pode ser indicada, inclusive, para pacientes com condições clínicas mais delicadas, como gestantes e idosos. A técnica também tem demonstrado eficácia no tratamento de dependentes de cocaína e de pacientes com dor crônica, em especial a fibromialgia.” Dr. André Gordilho
  7. 7. TÉCNICAS DE EMT Atualmente oferecemos duas técnicas diferentes de tratamento: • Estimulação Magnética Transcraniana Repetitiva (EMTr ou rTMS) • Estimulação Magnética Transcraniana Profunda (EMTp ou Deep-TMS) A EMTr gera breves campos magnéticos, através de uma bobina manipulada manualmente, queativamouinibemdeterminadasregiõesnocérebro,deacordocom o objetivo terapêutico. Já a EMT Profunda utiliza uma bobina em forma de capacete, que atinge regiões cerebrais mais profundas, trazendo um efeito terapêutico mais robusto e em um menor número de sessões. A sessão do EMTr tem duração de 30 minutos, enquanto a EMTp dura apenas 20 minutos. Ambas as técnicas têm, no início, suas sessões realizadas diariamente, com intervalos aos fins de semana. NEURO-MS/D E BRAINSWAY Disponibilizamos os dois modelos de tratamento de EMT. Em ambas as modalidades, oferecemos equipamentos de ponta, os mesmos utilizados nos melhores hospitais do mundo. Na EMTr, utilizamos o sistema Neuro-MS/D com módulo de refrigeração e de recarga rápida. O módulo de refrigeração traz um maior conforto, permitindo que a sessão seja feita de forma ininterrupta. Além da eficácia, conforto e segurança proporcionados pelo sistema, a adição do módulo de recarga rápida permite uma maior estabilidade e qualidade dos pulsos magnéticos, proporcionando uma maior eficácia ao tratamento. Para a EMTp, contamos com o sistema Brainsway, um aparelho que revolucionou o tratamento e as aplicações da EMT. Alcançando áreas profundas do cérebro, o sistema Brainsway destaca-se pelo seu potencial em tratar de forma mais rápida e eficaz uma série de transtornos, em especial as depressões mais graves e refratárias aos tratamentos convencionais. Além disso, as sessões com o Brainsway são mais breves e apresentam os resultados esperados com mais rapidez. Assim, sendo um dos primeiros serviços de EMT no Brasil, a Holiste confirma o seu pioneirismo sendo, também, uma das primeiras clínicas no Brasil a implantar o sistema Brainsway de estimulação profunda.
  8. 8. ESTIMULAÇÃO MAGNÉTICA TRANSCRANIANA PROFUNDA (EMTp) A EMTp é uma inovação no procedimento, uma nova tecnologia que aumenta significativamente a eficácia terapêutica da neuroestimulação por ondas magnéticas. Além de uma maior eficácia no tratamento das doenças já abordadas na EMTr, estudos realizados apontam que a EMTp é eficaz no tratamento de outros transtornos, como: Alzheimer, autismo, mal de Parkinson, transtorno de estresse pós-traumático, tabagismo, derrame, esclerose múltipla e Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC). O tratamento recebeu a aprovação do FDA em 2013 e da ANVISA em 2014 para o tratamento de seis distúrbios cerebrais: depressão, transtorno bipolar, esquizofrenia, transtorno de estresse pós-traumático e doença de Parkinson. EMT PROFUNDO Procedimento rápido, seguro e indolor para o paciente Imagens ilustrativas do equipamento • Brainsway Deep TMS NOVO TRATAMENTO
  9. 9. DireçãoClínica:Dr.LuizFernandoPedroso|MédicoPsiquiatraCRM11711|RQE11158 71 3082-3611 | holiste.com.br | Salvador / BA Rua Guillard Muniz, 359, Pituba | CEP: 41810-110 Assistência Psiquiátrica 24 horas

×