História da comunicação

102,068 views

Published on

8 Comments
27 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
102,068
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
806
Actions
Shares
0
Downloads
2,250
Comments
8
Likes
27
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

História da comunicação

  1. 1. Disciplina de PortuguêsProfª: Helena Maria Coutinho
  2. 2. Evolução histórica dos meios de comunicaçãoHISTÓRIA DA COMUNICAÇÃO
  3. 3. A palavra comunicação deriva do latim communicare, quesignifica "tornar comum", "partilhar", "conferenciar".A comunicação pressupõe, deste modo, que algo passe doindividual ao colectivo, embora não se esgote nesta noção,uma vez que é possível a um ser humano comunicar consigomesmo.
  4. 4. Para Colin Cherry, comunicação significa“compartilhar elementos de comportamento oumodos de vida, pela existência de um conjunto deregras”.Berlo, entende comunicação “como sendo oprocesso através do qual um indivíduo suscitauma resposta num outro indivíduo, ou seja, dirigeum estímulo que visa favorecer uma alteração noreceptor por forma a suscitar um resposta”.Abraham Moles, define comunicação “como oprocesso de fazer participar um indivíduo, umgrupo de indivíduos ou um organismo, situadosnuma dada época e lugar, nas experiências deoutro, utilizando elementos comuns”.
  5. 5. Primórdios da comunicação. Comunicação pré-histórica, sinais em cavernas e gestual. O início do verbo.ORIGENS DA COMUNICAÇÃOHUMANA
  6. 6. Há muitos, muitos anos… Desde início dos tempos que o Homem tenta comunicar com os seus semelhantes. A forma como faz essa comunicação tem vindo a variar ao longo dos séculos. No início os Homens comunicavam através de gestos e gritos… Mas a linguagem tem vindo a evoluir em paralelo com a espécie humana.
  7. 7. O compreendimento da fala veio da evolução do hemisfério esquerdo docérebro. O Homo Erectus, (400 mil anos atrás) não tinha o centro de fala muitodesenvolvido e comunicava através de grunhidos, rosnadelas e gestos. A produção de Linguagem verificou-se na época do Neandertal que se crê ter ohemisfério esquerdo do cérebro minimamente desenvolvido. Ao surgir o Homo Sapiens, fisicamente mais adaptado para a produção da fala,veio também uma grande evolução da linguagem e da fala. Para além da linguagem e da fala, o homem primitivo deixou-nos ainda outrolegado, as pinturas rupestres.
  8. 8. Naqueles tempos imemoriais contavam as suas histórias fazendo desenhos nas paredes dos locais que habitavam. Exemplos de pinturas rupestres de Lascaux, França
  9. 9. Mensageiros, estradas e o surgimento da escrita. O livro.COMUNICAÇÃO NA ANTIGUIDADE
  10. 10. Mais tarde o Homem inventou a escrita. Começaram a usar a pedra, a cerâmica e o papiro para escrever.Com o passar dos tempos o Homem foi aprofundando os seus saberes ecomeçou a utilizar a escrita para se exprimir, primeiramente através de formasmuito elementares, posteriormente a associar imagens aos símbolos.
  11. 11. Em 3000 A.C., dá-se o surgimento da escrita pelos Sumérios na Mesopotâmia sobre aforma cuneiforme. Passado pouco tempo e um pouco pela influência da Suméria, surgem os hieróglifosegípcios e a escrita na Índia. Apesar de tudo, a escrita suméria era feita por símbolos que tinham um significado, epodia ser lida apenas de uma forma muito vaga. Na 1º metade do 2º milénio a.c. surgiram as linguagens logo-silábicas na Anatólia,vale Indu e China. Os Gregos, no ano de 800 A.C. é que dão o passo de separar as consoantes das vogaise chegam a um alfabeto completo. Representação cuneiforme
  12. 12. Depois de termos um alfabeto e uma linguagem precisamos de, acima de tudo, umsuporte físico para estes. Em 105 D.C. o papel foi feito pela primeira vez por Cai Lun, da corte do ImperadorChinês Hedi através de bambu. Até ser introduzida em 610 no Japão esta arte ficou confinada à China, só sendointroduzida no ano de 800 no Egipto. Na Europa foi inserido pelos Mouros que o trouxeram para a zona sul da Europa e aídesenvolveram a técnica. A meio do século XV foi introduzido o papel maleável que tornou a impressão doslivros mais prática e fez desenvolver toda a área. Contudo, o “papel barato” e ao alcance de todos só foi conseguido em 1840 com aintrodução do processo de realização da pasta de papel a partir da resina das árvores. papiro egípcio
  13. 13. Viajantes, relatos e as primeiras folhas de notícias. A imprensa.COMUNICAÇÃO NA IDADE MÉDIA EMODERNA
  14. 14. Decorria o ano de 1438, quando Gutenberg, ferreiro Alemão,desenvolve a prensa de Gutenberg que revolucionaria toda a impressãodos documentos. Usava moldes de letras, embebidos em tinha e ordenados de maneiraa formar o texto pretendido. Ganha bastante notoriedade ao, em 1456 imprimir a Bíblia que ainda hoje é o livro mais impresso e mais vendido em todo o mundo. Esta invenção permitiu a redução do custo de produção dos livros, que eram todos manufacturados. - Foi também a base para a invenção do linotipo, que aproveita a tecnologia da prensa de Gutenberg de uma forma mais versátil.
  15. 15. Antigamente…Os maiores meios de comunicação eram os livros, jornais e sobretudo as cartas.
  16. 16. Telégrafo, telefone e rádio. Pombo-correio. Linotipos, rotativas, off-set e digital. Fotografia, cinema e televisão. Empresas de comunicação: jornais, agências, emissoras e estúdios.A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL E AS NOVASTÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO ADISTÂNCIA
  17. 17. Depois…Passou a utilizar os telégrafos (por tambor, por tochas e por sinais de fumo)
  18. 18. Passados tempos…Modernizou-se o telégrafo e apareceu o código “Morse” (27 de Abril de 1791). Este ainda hoje é utilizado nos navios de guerra e nos escoteiros.
  19. 19. Em 1837, foram realizadas por Samuel Morse as primeiras transmissõestelegráficas. O telégrafo recorria a um código inventado por Morse, denominado códigoMorse, constituído por traços e pontos. O telégrafo funciona através da transmissão de electricidade com duraçãodiferenciada. Do lado do receptor o sinal é registado numa tira de papel que vai rolando. Morse descobriu também que após 32km o sinal perdia inteligibilidade que lheera necessária, pelo que inventou um aparelho que actuava como repetidor e querefrescava o sinal de 32 em 32km. O telégrafo
  20. 20. • Trata-se de um dispositivo de telecomunicaçõesdesenhado para transmitir sons por meio de sinais eléctricos Durante a Exposição do Centenário da Independência dos Estados Unidos, em 1876, Alexander Graham Bell fez os primeiros testes com seu recém-inventado telefone. Terminal de parede em 1881 Menos de cinco anos após a patente do telefone por Bell, - a Ericsson já tinha terminais de parede como este funcionando por toda a Europa.
  21. 21. Telefone doméstico em 1892Desenvolvido ainda para um restrito público que tinha acesso a linhas telefónicas, os primeiros aparelhos domésticos surgiram na década de 1890. Este modelo, conhecido popularmente como "Pé deFerro", tinha o alarme de chamada localizado na parte inferior do aparelho, além da manivela que fornecia energia. Modelo para casas em 1893 Assim como o antecessor, este modelo de 1893 tinha a manivela para o fornecimento de energia, mas contava com um acabamento muito mais refinado em seu corpo de madeira
  22. 22. Telefonista em 1897 Mesmo antes da virada para o século XX, começou o sistema de centrais telefónicas. Nascimento do clássicoEm 1931, de olho no crescente mercado doméstico, a Ericsson apresentou o seutelefone de "Bakelite", que se tornou um clássico e foi copiado pela maioria dos aparelhos da época, até o final do século XX.
  23. 23. W48, o elegante da Siemens Usado com frequência em filmes de detectives, o W48, da Siemens, apresenta um design extremamente conhecido, com seu corpointeiramente preto e seu grande teclado giratório. Telefone Linksys pela Internet A interacção entre telefonia e Internet já permite que aparelhos que usem linhas convencionais sejam substituídos por modelos VoIP.O CIT 2000, da Linksys conecta-se a redes wireless para fazer ligações pela web.
  24. 24. (1940)É um meio de comunicação que revolucionou o mundo, tornando-se um meio decomunicação de massas. No último quarto do sec. XIX os cientistas tentavam transmitir mensagens entredois pontos, sem fios. Apesar disto, a rádio viria a ser a forma mais divulgada de comunicação paramassas. (broadcasting)
  25. 25. A rádio em si não teve um inventor único, sendo este um contributo de várioscientistas: James Maxwell contribuiu com a teoria das ondas electromagnéticas. Rudolf Hertz foi o primeiro a gerar essas ondas electricamente. Em 1896 o italiano Guglielmo Marconi transmitiu sinais a uma distância deaproximada de 1,6km. Um ano após estava a transmitir para um barco a 29km da costa. Em 1899 estabeleceu comunicação comercial entre a Inglaterra e a França. Ao fazer um sinal de rádio atravessar o oceano Atlântico em 1901, mostrou aomundo o potencial da sua invenção.
  26. 26. Em 1895 os irmãos Lumière, criam o cinematógrafoque possibilitava a gravação de imagens emmovimento através da gravação sucessiva de váriasimagens consecutivas. O cinematógrafo era bastante versátil pois permitiagravar e projectar os filmes. O primeiro filme do mundo foi gravados pelos irmãos Lumière e foi o La Sortie des Usines Lumière, exibido em Paris. Depois deste feito os irmãos Lumière não pararam e foram fazendo vários outros filmes, documentários e a primeira novela.
  27. 27. Foi impulsionada pela invenção do cinematógrafo. Não se lhe consegue atribuir um inventor por ter tidocontributos de várias origens. A emissão televisiva começou em 1936, em Inglaterra,mas o seu desenvolvimento foi refreado por falta detecnologia disponível. Só após empresas como a EMI, a BBC e a RCA se aperceberem do potencial datelevisão e dos lucros que esta tecnologia poderia dar é que investiram nodesenvolvimento das tecnologias de suporte ao desenvolvimento da televisão. Após a fase inicial, e passados alguns anos, todo os lares tinham uma televisão.
  28. 28. A televisão em Portugal (1957)No ano de 1957 a 7 de Março começam as emissões regulares de televisão emPortugal. Tendo sido recebida com alegria por uns e com desconfiança por outros.As emissões do primeiro Telejornal começaram a 19 de Outubro de 1959.Durante os anos seguintes na década de 60 a televisão condiciona os hábitos dosPortugueses que organizam a sua vida caseira em redor da programação datelevisão .As primeiras televisões eram como a que seencontra na imagem e eram uns autênticosimóveis. Embora o ecrã fosse pequeno e asimagens de fraca qualidade, os componenteselectrónicos necessários requeriam grandesespaços.
  29. 29. Fax, rede Telex e satélites. Os conglomerados de mídia.A INDUSTRIALIZAÇÃO MUNDIAL E AFORMAÇÃO DA CULTURA DE MASSA
  30. 30. Integrando som e imagem…O primeiro computador do mundo foi o ENIAC (Electronic Numerical Integrator andComputer), uma concepção do Professor John Mauchly, conjuntamente com oprofessor J. Presper Eckert.Mauchly e o Eckert propuseram em 1943 ao exército norte-americano, em plena IIGuerra Mundial, a construção deste primeiro computador, tendo como objectivo oauxilio nos cálculos de precisão necessários para a balística.
  31. 31. A Internet nasceu em 1969 nos EUA e denominava-se originalmente ARPAnet. Pertencia ao Departamento de Defesa dos EUA e interligava laboratórios de pesquisa. Devido à Guerra Fria era pretendida uma rede em que os seus pontos não fossemdependentes uns dos outros. Surgiu então o conceito central de Internet, uma rede onde se B deixar de funcionar,A, C e D comunicam na mesma. Sendo assim, a Internet não tem nenhum centro de comando nem nenhumentroncamento. É hoje em dia um conjunto de mais de 100 mil redes a funcionarem sobre TCP/IP. Só em 1987, é que a Internet deixou de estar restrita ao ambiente científico e passoua ser liberalizada para uso comercial nos EUA.
  32. 32. Telefonia móvel e portabilidade. Comunicação colaborativa: wiki, blogs e twitter.GLOBALIZAÇÃO E REVOLUÇÃODIGITAL
  33. 33. Em 1992 deu-se o “boom”, com o surgimento de inúmeros ISP’s que forneciam acessoà Internet. Hoje em dia, centenas de milhares de pessoas põem todos os dias nova informaçãona Internet. Hoje em dia, sobre a Internet usam-se inúmeros serviços, entre os quais: A WWW, que nasceu em 1991 no laboratório do CERN, na Suíça com o propósito de interligar computadores de laboratório e documentos de forma facilmente acessível, hoje é muito usada para navegar através das inúmeras páginas presentes na Internet. O correio electrónico, ou email que é o recurso mais antigo e que possibilita o envio de mensagens de um ponto para outro do Mundo de forma rápida e acessível. O IRC, criado em 1988 na Finlândia e que hoje serve para pessoas de todo o mundo e idades comunicarem em “tempo-real” numa comunicação de duas vias ao preço de uma chamada local.
  34. 34. Torna-se uma nova forma de comunicação que substitui a carta.
  35. 35. Sistema sms (Short Message Service ou Serviço de Mensagens Curtas ) Torna a mensagem mais rápida cómoda e pessoal.É uma função que permite aos utilizadoresde telefones móveis a escrita, envio erecepção de pequenas mensagens detexto - até 160 caracteres por mensagem -que podem conter letras, números,símbolos ou uma combinação destes.
  36. 36. Começámos por grunhidos e gestos, passámos a poder exprimir-nos e a pôr essas ideiasno papel.Hoje em dia temos milhares de pessoas á distância de um clique com a Internet.E o futuro, que se torna cada vez mais promissor ao surgirem todos os dias variadasdescobertas no ramo das telecomunicações, que será que nos reserva ?Será que o papel vai desaparecer tal como o conhecemos e iremos passar a usar papeldigital?Por quanto tempo mais continuaremos a usar cabos para efectuar ligações entre osmais diversos componentes electrónicos?Vivemos na era na informação, e como tal, este futuro só depende de nós e doempenho que nos decidirmos a colocar nele, trabalhemos pois então para fazer umfuturo de que nos possamos orgulhar.
  37. 37. Disciplina de PortuguêsProfª: Helena Maria Coutinho
  38. 38. História das Técnicas e Processos de Comunicação A comunicação humana e sua evolução.Origens da comunicação humana. Primórdios da comunicação. Comunicação pré-histórica, sinais em cavernas e gestual. O início do verbo.Comunicação na Antiguidade: mensageiros, estradas e o surgimento da escrita. O livro.Comunicação na Idade Média e Moderna: viajantes, relatos e as primeiras folhas de notícias. A imprensa.A Revolução Industrial e as novas técnicas de comunicação a distância. Telégrafo, telefone e rádio. Pombo-correio. Linotipos, rotativas, off-set e digital. Fotografia, cinema e televisão. Empresas de comunicação: jornais, agências, emissoras e estúdios.A industrialização mundial e a formação da cultura de massa. Fax, rede Telex e satélites. Os conglomerados de mídia.Globalização e revolução digital. Telefonia móvel e portabilidade. Comunicação colaborativa: wiki, blogs e twitter.
  39. 39. Disciplina de PortuguêsProfª: Helena Maria Coutinho

×