Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Banco de Dados II: Dinâmica de Perguntas e Respostas (aula 4)

- 30 Perguntas de Concurso sobre MER e DER

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Banco de Dados II: Dinâmica de Perguntas e Respostas (aula 4)

  1. 1. Aula 4: Dinâmica de Perguntas e Respostas prof. Gustavo Zimmermann
  2. 2. Trabalho em Equipe ...
  3. 3. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com Regras Banco de Dados II – Aula 4: Dinâmica de Perguntas e Respostas Trabalho em Equipe [1/6] Composição dos Grupos: 12 grupos de 3 integrantes
  4. 4. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com Regras Banco de Dados II – Aula 4: Dinâmica de Perguntas e Respostas Trabalho em Equipe [2/6] Organização: Os grupos deverão estar organizados de forma circular.
  5. 5. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com Regras Banco de Dados II – Aula 4: Dinâmica de Perguntas e Respostas Trabalho em Equipe [3/6] Tempo: Grupo da sequencia O grupo, da sequencia, terá 120 segundos (2min) para levantar a placa com a “letra da resposta”.
  6. 6. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com Regras Banco de Dados II – Aula 4: Dinâmica de Perguntas e Respostas Trabalho em Equipe [4/6] Tempo: Demais grupos Os demais grupos também poderão levantar placas com a resposta, mas isso tem que ocorrer antes do “Grupo da sequencia” levantar a sua placa ou o “apito do tempo” sinalizar o fim dos 120 segundos.
  7. 7. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com Regras Banco de Dados II – Aula 4: Dinâmica de Perguntas e Respostas Trabalho em Equipe [5/6] Resposta: O primeiro grupo da sequência terá a chance de dar a resposta de forma instantânea através do integrante que levantou a placa, caso o grupo não responda a pergunta corretamente, a vez será repassada para o grupo seguinte, que levantou a sua placa a tempo.
  8. 8. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com Regras Banco de Dados II – Aula 4: Dinâmica de Perguntas e Respostas Trabalho em Equipe [6/6] Pontuação: 1,0pt : Integrante Resposta Correta 0,5pt : Equipe Resposta Correta -1,0pt : Integrante Resposta Errada -0,5pt : Equipe Resposta Errada ZERADO: Equipe que possuir 1 integrante que não responder pelo menos 1 pergunta.
  9. 9. Perguntas vamos começas?
  10. 10. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESPE - 2013 - TRE-MS - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas 1) No modelo ER, a expressão chave primária identifica: a) o número de entidades em relação às quais outras entidades e os relacionamentos são diferenciados. b) um conjunto de operações que tem como entrada uma ou duas relações que produzem como resultado uma nova relação. c) um refinamento do conjunto de entidades em níveis sucessivos de subgrupos que indica um processo top-down de projeto, no qual as diferenciações são feitas de modo explícito. d) um conjunto de um ou mais atributos que, tomados coletivamente, permitem identificar de maneira unívoca uma entidade em um conjunto de entidades, que é escolhida pelo projetista do banco de dados como de significado principal. e) uma propriedade decisiva das entidades de níveis superior e inferior criadas pela especialização e pela generalização.
  11. 11. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2013 - TRT - 12ª Região (SC) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 2) A técnica de diagramação no modelo de Entidade - Relacionamento é bem simples. Utiliza basicamente um losango para representar ____________ e um retângulo para representar __________. As lacunas I e II são preenchidas, correta e respectivamente, por a) relacionamentos – entidades b) atributos – relacionamentos c) entidades – relacionamentos d) entidades – atributos e) atributos - entidade
  12. 12. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2012 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 3) No modelo entidade-relacionamento, a) entidades podem ter atributos, mas relacionamentos não podem ter atributos. b) uma chave é um conjunto de atributos cujos valores identificam um relacionamento de maneira única. c) um relacionamento é uma associação entre atributos. d) todo relacionamento tem uma chave. e) uma chave é um conjunto de atributos cujos valores identificam uma entidade de maneira única.
  13. 13. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2012 - TRT - 6ª Região (PE) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 4) Nesse modelo, a cardinalidade do relacionamento VENDA indica que pode haver um CLIENTE que não realizou compra de MÍDIA. a) CERTO b) ERRADO
  14. 14. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com ESAF - 2012 - CGU - Analista de Finanças e Controle - prova 3 - Desenvolvimento de Sistemas da Informação 5) Em um Modelo Entidade- Relacionamento, são tipos de atributos: a) Simples e complexos. De valor único e de múltiplos valores. Relacionado. b) Dependentes e independentes. De valor constante e de valor variável. Derivado. c) Únicos e múltiplos. De valor original e de valor derivado. Ajustado. d) Simples, compostos e múltiplos. Constantes e variáveis. Derivado. e) Simples e compostos. De valor único e de múltiplos valores. Derivado.
  15. 15. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2012 - TRE-CE - Analista Judiciário - Análise de Sistemas 6) Medicamento (Med) e Perfumaria (Per) são duas entidades que representam uma tipificação da entidade Produto (Pro). Portanto, Med e Per em relação a Pro representam. a) generalizações. b) composições. c) agregações. d) especializações. e) dependências.
  16. 16. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESGRANRIO - 2012 - CMB - Assistente Técnico - Administrativo - Programador de Computador 7) A restrição que mostra a quantidade de entidades que podem ser associadas por outra entidade através de um conjunto de relacionamentos é denominada: a) associação de relacionamento b) cardinalidade do mapeamento c) entidade por associação d) mapeamento por entidade e) relacionamento por associação
  17. 17. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2012 - TRE-SP - Técnico Judiciário - Programação de Sistemas 8) Em relação ao modelo entidade- relacionamento, considere: I. Dá-se o nome de chave estrangeira ao atributo integrante de uma entidade que se torna chave primária em outra entidade. II. O relacionamento um-para-um, não requer chave estrangeira. III. No relacionamento um-para-muitos, a chave estrangeira situa-se na entidade de cardinalidade muitos. IV. No relacionamento muitos-para-muitos a chave estrangeira de ambas as entidades tem que estar em uma tabela extra que implementa o relacionamento. Está correto o que consta APENAS em a) I e II. b) III e IV. c) I, II e IV. d) I, III e IV. e) II, III e IV.
  18. 18. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Análise de Sistemas 9) Considere: É correto afirmar que o Diagrama Entidade-Relacionamento acima, apresenta: a) 4 atributos chaves. b) 4 atributos compostos. c) 2 atributos multivalorados. d) 2 atributos derivados. e) 6 atributos derivados
  19. 19. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Análise de Sistemas 10) Considere: No contexto da folha de pagamento de uma empresa, um funcionário de nome João ocupa o cargo de código 05 - Analista de Sistemas, é registrado na empresa sob a identidade 3.428, está alocado no Departamento de Tecnologia e sua idade é 35 anos. Em um modelo entidade-relacionamento normalizado, são entidade, relacionamento, atributo e chave, respectivamente: a) folha de pagamento, empresa, idade e cargo. b) funcionário, empresa, cargo e idade. c) funcionário, alocação, idade e identidade. d) código, funcionário, empresa e alocação. e) identidade, alocação, código e funcionário.
  20. 20. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2011 - INFRAERO - Analista de Sistemas - Arquitetura de Software 11) Analise o diagrama (DER): As cardinalidades apresentadas significam que: a) B se relaciona com uma e apenas uma ocorrência de A. b) B se relaciona com nenhuma ou muitas ocorrências de A. c) B se relaciona com nenhuma ou apenas uma ocorrência de A. d) A se relaciona com uma ou muitas ocorrências de B. e) A se relaciona com uma e apenas uma ocorrência de B.
  21. 21. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESPE - 2011 - TJ-ES - Analista Judiciário - Análise de Banco de Dados - Específicos 12) Considerando-se que a chave candidata consista em um atributo, ou conjunto de atributos, que pode ser usado como chave primária de uma entidade e que, por isso, a chave candidata deva ser unívoca, não redundante e não nula, é correto afirmar que o atributo indicado por nome pode ser considerado uma boa chave candidata e deve ser utilizado, visto que a chave primária código possui tuplas duplicadas. a) CERTO b) ERRADO
  22. 22. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2011 - TRT - 24ª REGIÃO (MS) - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 13) Em um modelo de dados é especificado que a entidade funcionário participa do relacionamento junto à entidade departamento com no mínimo uma e no máximo n ocorrências. Tal especificação (1-n) é a: a) multiplicidade. b) cardinalidade. c) associação. d) variabilidade. e) conectividade.
  23. 23. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2012 - TRE-SP - Analista Judiciário - Análise de Sistemas 14) Acerca de banco de dados, julgue os itens a seguir. Em um banco de dados relacional, os dados são armazenados em tabelas compostas por uma simples estrutura de linhas e colunas. As tabelas se relacionam por meio de chaves, criando tipos de relacionamento no modelo de entidade e relacionamento. Uma chave estrangeira implementa restrições nos sistemas gerenciadores de bancos de dados relacionais a) CERTO b) ERRADO
  24. 24. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FCC - 2010 - TRE-RS - Analista Judiciário - Analista de Sistemas Suporte FCC - 2010 - METRÔ-SP - Analista - Tecnologia da Informação 15) No modelo Entidade- Relacionamento, o componente Triângulo corresponde a) às entidades. b) as especializações. c) aos atributos. d) as generalizações. e) aos relacionamentos.
  25. 25. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESPE - 2011 - EBC - Analista - Engenharia de Software 16) Considerando o diagrama ilustrado na figura abaixo, julgue os itens que se seguem. De acordo com o diagrama ilustrado, uma entidade Filial deve ter pelo menos um Cliente vinculado a ela. a) CERTO b) ERRADO
  26. 26. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESPE - 2010 - ABIN - Oficial Técnico de Inteligência –Área de Desenvolvimento e Manutenção de Sistemas 17) A visão interna de um banco de dados é uma representação de baixo nível descrita por meio de um esquema interno no qual estão descritos os registros físicos de armazenamento dos dados. a) CERTO b) ERRADO
  27. 27. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESPE - 2010 - Banco da Amazônia - Técnico Científico - Banco de Dado 18) Devido à cardinalidade (0, n) ao lado da entidade Funcionario, é possível que um empregado fique sem lotação ou vinculado em mais de um departamento. a) CERTO b) ERRADO
  28. 28. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESPE - 2011 - EBC - Analista - Engenharia de Software 19) Considerando o diagrama ilustrado na figura abaixo, julgue os itens que se seguem. No diagrama apresentado, o triângulo representa uma generalização/especialização e indica que a entidade Cliente é dividida em dois subconjuntos, as entidades Pessoa física e Pessoa jurídica. No conceito de generalização/especialização, a ideia de dependência de propriedades significa que cada ocorrência da entidade especializada possui, além de suas propriedades, as propriedades da entidade genérica correspondente. a) CERTO b) ERRADO
  29. 29. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com VUNESP - 2010 - CEAGESP - Analista de Sistemas - Desenvolvimento de Aplicações 20) Considere o seguinte diagrama entidade- relacionamento de um banco de dados relacional, representando as bibliotecas de uma universidade. A partir desse diagrama, pode-se afirmar que: a) Aluno e Disciplina são entidades fracas. b) Disciplina não pode ter atributos com o valor nulo. c) um aluno pode frequentar diversas disciplinas e pode ser orientado por apenas um professor. d) os atributos ID Prof, ID Aluno e ID Disc devem ser implementados como sendo do tipo literal. e) todos os atributos de Aluno podem ser classificados como compostos.
  30. 30. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Técnico - Prova 2 - Tecnologia da Informação 21) Um modelo de banco de dados relacional deve conter no mínimo a definição de: a) tabelas, colunas das tabelas e restrições de integridade. b) títulos, colunas dos atributos e restrições de integridade. c) títulos, colunas das tabelas e restrições de manutenção. d) tabelas, relações entre linhas das tabelas e opções de integridade. e) associações de restrição, colunas referenciadas e restrições de desempenho.
  31. 31. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com Para implementar a entidade ALUNO, é necessário definir como chave primária um ou mais atributos cujos valores devem aparecer como chave estrangeira em outra tabela, como, por exemplo, PROFESSOR. CESPE - 2013 - ANP - Analista Administrativo - Área 5 22) Com base no diagrama entidade-relacionamento abaixo, julgue os itens a seguir. Para implementar a entidade ALUNO, é necessário definir como chave primária um ou mais atributos cujos valores devem aparecer como chave estrangeira em outra tabela, como, por exemplo, PROFESSOR. a) CERTO b) ERRADO
  32. 32. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com ESAF - 2010 - CVM - Analista de TIC - Infraestrutura - prova 2 23) Em um modelo E-R, a) uma entidade é representada por um conjunto de relacionamentos. b) um relacionamento também pode ter atributos. c) um atributo é representado por um conjunto de entidades. d) um relacionamento não pode ter atributos. e) Nenhuma das respostas anteriores.
  33. 33. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FUNCAB - 2010 - PRODAM-AM - Analista de Tecnologia da Informação - Banco de Dados 24) A figura abaixo representa parte do modelo conceitual de uma universidade. Somando-se a quantidade de identificadores das três entidades existentes no modelo obtém-se: a) 3 b) 4 c) 5 d) 6 e) 7
  34. 34. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com ESAF - 2010 - CVM - Analista de TIC - Infraestrutura - prova 2 25) Em um modelo E-R, a) uma entidade é representada por um conjunto de relacionamentos. b) um relacionamento também pode ter atributos. c) um atributo é representado por um conjunto de entidades. d) um relacionamento não pode ter atributos. e) Nenhuma das respostas anteriores.
  35. 35. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESGRANRIO - 2009 - Casa da Moeda - Analista de Nível Superior - Banco de Dados 26) Em determinada empresa, um empregado trabalha somente em um departamento, e um departamento pode conter vários empregados. Que diagrama representa adequadamente essa situação? a) b) c) d) e)
  36. 36. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESPE - 2009 - ANTAQ - Analista Administrativo – Informática 27) Um diagrama entidade-relacionamento permite uma representação, em forma de figura, da estrutura física de um banco de dados. a) CERTO b) ERRADO
  37. 37. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com FGV - 2009 - MEC - Analista de Sistemas – Especialista 28) O Diagrama Entidade-Relacionamento, proposto por Edgar Frank Codd, é uma ferramenta tipicamente utilizada para a elaboração do seguinte modelo de dados: a) físico b) interno c) externo d) conceitual e) Nenhuma das respostas anteriores
  38. 38. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESPE - 2008 - TJ-DF - Analista Judiciário - Tecnologia da Informação 29) Em um diagrama entidade- relacionamento, são representados os estados pelos quais determinado dado passa em seu ciclo de vida. a) CERTO b) ERRADO
  39. 39. prof. Gustavo Zimmermann | contato@gust4vo.com CESGRANRIO - 2007 - TCE - RO - Analista de Informática 30) Considere o DER (Diagrama Entidade-Relacionamento) abaixo. É INCORRETO afirmar que: a) "idade" é um atributo derivado. b) "empréstimo" possui 2 (dois) atributos. c) "codcliente" é atributo de "cliente". d) "telefone" é um atributo derivado e) "codempréstimo" é chave primária .
  40. 40. <fim /> bora pra casa!

    Be the first to comment

    Login to see the comments

  • RenatoRosseti

    Nov. 25, 2016
  • fragaaaf1

    Mar. 12, 2018
  • walkerjsh

    May. 24, 2018
  • CaioSouza71

    Aug. 24, 2018
  • JulioCsar102

    Dec. 3, 2018
  • DenerLicerro

    May. 9, 2019

- 30 Perguntas de Concurso sobre MER e DER

Views

Total views

4,733

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

891

Actions

Downloads

187

Shares

0

Comments

0

Likes

6

×