Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Correcção da ficha 4 e 5

880 views

Published on

  • Be the first to comment

Correcção da ficha 4 e 5

  1. 1. Correcção da ficha 4 e 5 A.C- Arquitetura de Computadores Módulo 3 - Técnicas de Deteção de AvariasFicha de Trabalho 5 Sumário: Avarias mais comuns de um computador 1- Que tipos de sintomas podem estar associados a uma motherboard com os condensadores danificados R:Os sintomas associados a uma motherboard danificada são, o computador não ligar ou estar sempre a reiniciar. 2- Quais os únicos componentes de um computador necessários para que ele arranque e dê imagem (considere apenas a situação pré Sistema Operativo)? R:Os únicos componentes necessários para que o computado arranque e dê imagem são a Placa Gráfica, BIOS, RAM e o CPU. 3- Quando liga um computador e não obtém imagem quais poderão ser os problemas? R: Poderão existir um ou mais dos seguintes problemas: · Má configuração da BIOS; problemas na RAM; · A placa gráfica mal encaixada, danificada ou o slot da placa gráfica estar danificado; · O cabo de alimentação da placa gráfica desligado; · O cabo de alimentação da CPU desligado, processador inexistente ou incompatível. 4- Que problemas podem estar associados à falta de imagem no ecrã devido à placa gráfica? R: Os problemas que podem estar associados à falta de imagem no ecrã devido a placa gráfica são: a placa gráfica estar mal encaixada; a placa gráfica encontra-se danificada; a slot da motherboard onde encaixa a placa gráfica estar danificada (situação menos provável das três). 5- Qual o cabo utilizado nas placas gráficas facilmente confundível com outro cabo de alimentação? R: O cabo utilizado nas placas gráficas que são confundíveis são os cabos PCIe de 8 pinos com os cabos EPS de alimentação auxiliar do processador..
  2. 2. 6- Imagine que configurou mal um parâmetro da BIOS e que após reiniciar o PC com as novas configurações nunca mais obteve imagem no ecrã. Como pode resolver esta situação? R: Para resolver este problema retiramos a pilha CMOS (isto fará com que a memória sofra uma limpeza) ou fazendo reset através do jumperReset CMOS (isto faz-se trocando o jumper, colocando nos dois pinos ao lado e esperar um pouco para que ele limpe a memória, e voltar a coloca-lo nos pinos em que estava). 7- Que cuidados deve ter ao realizar um Reset à BIOS através do Jumper Clear CMOS? R: Os cuidados que devemos ter para realizar um Reset à BIOS pelo Jumper Clear CMOS são: nunca fazer o reset com o computador ligado e utilizar um cabo anti-estático para remover a energia estática do corpo que pode, na pior das hipóteses, danificar a motherboard. Em caso de dúvida consultar o manual da motherboard. A.C. - Arquitetura de Computadores Módulo 3 -Técnicas de Deteção de AvariasFicha de Trabalho 4 Sumário: Avarias mais comuns de um computadorTrabalho realizado por Gustavo Fernandes Nº11 11ºGITarefa: Responda às questões, que se seguem, utilizando a apresentação realizadaanteriormente e ou pesquisando na internet outras informações que não constem naapresentação.No final deverá publicar a resolução no seu blogue.Questões: 1- Quando um computador “não liga” quais poderão ser os problemas? R: Se o computador não ligar pode ter relação com 3 outros problemas: Alimentação: Externa: verifique se o cabo de alimentação está ligado; verifique se o interruptor está na posição ON; verifique se a tomada eléctrica tem corrente; verifique se o cabo de alimentação está danificado. Interna: verifique se o cabo de alimentação da motherboard está bem ligado; verifique os contactos do cabo de alimentação da Motherboard; verifique se a
  3. 3. fonte de alimentação está danificada; verifique o estado do fusível da fonte de alimentação; Cabos: verifique o cabo Power SW está bem ligado; Motherboard: verifique se a Motherboard está danificada.2- De que forma, a ficha de alimentação de uma motherboard ATX se distingue de uma eATX? Com que outro cabo não deve ser confundido? R:Algumas Fontes de Alimentação podem ter um maior número de pinos do que o normal (exemplo: ATX que tem 20 pinos, e as Extended ATX que tem 20+4 pinos). Este cabo não poderá ser confundido com o cabo auxiliar de alimentação do processador (ATX12v ou P4) que tem relação com o lançamento do Processador Pentium IV.3- Que problemas podem ocorrer sobretudo com as fichas SATA e ATX devido a estas não serem vulcanizadas? Como se pode resolver este problema? R: O contacto poderá estar solto e só encaixar sobe em sentido contrário da motherboard, com isto, o cabo deixa de fazer contacto e fazendo com que o computador deixe de funcionar. Caso o isso acontecer, deve retirar o pino danificado e com uma pequena chave de fendas, ajustar os travões metálicos em forma de V, de cada um dos lados desse contacto. De seguida, voltar a encaixa-lo no suporte de plástico, certificando-se que ele não volta a sair, quando puxado para fora.4- Como se pode testar se uma fonte está a funcionar, sem necessitar de a ligar a uma motherboard? R: Pode testar a fonte de alimentação, ligando-a com um disco rígido e um clipe( ou um fio monofilar), sem a necessidade de qualquer outro componente do computador. Comece por alimentar o disco (para que a fonte não trabalhe em vazio) e ligue a fonte à corrente eléctrica.5- Quando uma fonte de alimentação não funciona nem sempre implica que esteja danificada irreversivelmente. O que pode estar errado e o que devemos fazer para a consertar? R: Teremos de verificar o estado deste fusível interno da fonte de alimentação, verificar se esse mesmo fusível está em bom estado ou se está queimado. Assim à que dessoldar o fusível estragado e soldar um fusível novo. Para efectuar essa manobra à
  4. 4. que ter a fonte de alimentação desligada e não devemos tocar nos contactos dos condensadores internos. Já com a fonte aberta, vamos verificar se o fusível está intacto através do vidro envolvente caso o filamento estiver partido devemos substituir o fusível comprando um fusível com as mesma características do danificado por vezes os fusíveis estão soldados á placa mãe de circuito impresso, que nos leva a ter que soldar o fusível estragados e voltar a soldar de novo.6- Quais são os únicos cabos que têm de estar ligados à motherboard para que o computador arranque e dê imagem no ecrã? R: Os únicos cabos que têm de estar ligados são os de alimentação principal da motherboard e os do painel de ligações da motherboard.7- Como se pode verificar se uma motherboard esteve sujeita a níveis de tensão elevados? R: Uma das formas de verificar se a motherboard esteve sujeita a níveis de tensão elevados consiste na observação dos condensadores electrolíticos existentes.

×