Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Curso Básico de SEO

385 views

Published on

Curso de introdução a Otimização de Sites para motos de Buscas, com ênfase no Google.

Published in: Education
  • Be the first to like this

Curso Básico de SEO

  1. 1. Gustavo Ramos Roque de Brito Analista em Marketing Digital E-mail: gustavo@grupog3brasil.com.br Skype: gustavo.g3brasilSEOOtimização de sites paramecanismos/motores de busca
  2. 2. Roteiro do Minicurso Aplicação Apresentação Palavras- usando chave, conco plataforma e Introdução Joomla e rrência Ferramentas O SEO é a ferramenta ideal para quem quer gerar tráfico sem gastar dinheiro!
  3. 3. O Que é SEO? Estudaremos o SEO especificamente para Google
  4. 4. Search Engine Optimization SEO significa "Search Engine Optimization", em português, Técnicas de Otimização para Motores/Mecanismos de Buscas. É um conjunto de técnicas que visam melhorar o posicionamento de um site em um mecanismo de busca. Estas técnicas visam compreender o funcionamento dos motores/mecanismos de buscas. Após a compreensão, adequaremos nosso site a estas técnicas.
  5. 5. Google Neste mini-curso iremos estudar especificamente o funcionamento do Google.Sites de buscas De acordo com este gráfico, apesar da pequena queda, o google ainda é responsável por 78% das pesquisas realizadas na internet
  6. 6. Público-alvoVeremos um pouco sobre a ferramenta“Netmarketshare”, ela nos possibilitadescobrir informações sobre os internautas.http://www.netmarketshare.com/
  7. 7. Escolhendo palavras-chaveAnalisando a concorrência Atinja o máximo de pessoas possíveis
  8. 8. Todo o trabalho de um bom analista em SEO inicia pela ESCOLHA DAS PALAVRAS-CHAVE
  9. 9. Escolha das palavras-chave http://www.google.com/insights/search/ http://www.google.com/trends/Estas ferramentas do Google nos possibilitam descobrir as tendências de palavras-chave relacionadas ao conteúdoque o site aborda, por região, por pesquisas mais comuns eainda nos disponibiliza as pesquisas recentes relacionadas ao termo pesquisado.
  10. 10. Uma vez escolhidas de 2 a 4 palavras-chave que descrevem bem o que nosso site aborda, precisamos voltar ao Google e ver como anda a concorrência para estas palavras, a fim de avaliar o grau de dificuldade que tera o nosso trabalho de o. Uma vez escolhidas nossas palavras-chave, vamos agora analisar como se comportam os sites melhores colocados relacionados a essasConcorrência no Google palavras.
  11. 11. Aplicando os conceitos básicosIremos aplicar os conceitos estudados até aqui no CMSJOOMLA, a melhor plataforma para se ranquear um siteatualmente.
  12. 12. SEO no JoomlaColoque, rapidamente seu site entre as primeiras páginas do Google
  13. 13. O CMS JOOMLA» CMS – “Content Management System” ou Sistema de Gerenciador de Conteúdo, é» Essencialmente, um CMS tem como objetivo facilitar a criação, edição, publicação e distribuição de informação. Imagine um CMS como um esqueleto de um web site, necessitando apenas que você preencha este esqueleto com conteúdo, que é a informação que você deseja compartilhar.» O Joomla (na minha opinião) é o melhor CMS quando se fala de SEO, mas ele sozinho não faz tudo. Aprenderemos agora alguns passos para aumentar e muito o seu SEO no Joomla.
  14. 14. É bem simples deixar as url’s do Joomla, amigáveis.> Configuração Global > Na lateral terá a caixa ”Configurações de SEO” nela habilite a opção URLs Amigáveis e a opção Adicionar sufixo de URL. Pronto seu site terá URL’s amigáveis. Vejamos um exemplo!
  15. 15. Metadados Primeiro configuraremos os metadados do site. > Configuração Global > Na caixa ”Configurações de Metadados” preencha corretamente os campos Meta Descrição Geral do Site, Palavras-chave Gerais do Site e Direitos do Conteúdo. ** Utilize das pesquisas feitas para o preenchimento destes campos.Nunca esquecer de Pronto suas configurações de metadadosconfigurar os iniciais estão prontas.metadados Praticamente em todo lugar do Joomla tem a “opções de metadados”, este espaço é o que faz do Joomla o melhor CMS para SEO, portanto, se você não configurá-los, você estará desperdiçando a melhor parte do CMS.
  16. 16. Gerar conteúdo e organizar seu site» Todo site que deseja ter um rankeamento rápido, deve ter um blog, ou galeria de notícias no site;» O conteúdo do blog, ou da galeria de notícias, tem que ser conteúdo único, conteúdo copiado de outro site NÃO GERA RANKEAMENTO. Usar categorias, de acordo com a importância para o cliente e não para a empresa;» Evitar as categorias de um único item;» Sempre que citar outro site, link a citação ao site de origem;» Nunca deixe ativo um link que não contenha conteúdo.
  17. 17. Ferramentas úteis? https://www.google.com/webmasters/ https://developers.google.com/pagespeed/ http://www.google.com/analytics/ http://www.alexa.comVamos navegar e aprender um pouco mais sobre a funcionalidade de cada uma!
  18. 18. Gustavo Ramos Roque de Brito Analista em Marketing Digital E-mail: gustavo@grupog3brasil.com.br Skype: gustavo.g3brasilObrigado! Perguntas?

×