Aula 9 / PA4 (2010/2) - Design Unisinos

645 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
645
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
30
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Aula 9 / PA4 (2010/2) - Design Unisinos

  1. 1. pa4 projetando narração (vídeo)
  2. 2. Long story short: • Cinema • Televisão Mudança -> ao vivo->gravação VÍDEO - VHS (para gravar e exibir) - DVDs, câmeras digitais - Vídeo encontra a Internet - Embed e browsers - Mobilidade
  3. 3. • Dois assassinos profissionais Vincent Veja (interpretado por John Travolta) e Jules Winnfiel (Samuel L. Jackson) - devem fazer cobrança para um gângster; Vincent é forçado a sair com a garota do chefe, Mia Wallace (Uma Thurman), temendo passar dos limites; enquanto isso, o boxeador Butch Coolidge (Bruce Willis) se mete em apuros por ganhar luta que deveria perder. Quentin Tarantino dirige esta homenagem à literatura pulp dos anos 40, contando uma história que envolve um gângster, um boxeador e dois assassinos profissionais.
  4. 4. Candê enfrenta Valentina, que ameaça a feirante. Fred se irrita com as acusações de Stela. Diogo comenta com Talarico que precisa ganhar a confiança da família de Totó, sem que Clara perceba. Gemma é hostil com Clara e Totó a repreende. Clara chora ao ver Totó e Felícia dançando. Sinval e Fátima têm sua primeira noite de amor. Chulepa e Lorena se beijam. Candê conta para Kelly que Valentina a denunciou por ter abrigado Amendoim. Agostina chora por causa de Berilo. Berilo sofre por ter perdido Jéssica e Agostina. Das Dores desmente Talarico com um comentário sobre Diogo e deixa Totó intrigado. Um estilista contradiz Fred ao falar com Melina sobre o evento de moda em Nova York. Mônica provoca Fátima. Arthurzinho incentiva Stela a se encontrar com Agnello. Totó quer que Agnello volte para a Itália. Noronha exige que Laura invada a sala de Mauro com ele e os dois são flagrados por Fred. Candê pede ajuda a Cavarzere e se revolta com a resposta do advogado. Diogo convence Gemma a lhe receber em sua casa. Agnello e Stela se encontram em um parque. Melina questiona Fred sobre sua viagem a Nova York. Candê procura um delegado..
  5. 5. • Chiquinha fica caçoando de Chaves, quando ele pega terra e joga no pirulito de Chiquinha e os dois começam a bater boca, quando eles param Chiquinha entra para sua casa e Chaves entra na casa da dona Florinda para recolher a terra, e começa a jogar a terra no pátio.Até que seu Madruga sai de casa e vai ver a terra derramada, até que quando Chaves vai jogar a terra no pátio ele acerta seu Madruga. E seu Madruga pega a terra do pátio e tenta jogar no Chaves que estava na casa de dona Florinda, dona Florinda o vê e quando vai bater nele Quico aparece e sem querer ela bate nele.
  6. 6. Sinopse ou storyline para cinema e vídeo é um resumo objetivo e impessoal da história em no máximo 5 linhas, no tempo presente, sem adjetivos, com o intuito de despertar o interesse em assistir o filme ou pela leitura do roteiro, pelo leitor ou produtor. (Duarte, 2003)
  7. 7. • Contar a história “O quê?” • Caracterizar os personagens “Quem?” • Contextualizar “Onde?”
  8. 8. 1º) Sinopse 2º) e/ou Argumento
  9. 9. Comer ci al “Economi z e Ener gi a – Cer vej a Quent e” * Homem chega ao bar , t i po bot eco. * Homem sent a. Homem: “ - Sol t a aquel a. Bem quent i nha, hei n! ” Gar çon: “ - Bem quent i nha! ” * Gar çon t r az a cer vej a. Homem ( enquant o Gar çon ser ve a cer vej a) : “ - Tá bem quent e?” Gar çon: “ - Est upi dament e quent e. ” * Homem t oma a cer vej a. * Homem est á acabando a cer vej a. Locut or : “ - Se você não economi zar ener gi a, sua vi da vai ser assi m. ” * Homem t er mi na a cer vej a. Homem: “ - Gar çon! Sol t a out r a. Bem quent e, hei n! ” * Gar çon i ndo embor a pr a buscar a cer vej a. Fade out do som. Logo da campanha e o Logo do Gover no Feder al .
  10. 10. Si nopse Ar gument o ( “ r ot ei r o” ) 3º ) Rot ei r o t écni co/ decupado
  11. 11. [cena 1: palácio] [Plano Médio] A loira levanta-se finalmente de seu trono, tocando seus pés descalços no tapete que tem as inscrições “Somos todos filhos de Josefino” {as inscrições não serão visíveis para o público}. Carmélia Morena veste uma camiseta do Mickey e nada mais.
  12. 12. St or yboar d “ Publ i ci t ár i o”
  13. 13. St or yboar d ci nemat ogr áf i co
  14. 14. Um r ot ei r o é uma nar r at i va, r epr esent ável pel o st or yboar d. • Com dr ama, humor , et c - ar gument os que l evam o espect ador a t omar uma deci são:
  15. 15. Um roteiro é uma boa história. • Com drama, humor ou com argumentos que levam o espectador a tomar uma decisão:
  16. 16. “QUERO SABER O QUE VEM DEPOIS”
  17. 17. ABSTRATO -> CONCRETO
  18. 18. O modelo dos “gregos”
  19. 19. • TESE -> PROVAS -> CALL TO ACTION ;) !;) ;)
  20. 20. O que está se tentando fazer de pertinente em vídeo online?
  21. 21. Não Aretuza, não.
  22. 22. Samsung – Follow your instinct
  23. 23. Sprint: waitless
  24. 24. Neon Bible – Arcade Fire • http://www.beonlineb.com/
  25. 25. Nike • http://www.nikesportswearstories.com
  26. 26. Chrome Experiments
  27. 27. Sony Google TV • http://discover.sonystyle.com/internettv/#/d emo-three
  28. 28. • Em duplas • Conhecer as limitações e potencialidades do ANIMOTO • Escrever a sinopse para um vídeo de 30´, tematizar algo trabalhado em alguma atividade como: • “Teoria do Design”, “Ateliê”, “Oficina 3D” • O vídeo não deve ser apenas composto de imagens em sequência aleatoriamente, a narrativa precisa provocar nossa atenção para acompanhar uma história, por mais abstrata ou simples que possa ser.

×