Diretrizes da disciplina de cirurgia bmf

1,183 views

Published on

DIRETRIZES DA DISCIPLINA DE CIRURGIA BMF

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,183
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Diretrizes da disciplina de cirurgia bmf

  1. 1. DIRETRIZES DA DISCIPLINA DE CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL Vestimentas Brancas obrigatória na clínica, com calça comprida e sapatos fechados. Jaleco obrigatório na clínica. Obrigatório o uso de EPIs no atendimento clínico. A pontualidade e a postura profissional serão cobradas em todas as clínicas. Quando terminar seu procedimento ou no caso de falta por parte do paciente, acompanhe os procedimentos que estão sendo realizados pelos colegas. Gorro não é chapéu nem boné, portanto deverá ser utilizado somente dentro do ambiente clínico. O mesmo ocorre com a máscara, que não é cachecol para ficar em volta do pescoço, nem brinco para ficar pendurada na orelha. Atenção especial à relação profissional-paciente: respeito com horários de seus pacientes, com o planejamento de seus casos e aspectos psicológicos dos pacientes. Tenha, sempre, muito cuidado com o patrimônio da Universidade. Os pertences dos alunos deverão ser guardados nos armários embaixo das pias da clínica ou na sala de armários. Separem os materiais e instrumentais antes do início da clínica. Atenção sempre aos cuidados com a limpeza, higiene e assepsia (esterilização, desinfecção e anti-sepsia) visando instrumental, material, ambiente e box. Manter o asseio e a paramentação.
  2. 2.  O uso de adornos fica proibido durante a execução das cirurgias. Manter a cadeia asséptica durante toda a intervenção. Atenção à seleção e disposição de instrumental na Mesa. O lixo foi feito para colocar o lixo DENTRO, e não à volta dele. Descarte os campos, aventais e embalagens de esterilização utilizadas nos lixos grandes situados no corredor da clínica. Antes de qualquer procedimento, desinfetar as superfícies das mesas e bandeja articulada com álcool ou spray desinfetante. Jamais descartar agulhas e lâminas contaminadas nas lixeiras convencionais, pois os servidores da limpeza poderão se ferir e assim serem contaminados!!!! Após a realização das cirurgias, deve-se realizar a sucção de soro fisiológico ou água por no mínimo um minuto. Caso não se realize este procedimento, os sugadores irão entupir. Nunca liberar o paciente “mordendo uma gaze”. Esta gaze, com certeza, será jogada na porta da Universidade. O paciente só deverá ser dispensado após o completo estancamento do sangramento. Estar atento sempre a todos os procedimentos pré e pós-operatório (anamnese, exames, planejamento e preenchimento de prontuários). A lavagem dos materiais deverá ocorrer somente após o final de todos os procedimentos. Reserve o material na pia de lavagem após a cirurgia. Os materiais deverão ser entregues para esterilização com um mínimo de cinco dias de antecedência.
  3. 3. SEQUÊNCIA CLÍNICA EM CIRURGIAS1. Lavagem das mãos do operador.2. Colocar máscara, gorro e óculos – Operador e auxiliar.3. Colocar avental no operador.4. Calçar luvas – apenas o operador.5. Colocar campo na mesa cirúrgica.6. Dispor os materiais e instrumentais na mesa cirúrgica.7. Montar a carpule e bisturi.8. Colocar o protetor do refletor.9. Cobrir a mesa cirúrgica com o campo fenestrado (campo do paciente).10. Chamar o paciente.11. Realizar a anti-sepsia intra e extra-oral.12. Colocar o campo fenestrado no paciente.13. Montar o sugador e caneta de alta rotação e vestir os odontoprotetores.14. Colocar sugador e alta rotação sobre o paciente.15. Lavagem das mãos – Auxiliar.16. Vestir o avental – Auxiliar.17. Calçar luvas – Auxiliar.

×