Apresentação disciplina de dentística restauradora 2012 1

5,115 views

Published on

Apresentação Disciplina de Dentística Restauradora 2012

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
5,115
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
57
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação disciplina de dentística restauradora 2012 1

  1. 1. Prof. Ms. Guilherme TerraProfa. Ms. Vanessa Ferriello
  2. 2. Objetivo Geral Possibilitar ao aluno o planejamento das atuações para os procedimentos restauradores diretos. Proporcionar visão para a indicação correta do procedimento de proteção do complexo dentino- pulpar. Proporcionar conhecimentos para a execução dos preparos cavitários e reconstruções com materiais restauradores diretos. Terra, G.
  3. 3. Objetivos Específicos Delimitar o espaço da Dentística Restauradora Plástica no contexto geral da Odontologia. Fornecer os subsídios para um desempenho adequado no exercício da Odontologia, como clínico generalista, na área de Dentística Restauradora Plástica. Terra, G.
  4. 4. Objetivos Específicos Detalhar as opções de planejamento que visam controle adequado da doença, reabilitação das seqüelas e manutenção dos resultados em longo prazo, de forma individualizada a cada paciente. Apresentar as diretrizes para a realização de restaurações plásticas, tanto nos aspectos de sua execução como da preservação da estrutura dentária. Terra, G.
  5. 5. Método de avaliação1º BimestreProva Teórica 1: peso 1Nota de Atividades práticas: peso 1Média Bimestral: Prova Teórica 1 + Nota Prática 1 22º BimestreProva Teórica 2: peso 1Nota de Atividades práticas: peso 1Média Bimestral: Prova Teórica 2 + Nota Prática 2 2Média Final: Nota 1º Bimestre + Nota 2º Bimestre 2Exame: Média Final + Nota do Exame 2 Terra, G.
  6. 6. Método de avaliação Divulgação das Notas O aluno deverá alcançar média 6,0, necessitando ounão da nota do exame. A nota do primeiro bimestre será divulgadanormalmente. A nota do segundo bimestre só será divulgada após oexame. Todos os alunos deverão fazer o exame!!! Terra, G.
  7. 7. Normas da disciplina Roupa branca obrigatória na clínica, com calça comprida e sapatos fechados. Jaleco obrigatório na clínica. Obrigatório o uso de EPIs no atendimento clínico. A pontualidade e a postura profissional serão avaliadas todas as clínicas.
  8. 8. Normas da disciplina Gorro não é chapéu nem boné, portanto deverá ser utilizado somente dentro do ambiente clínico. O mesmo ocorre com a máscara, que não é cachecol para ficar em volta do pescoço, nem brinco para ficar pendurada na orelha. O uso de adornos fica proibido durante a execução dos procedimentos.
  9. 9. Normas da disciplina O lixo foi feito para colocar o lixo DENTRO, e não à volta dele. Antes de qualquer procedimento, desinfetar as superfícies com álcool 70° ou spray desinfetante.
  10. 10. JAMAIS DESCARTAR MATERIAIS PÉRFURO-CORTANTES NAS LIXEIRAS CONVENCIONAIS, POIS OS SERVIDORES DA LIMPEZA PODERÃO SE FERIR! Terra, G.
  11. 11. Normas da disciplina A marcação, remarcação e possível desmarcação dos pacientes em tratamento é de inteira responsabilidade do aluno. Cada aluno deverá ter uma agenda onde os pacientes deverão ser marcados. Fiquem atentos ao cronograma.  O aluno deverá ter sempre em mãos o telefone do paciente para qualquer eventualidade.
  12. 12. Normas da disciplina O aluno deverá ter o planejamento do que irá fazer em todos os pacientes antes de cada clínica.  O planejamento deverá ser afixado na parede do box contendo o nome do paciente, do aluno, o procedimento a ser realizado e os principais materiais e instrumentais que serão utilizados.  Os planejamentos deverão ser entregue aos professores ao final de cada clínica.
  13. 13. Planejamento Data: 12/03/2012. Paciente: Fulano de Tal Aluno: José da Silva Procedimento: Restauração em R.C. no elemento 36, classe I. Materiais: Resina composta, sistema adesivo e CIV. Instrumentais: Kit acadêmico, material para isolamento absoluto, cureta de dentina, kit clínico, espátula de inserção, Microbrush, placa de vidro e espátula 36, pincéis para escultura e material para acabamento e polimento.
  14. 14. Normas da disciplina Todos os materiais solicitados na lista deverão estar junto ao aluno, dentro da clínica.  Os materiais que não estão planejados o seu uso deverão ficar dentro dos armário embaixo das pias. Atestados, receituários e encaminhamento médico deverão ser realizados em duas vias carbonadas, uma para o paciente e outra para o prontuário.  Os receituários que contenham medicamentos controlados deverão ser realizados em 3 vias carbonadas.
  15. 15. Normas da disciplina Todos e qualquer procedimento deverá ser anotado na ficha clínica do paciente.  Ficha clínica da Cirurgia (exclusiva da disciplina de Cirurgia)  Ficha de procedimentos clínicos (Destinada a todos os procedimentos realizados nos pacientes, em qualquer disciplina) Todos os procedimentos anotados nas fichas deverão ser assinados pelos professores.
  16. 16. Avaliação Prática do Aluno Horário de chegada e saída do laboratório. Asseio e paramentação. Cuidados com a limpeza, higiene e organização visando instrumental, material, ambiente e box. Seleção e disposição de instrumental e material. Aplicação das técnicas indicadas para cada procedimento. Qualidade do trabalho clínico. Terra, G.
  17. 17. Prof. Ms. Guilherme Terra drguilhermeterra@yahoo.com.brwww.profguilhermeterra.blogspot.com/

×