Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
GRANDEZAS E 
MEDIDAS 
CADERNO 06 
PARTE 02
EXPLORANDO GRANDEZAS E MEDIDAS 
EM AÇÕES COTIDIANAS
IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA 
MEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE 
CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA 
E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA 
Segun...
IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA 
MEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE 
CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA 
E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA 
Lopes...
IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA 
MEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE 
CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA 
E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA 
Lopes...
IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA 
MEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE 
CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA 
E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA 
Lopes...
A partir da exploração da leitura Coletar dados, e organizar numa 
planilha de dados. Montar um gráfico (caixas de fósforo...
Organize um momento em que as crianças discutam 
sobre essas diferenças. Proponha que estabeleçam 
uma unidade de medida c...
PEÇA QUE A TURMA RECOLHA EM CASA ALGUMAS 
EMBALAGENS CONTENDO INFORMAÇÕES SOBRE PESO, 
PREÇO E QUANTIDADE PESADA DO PRODUT...
COMPRIMENTO 
• EMPARELHAR AS VARETAS COM UMA DE SUAS 
EXTREMIDADES APOIADAS EM UMA MESA E 
COMPARAR AS OUTRAS DUAS EXTREMI...
Área 
• SUPERPOR UMA FIGURA SOBRE A OUTRA.SE 
ELA COUBER NO INTERIOR DA OUTRA, 
ENTÃO SUA ÁREA É A MENOR DAS DUAS.SE 
AS F...
Pensar no contexto de atuação, refletindo 
sobre situações culturais e cotidianas do 
município relacionadas a formas de 
...
Sistematizando 
• NO TRABALHO É FUNDAMENTAL MANTER A REFERÊNCIA AO 
USO DE PARTES DO CORPO NO PROCESSO DE MEDIÇÃO, AO 
USO...
TRABALHO EM GRUPO 
 Destacar as 
potencialidades 
pedagógicas da literatura 
para o trabalho com a 
dimensão grandezas e ...
CONHECENDO OUTRAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS
As medidas de comprimento 
permitem abordar um conjunto 
de problemas que envolvam 
situações de medição. Algumas 
dessas ...
A altura da girafa com diferentes unidades de medidas (canudos, 
plásticos, palitos de picolé, etc.) 
UNIDADE PADRÃO 
Fina...
Sistematização: 
• Por tudo isso, o professor pode encontrar nas grandezas 
e medidas um campo fértil de aplicações da Mat...
Referências 
• Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: 
Grandezas e Medidas / Ministério da Educação, 
Secretari...
NOSSO CALENDÁRIO DE OUTUBRO 
D 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª S 
1 2 3 4 
5 6 7 8 9 10 11 
12 13 14 15 16 17 18 
19 20 21 22 23 24 25 
26 ...
02/10/2014 Profª Gr@ç@ 26
DIA 18/10/2014 (?) 
02/10/2014 Profª Gr@ç@ 27
Pnaic 2014-Caderno 6-Grandezas e Medidas-2
Pnaic 2014-Caderno 6-Grandezas e Medidas-2
Pnaic 2014-Caderno 6-Grandezas e Medidas-2
Pnaic 2014-Caderno 6-Grandezas e Medidas-2
Pnaic 2014-Caderno 6-Grandezas e Medidas-2
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Pnaic 2014-Caderno 6-Grandezas e Medidas-2

8,122 views

Published on

APRESENTAÇÃO

Published in: Education
  • Be the first to comment

Pnaic 2014-Caderno 6-Grandezas e Medidas-2

  1. 1. GRANDEZAS E MEDIDAS CADERNO 06 PARTE 02
  2. 2. EXPLORANDO GRANDEZAS E MEDIDAS EM AÇÕES COTIDIANAS
  3. 3. IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA MEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA Segundo Lopes (2006, p. 03) “desde muito cedo a criança já está exposta num ambiente em que se estabelecem relações mediadas pela linguagem. Assim, a linguagem matemática, expressa em linguagem materna, também faz parte do contexto da criança.”
  4. 4. IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA MEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA Lopes (2006, p.02) pontua que “em relação a literatura infantil é importante ressaltar que a língua materna nela expressa exige e estimula a capacidade de interpretação de diferentes situações, o que também é uma habilidade essencial para um melhor desempenho em Matemática.”
  5. 5. IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA MEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA Lopes (2006, p. 02) afirma que “existe ainda o aspecto lúdico presente no ler e contar histórias que pode ir mobilizando as crianças e estimulando-as a envolver-se em desafios propostos, desenvolvendo assim a capacidade de analisar, formular hipóteses, questionar, interpretar, quantificar. Enfim, organizar-se em busca de soluções.”
  6. 6. IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA MEDIAÇÃO SIGNIFICATIVA DE CONHECIMENTOS DA LÍNGUA MATERNA E DA LINGUAGEM MATEMÁTICA Lopes (2006 p. 02) ressalta que “os momentos de contar história devem permitir a criança participar, criar situações problemas e resolver, visto que, quando ela é parte ativa do conto precisa reelaborar as situações a serem apresentadas familiarizando-se com o vocabulário matemático.” Explorando as potencialidades pedagógicas da literatura no vocabulário matemático.
  7. 7. A partir da exploração da leitura Coletar dados, e organizar numa planilha de dados. Montar um gráfico (caixas de fósforos,folha quadriculada etc.) • Os personagens fazem medições para decidir quem vai ficar com o pêssego. Utilizando critérios de comparação de altura, de peso e outros parâmetros EXPLORAR: SÍMBOLO, UNIDADES DE MEDIDA, SUPERFÍCIE, GRANDEZAS DE MEDIDAS.
  8. 8. Organize um momento em que as crianças discutam sobre essas diferenças. Proponha que estabeleçam uma unidade de medida comum e determinem quantas vezes essa unidade "cabe" em determinados objetos. Proponha que, em grupos, as crianças discutam os procedimentos utilizados para saber quais têm o mesmo tamanho, e organize uma discussão entre os procedimentos mais adequados e rápidos para resolver essa questão (se os alunos souberem escrever, você pode propor que registrem suas conclusões nos pequenos grupos e depois socializem com os demais).
  9. 9. PEÇA QUE A TURMA RECOLHA EM CASA ALGUMAS EMBALAGENS CONTENDO INFORMAÇÕES SOBRE PESO, PREÇO E QUANTIDADE PESADA DO PRODUTO.
  10. 10. COMPRIMENTO • EMPARELHAR AS VARETAS COM UMA DE SUAS EXTREMIDADES APOIADAS EM UMA MESA E COMPARAR AS OUTRAS DUAS EXTREMIDADES. CAPACIDADE • ENCHER COMPLETAMENTE UMA DAS GARRAFAS COM UM LÍQUIDO E DESPEJAR O CONTEÚDO NA OUTRA. • VERIFICAR SE SOBRA OU FALTA LÍQUIDO PARA O PREENCHIMENTO DA SEGUNDA GARRAFA. MASSA • UTILIZAR UMA BALANÇA DE DOIS PRATOS. OS PRATOS DABALANÇA FICARÃO EQUILIBRADOS, SE OS OBJETOS TIVEREM A MESMA MASSA. CASO UM DOS OBJETOS TENHA MASSA MAIOR, O SEU PRATO FICARÁ MAIS BAIXO.
  11. 11. Área • SUPERPOR UMA FIGURA SOBRE A OUTRA.SE ELA COUBER NO INTERIOR DA OUTRA, ENTÃO SUA ÁREA É A MENOR DAS DUAS.SE AS FIGURAS COINCIDIREM POR SUPERPOSIÇÃO, ELAS POSSUEM A MESMA ÁREA. tempo • SE DOIS ALUNOS COMEÇAM UMA TAREFA NO MESMO MOMENTO, QUEM TERMINAR PRIMEIRO GASTOU UM TEMPO MENOR DO QUE O COLEGA.
  12. 12. Pensar no contexto de atuação, refletindo sobre situações culturais e cotidianas do município relacionadas a formas de medir; Se apropriar da perspectiva da Etnomatemática, com vistas a incorporação nas práticas de atividades que estejam articuladas com as formas de vida, com a cultura dos sujeitos que compõem a comunidade onde a escola está inserida.
  13. 13. Sistematizando • NO TRABALHO É FUNDAMENTAL MANTER A REFERÊNCIA AO USO DE PARTES DO CORPO NO PROCESSO DE MEDIÇÃO, AO USO E A CRIAÇÃO DE JOGOS, BEM COMO À DISCUSSÃO SOBRE TEXTOS DE LITERATURA QUE TRAZEM ELEMENTOS DO MUNDO DAS MEDIDAS. AS MEDIDAS NÃO DEVEM SER VISTAS APENAS COMO UM CONTEÚDO ESCOLAR DE MATEMÁTICA QUE SE DEVE OBRIGATORIAMENTE CONHECER, AO CONTRÁRIO, A ESCOLA DEVERÁ NOS AJUDAR A PERCEBER O QUANTO USAMOS DE MEDIDAS NO DIA A DIA, ABRINDO POSSIBILIDADES DE TORNARMOS ESSE USO O MAIS AMPLO POSSÍVEL. (PAULO FIGUEIREDO LIMA E PAULA MOREIRA BALTAR BELLEMAIN- COLEÇÃO EXPLORANDO O ENSINO DE MATEMÁTICA)
  14. 14. TRABALHO EM GRUPO  Destacar as potencialidades pedagógicas da literatura para o trabalho com a dimensão grandezas e medidas e sobre quais direitos de aprendizagem podem ser contemplados dentro dessa dimensão.
  15. 15. CONHECENDO OUTRAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS
  16. 16. As medidas de comprimento permitem abordar um conjunto de problemas que envolvam situações de medição. Algumas dessas situações podem ser resolvidas por comparação direta, pelo simples "golpe de vista" ou por sobreposição. Isso acontece, por exemplo, quando duas crianças se colocam lado a lado para saber qual é a mais alta. Outras situações exigem a utilização de intermediários e obrigam a medir utilizando alguma unidade de medida que pode não ser convencional (como pés, palmos ou passos, por exemplo).
  17. 17. A altura da girafa com diferentes unidades de medidas (canudos, plásticos, palitos de picolé, etc.) UNIDADE PADRÃO Finalizar com Jogo barras e Medidas .Pois o jogo poderá facilitar aprendizado e a fixação do noção de medida, quantidade, equivalência trabalhando com o raciocínio lógico e com a noção espacial. Agrupamento de 10 em 10, contagem etc. (Material de fácil confecção).
  18. 18. Sistematização: • Por tudo isso, o professor pode encontrar nas grandezas e medidas um campo fértil de aplicações da Matemática às práticas sociais e isso o ajudará a responder à inquietação legítima de nossos alunos quando nos questionam sobre o porquê desses conhecimentos matemáticos serem ensinados. Mas cabe à escola e ao docente resgatar e valorizar os conhecimentos que a criança traz de sua vivência extraescolar, enriquecê-los com outras experiências e conduzir o processo de sistematização progressiva desses conhecimentos. (Ampliar as discussões com texto pág. 7-11. Caderno 6 )
  19. 19. Referências • Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Grandezas e Medidas / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. – Brasília: MEC, SEB, 2014.80 p. • Matemática : Ensino Fundamental / Coordenação João Bosco Pitombeira Fernandes de Carvalho Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2010.248 p. : il. (Coleção (Coleção Explorando o Ensino ; v. 17) ;(Capítulo 8-Grandezas e medidas -Paulo Figueiredo Lima e Paula Moreira Baltar Bellemain).
  20. 20. NOSSO CALENDÁRIO DE OUTUBRO D 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª S 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 DIA 04 NÃO HAVERÁ ENCONTRO MOTIVO: ELEIÇÕES 02/10/2014 Profª Gr@ç@ 25
  21. 21. 02/10/2014 Profª Gr@ç@ 26
  22. 22. DIA 18/10/2014 (?) 02/10/2014 Profª Gr@ç@ 27

×