Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
DILATAÇÃO TÉRMICA
Profa. Gizella Menezes
Dilatação Térmica: mudanças nas
dimensões de um corpo, quando sofrem
variações de temperatura.
Dilatação dos Sólidos
•Line...
QUESTÕES
• Quando se soldam duas partes de um corpo que se
fragmentou, é necessário que o material utilizado na
solda tenh...
APLICAÇÃO
Lâmina bimetálica
A
B
θ = 20 ºC
θ > 20 ºC
Utilizado em alguns
aparelhos, como o
ferro elétrico de
passar (termos...
EXERCÍCIOS
1.(PUC-SP) A tampa de zinco de um frasco de vidro
agarrou no gargalo de rosca externa e não foi possível
soltá-...
2. (UFU-MG) Uma ponte de aço tem 1000 m de
comprimento. O coeficiente de dilatação linear do aço é
de 11 x 10-6 o
C-1
. Qu...
4. (UFAC) A uma dada temperatura, um pino ajusta-se
exatamente em um orifício de uma chapa metálica. Se
somente a chapa fo...
6. Uma estatueta de ouro foi aquecida de 25 o
C a 75
o
C, observando-se um aumento de 2,1 cm3
em seu
volume. Sendo 14 x 10...
8. Um posto recebeu 5000 l de gasolina num dia em
que a temperatura era de 35 o
C. Uma onda de frio
provocou uma queda de ...
Dilatação Térmica
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×
Upcoming SlideShare
Dilatação térmica aula
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

1

Share

Download to read offline

Dilatação Térmica

Download to read offline

Exercícios e questões envolvendo a Dilatação Térmica!

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Dilatação Térmica

  1. 1. DILATAÇÃO TÉRMICA Profa. Gizella Menezes
  2. 2. Dilatação Térmica: mudanças nas dimensões de um corpo, quando sofrem variações de temperatura. Dilatação dos Sólidos •Linear •Superficial •Volumétrica Dilatação dos Líquidos
  3. 3. QUESTÕES • Quando se soldam duas partes de um corpo que se fragmentou, é necessário que o material utilizado na solda tenha coeficiente de dilatação de valor próximo ao do material que constitui o corpo que está sendo colado. Por que? • Quando o dentista obtura uma cárie, ele deve utilizar um material que tenha um coeficiente de dilatação próximo ao do material do dente. Por que? • Para desatarrachar a tampa metálica que não quer sair de um vasilhame de vidro, recomenda-se colocá-la sob a água quente da torneira. Por que?
  4. 4. APLICAÇÃO Lâmina bimetálica A B θ = 20 ºC θ > 20 ºC Utilizado em alguns aparelhos, como o ferro elétrico de passar (termostato) αA > αB
  5. 5. EXERCÍCIOS 1.(PUC-SP) A tampa de zinco de um frasco de vidro agarrou no gargalo de rosca externa e não foi possível soltá-la. Sendo os coeficiente de dilatação linear do zinco e do vidro, respectivamente, iguais a 30 x 10-6 o C-1 e 8,5 x 10-6 o C-1 , como proceder? Justifique sua resposta. Temos à disposição um caldeirão com água quente e outro com água gelada.
  6. 6. 2. (UFU-MG) Uma ponte de aço tem 1000 m de comprimento. O coeficiente de dilatação linear do aço é de 11 x 10-6 o C-1 . Qual é a expansão da ponte, quando a temperatura sobe de 0 o C para 30 o C? 3. (UFV-MG) Uma barra de alumínio com 10,000 m de comprimento a 20 o C tem seu comprimento elevado para 10,022 m, quando aquecida à temperatura de 120 o C. Determine o coeficiente de dilatação térmica linear do alumínio, em o C-1 .
  7. 7. 4. (UFAC) A uma dada temperatura, um pino ajusta-se exatamente em um orifício de uma chapa metálica. Se somente a chapa for aquecida, verifica-se que: a) o pino não mais passará pelo orifício. b) o pino passará facilmente pelo orifício. c) o pino passará sem folga pelo orifício. d) tanto a como c poderão ocorrer. e) nada do que foi dito ocorre. 5. (UFU-MG) Um orifício numa panela de ferro, a 0 o C, tem 5 cm2 de área. Se o coeficiente de dilatação linear do ferro é de 1,2 x 10–5 o C-1 , qual será a área desse orifício a 300 o C?
  8. 8. 6. Uma estatueta de ouro foi aquecida de 25 o C a 75 o C, observando-se um aumento de 2,1 cm3 em seu volume. Sendo 14 x 10-6 o C-1 o coeficiente de dilatação linear do ouro, qual era o volume inicial do dessa estatueta? 7. Quando aquecemos um recipiente completamente cheio de líquido, este transborda. O volume de líquido transbordado mede a dilatação: a) relativa do líquido. b) do líquido mais a do recipiente. c) aparente do líquido. d) absoluta do líquido. e) absoluta do recipiente.
  9. 9. 8. Um posto recebeu 5000 l de gasolina num dia em que a temperatura era de 35 o C. Uma onda de frio provocou uma queda de temperatura para 15 o C, que durou alguns dias, o suficiente para que a gasolina fosse totalmente vendida. Se o coeficiente de dilatação volumétrica da gasolina é igual a 11 x 10-4 o C- 1 , determine o prejuízo, em litros, sofrido pelo dono do posto.
  • anagmatufpa

    Apr. 16, 2019

Exercícios e questões envolvendo a Dilatação Térmica!

Views

Total views

1,199

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

5

Actions

Downloads

35

Shares

0

Comments

0

Likes

1

×