Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Como escrever para bancários e outros especialistas

1,689 views

Published on

Apresentação demonstra boas práticas ao redigir textos e notícias para um público especializado, mais especificamente os colaboradores do setor bancário.

Published in: Business
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Como escrever para bancários e outros especialistas

  1. 1. Como escrever notícias para bancários (e outros especialistas) Giorgio Dal Molin Agosto, 2008
  2. 2. Como escrever notícias para bancários É diferente escrever notícias para especialistas? 2
  3. 3. Como escrever notícias para bancários Mais ou menos... 3
  4. 4. Assim como uma pessoa “normal”, o especialista tende a: Ler somente aquilo que o interessa; Fazer leitura dinâmica; Desprezar textos longos, especialmente em internet / intranet, a menos que seja útil para si; Se irritar com assuntos repetidos; Buscar entretenimento e utilidade com suas leituras.
  5. 5. Mas, então, o que interessa ao bancário, especificamente? Sou individualista! Eu quero vender! Quero saber mais Me informe sobre sobre meus o mercado, me de benefícios, argumentos e me carreira, fale algo que eu qualidade de vida Fernando Castro, não sei! analista de negócios e negócios! Cláudio Barbosa, gerente de relacionamento Que tal me dizer Brother, pára de se tem algo por aí falar sobre banco! que ameace Quer algo legal? minha rotina? Faz uma Ou se é lenda que cobertura sobre o salto alto dá time da agência! Fabiana Pereira, varizes? Everton Ramos, caixa de banco atendente da Financeira 5
  6. 6. Resumindo... Informe sobre a bolha, mas não esqueça de dizer o que ocorre fora dela. Alguém pode me dizer o que está acontecendo aí fora? 6
  7. 7.  Como contentá-los sem perder a credibilidade e sem divergir sobre os interesses da Organização? o No jornalismo, há técnicas para isso:  A popular Pirâmide Invertida;  Utilizar com eficiência o lead e, sempre que necessário, um “nariz de cera informativo”;  Conquistar o leitor com uma linguagem leve e, na medida do possível, literária.
  8. 8. E quando eu utilizo cada uma dessas técnicas?
  9. 9. Pirâmide Invertida o O que é?  É um conceito jornalístico onde as informações mais importantes constam nos primeiros parágrafos. A seqüência do texto segue a prioridade de informações, afunilando as menos importantes para o final do texto.
  10. 10. Pirâmide Invertida o Ideal para notícias de:  Mercado Financeiro e Economia. o Pode ser combinada com:  Notícias em geral. o Inadequada para:  Perfis.
  11. 11. Lead (introdução direta) o O que é?  É o primeiro parágrafo de uma notícia ou reportagem, onde devem constar as informações mais importantes e responder às seis perguntas base da comunicação: O que? Quem? Quando? Onde? Por quê? Como?.
  12. 12. Lead (introdução direta) o Ideal para notícias de:  Produtos e Serviços;  Notícias de Mercado;  Comunicados e Acontecimentos. o Pode ser combinado com:  Matérias Especiais;  Notícias em Geral. o Inadequado para:  Perfis.
  13. 13.  Nariz de Cera Informativo o O que é?  O Nariz de Cera, por si, foi taxado como pejorativo, por ser considerado uma introdução sem importância para o resto do texto.  Contudo, quando combinado com o lead, consta as informações principais do texto em uma linguagem mais leve e agradável, a fim de cativar o leitor.
  14. 14.  Nariz de Cera Informativo o Ideal para notícias de:  Premiações e Inaugurações;  Realizações de áreas;  Políticas internas; Matérias Especiais. o Pode ser combinado com:  Notícias em geral, especialmente internas o Inadequado para:  Notícias de Mercado Financeiro e Economia.
  15. 15. Jornalismo Literário o O que é?  É um estilo jornalístico que possui uma linguagem diferenciada, próxima à literatura. Pode ser utilizado em primeira pessoa. Um exemplo clássico de jornalismo literário é o livro A Sangue Frio, de Truman Capote.  Combinado com outras variações do jornalismo, pode ser útil a qualquer veículo de comunicação, como internet/intranet, jornais e revistas e até mesmo rádio e TV.
  16. 16. Jornalismo Literário o Ideal para:  Perfis;  Matérias Especiais. o Deve ser combinado com:  Notícias em geral;  Realizações de áreas (uso de personagens). o Inadequado para:  Notícias de Mercado;  Notícias de Produtos.
  17. 17. Como escrever notícias para bancários Entretanto, é preciso tomar alguns cuidados... 17
  18. 18. Oriente-se!  Conscientize-se de que você nunca vai agradar a todos! O público bancário é heterogêneo.  Uns sabem muito, outros não sabem nada. Portanto: não subestime-os e, principalmente, não superestime-os. Alguns (ou boa parte) nem sabem a atual taxa Selic. 18
  19. 19. Oriente-se!  Empresa não é clube de futebol! Notícias que enaltecem o orgulho da organização devem ser feitas com moderação. 19
  20. 20. Oriente-se!  Notícias servem para transformar a cultura da Empresa. Não se assuste se os interesses da área solicitante forem diferentes do leitor. Na maioria das vezes é uma questão estratégica. 20
  21. 21. Oriente-se!  Lide com frustrações! É preciso saber a hora de lutar pelo correto e a de submeter-se às ordens de cima. 21
  22. 22. Oriente-se!  A todo momento, temos que escrever sobre coisas que nunca ouvimos falar. Vá a fundo e conheça-as. Não se deixe levar pela superficialidade da pauta. Acredite: é possível quebrar padrões. 22
  23. 23. Lembre-se: Uma língua afiada é a única ferramenta que melhora com o uso constante! Washington Irving, intelectual e escritor americano (1783-1859) 23
  24. 24. Obrigado! 24

×