Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

NR's RESUMIDAS

17,292 views

Published on

Um resumo das Normas Regulamentadoras mostrando o principal foco de cada uma das normas.

Fonte: http://sst-informe.blogspot.com.br

Para obter o arquivo, entre em contato no endereço do blog: http://sst-informe.blogspot.com.br/

Deixe sua mensagem e forma de contato

Atenciosamente,
Gilsimar Marques

NR's RESUMIDAS

  1. 1. NR 1 - DISPOSIÇÕES GERAIS Estabelece as disposições gerais das Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho. IMPOSIÇÃO > Responsabilidades solidárias do empregador e do empregado no cumprimento das normas; obriga a informação aos empregados das medidas de segurança; permite que representantes dos trabalhadores acompanhem a fiscalização do Ministério do Trabalho.
  2. 2. NR 2 - INSPEÇÃO PRÉVIA Estabelece o Certificado de Aprovação de Instalações antes de um estabelecimento iniciar suas atividades. IMPOSIÇÃO > Todo estabelecimento novo deve solicitar o CAI e as etapas do projeto devem ser comunicadas ao MTE para acompanhamento.
  3. 3. NR 3 - EMBARGO E INTERDIÇÃO Estabelece os mecanismos de intervenção da Auditoria Fiscal em situação de grave e iminente risco de acidente do trabalho ou de doença ocupacional para o trabalhador. IMPOSIÇÃO > Paralisação de máquinas, equipamentos ou obra ( Parcial ou Total ).
  4. 4. NR 4 - SESMT Estabelece parâmetros para o pessoal técnico para a gestão dos riscos de acordo com o porte da empresa ( Grau de Risco x Nº de Empregados ). IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de manter pessoal técnico para gestão dos riscos.
  5. 5. NR 5 - CIPA Estabelece parâmetros para o dimensionamento de equipe dos empregados responsável pela gestão dos riscos nos ambientes de trabalho. IMPOSIÇÃO > Eleição e escolha de representantes dos empregados e do empregador; Relatórios de Reuniões Regulares; Elaboração do Mapa de Riscos; colaborar na elaboração dos Programas ( PCMSO e PPRA ); promover campanhas ( SIPAT ).
  6. 6. NR 6 - EPI Estabelece parâmetros para o dimensionamento, fabricação, importação, cadastramento, uso, restauração e treinamento dos equipamentos de proteção individual e específicos aos riscos nos ambientes de trabalho ( lista de EPI’s ). IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de aposição do CA ( Certificado de Aprovação ), fornecimento, treinamento, e para uso e reposição dos EPI’s por parte da empresa.
  7. 7. NR 7 - PCMSO Estabelece critérios e metodologia para elaboração de um Programa de Saúde Ocupacional integrado ao Projeto de Gestão de Riscos na empresa . IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de realizar exames médicos nos trabalhadores e de manter pessoal técnico para gestão dos riscos em articulação com outras NR’s.
  8. 8. NR 8 - EDIFICAÇÕES Estabelece requisitos técnicos mínimos que devem ser observados nas edificações, para garantir segurança e saúde aos trabalhadores . IMPOSIÇÃO > Utilização de materiais que garantam adequada proteção; dimensionamento de estruturas que facilitem a circulação de pessoas, cargas e materiais com segurança e conforto dos trabalhadores.
  9. 9. NR 9 - PPRA Estabelece critérios para elaboração de um Programa de identificação e controle dos riscos nos ambientes de trabalho integrado ao Projeto de Gestão de Riscos na empresa. IMPOSIÇÃO > Elaboração do Programa ( PPRA ) para Gestão de Riscos, de acordo com a metodologia de projetos, devendo ser acompanhado pelo SESMT e articulado a outras NR’s, principalmente o PCMSO.
  10. 10. NR 10 - INSTALAÇÕES E SERVIÇOS ELÉTRICOS Estabelece os parâmetros para garantia da segurança no trabalho nas diversas etapas do projeto de instalações em serviços de eletricidade. IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de obediência a normas técnicas prevendo-se a proteção inclusive de usuários e terceiros.
  11. 11. NR 11 - TRANSPORTE, MOVIMENTAÇÃO, ARMAZENAGEM E MANUSEIO DE MATERIAIS Estabelece os requisitos de segurança para operação de elevadores, guindastes, transportadores industriais e máquinas transportadoras. IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de obediência a normas técnicas para o trabalho com cada tipo de material.
  12. 12. NR 12 - SEGURANÇA NO TRABALHO EM  MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Estabelece as condições a serem obedecidas nos locais de trabalho onde se instalam máquinas e equipamentos, enfatizando os conceitos de fase de utilização e sistemas de segurança. IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de obediência a normas técnicas para proteção do trabalhador na utilização de máquinas e equipamentos, priorizando a proteção coletiva e a organização do trabalho e observando as qualificações e a capacitação dos trabalhadores.
  13. 13. NR 13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSÃO Disposições gerais de segurança para os trabalhos relacionados com Caldeiras e Vasos de Pressão. IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de obediência a normas técnicas para proteção de riscos e qualificação profissional no funcionamento, operação e manutenção desses equipamentos.
  14. 14. NR 14 - FORNOS Disposições gerais de segurança para os trabalhos relacionados com Fornos. IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de obediência a normas técnicas para proteção de riscos no trabalho, incluindo agravos ao meio ambiente, relativamente à construção, instalação, funcionamento e manutenção de fornos.
  15. 15. NR 15 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES INSALUBRES Classificação pericial das atividades cujo tempo de exposição e limite de tolerância ao risco caracterizam situações capazes de desenvolver doença ocupacional. IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de levantar os riscos no ambiente de trabalho, qualitativa ou quantitativamente utilizando instrumental técnico específico e de pagamento de adicional de insalubridade aos trabalhadores de forma temporária ou contínua de acordo com o resultado da Perícia.
  16. 16. NR 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS Classificação pericial e qualitativa de atividades consideradas perigosas ( combustível, explosivo e eletricidade ) que podem desenvolver acidentes graves. IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de realizar levantamento de atividades e áreas de riscos nos ambientes de trabalho utilizando instrumental técnico e específico e pagamento de adicionais de forma temporária ou contínua de acordo com a Perícia específica.
  17. 17. NR 17 - ERGONOMIA Parâmetros para a adaptação das condições de trabalho às características psicofisiológicas dos trabalhadores. IMPOSIÇÃO > Realização de Análise Ergonômica para a prevenção de riscos nos ambientes de trabalho.
  18. 18. NR 18 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção. IMPOSIÇÃO > Elaboração do Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção ( PCMAT ) contemplando as exigências do PPRA da NR-9.
  19. 19. NR 19 - EXPLOSIVOS Adoção de normas técnicas oficiais, de legislação militar e de ações de responsabilidade técnica e da CIPA, incluindo capacitação de trabalhadores. IMPOSIÇÃO > Fabricação, depósito, utilização, transporte, tráfego, armazenagem e comercialização de explosivos.
  20. 20. NR 20 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO  COM INFLAMÁVEIS E COMBUSTÍVEIS Estabelece requisitos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis. IMPOSIÇÃO > Obrigatoriedade de obediência a normas técnicas para proteção do trabalhador e a organização do trabalho, observando as qualificações e a capacitação dos trabalhadores manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.
  21. 21. NR 21 – TRABALHO A CÉU ABERTO Diretrizes para o abrigo, alojamento e condições sanitárias para trabalhadores sob intempéries. IMPOSIÇÃO > Construção de abrigos, alojamento, poço e fossas; obediência a normas técnicas de saúde pública.
  22. 22. NR 22 - SEGURANÇA E SAÚDE OCUPACIONAL NA MINERAÇÃO  Estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Mineração (incluindo uso de explosivos, comunicação e sinalização). IMPOSIÇÃO > Elaboração de uma CIPA específica (CIPAMIN) e do Programa de Gerenciamento de Riscos semelhante ao PPRA da NR-9.
  23. 23. NR 23 - PROTEÇÃO CONTRA INCÊNDIOS Estabelece parâmetros para proteção contra incêndios nos ambientes de trabalho. IMPOSIÇÃO > Estruturação de medidas de proteção, sinalização, equipamentos de combate, saídas para evasão e disponibilidade de pessoal adestrado.
  24. 24. NR 24 - CONDIÇÕES SANITÁRIAS E DE CONFORTO NOS LOCAIS DE TRABALHO  Estabelece os requisitos a serem observados para a higiene e conforto nos locais de trabalho. IMPOSIÇÃO > Construção e adequação de instalações sanitárias, banheiros, vestiário, cozinhas, refeitórios, alojamento, limpeza, higiene e fornecimento de água potável.
  25. 25. NR 25 - RESÍDUOS INDUSTRIAIS Estabelece requisitos para a eliminação de resíduos sólidos, líquidos e gasosos dos ambientes de trabalho, com respeito ao meio ambiente. IMPOSIÇÃO > Dar ciência ao MTE das medidas de tratamento e liberação de resíduos dos ambientes de trabalho em consonância com as legislações Municipais, Estaduais e Federais.
  26. 26. NR 26 - SINALIZAÇÃO DE SEGURANÇA Fixa as cores que devem ser usadas nos locais de trabalho para segurança de ambientes, materiais e prevenção de acidentes. IMPOSIÇÃO > Emprego de cores, rótulos, palavras e medidas preventivas de acordo com normas oficiais ( ABNT, GSH ).
  27. 27. NR 27 - REGISTRO PROFISSIONAL DO TST Estabelece os requisitos para o exercício profissional do Técnico de Segurança do Trabalho. IMPOSIÇÃO > Requerimento ao MTE do Registro por parte de profissionais apresentando documentos que comprovem a qualificação necessária.
  28. 28. NR 28 - FISCALIZAÇÕES E PENALIDADES Estabelece as intervenções resultantes da Auditoria Fiscal, relativamente às Notificações, Autos de Infração, bem como termos de Embargo e Interdição, especificando o valor das multas por descumprimento das NR’s. IMPOSIÇÃO > Penalidades fiscais calculadas em UFIR, de acordo com a graduação da infração, qualificadas nas ementas das respectivas NR’s.
  29. 29. NR 29 - SEGURANÇA E SAÚDE  NO TRABALHO PORTUÁRIO Regular a proteção obrigatória contra acidentes e doenças profissionais, facilitar os primeiros socorros a acidentados e alcançar as melhores condições possíveis de segurança e saúde aos trabalhadores portuários. IMPOSIÇÃO > Organizar um Serviço Especializado em Segurança e Saúde no Trabalho Portuário ( SESSTP ), desenvolver Planos ( PCE- Plano de Controle de Emergência, PAM-Plano de Ajuda Mútua ), e os Programas das NR-7 ( PCMSO ) e NR-9 ( PPRA ) específicos do trabalho portuário.
  30. 30. NR 30 - SEGURANÇA E SAÚDE NO  TRABALHO AQUAVIÁRIO Regula a proteção do trabalho em plataformas e embarcações comerciais e industriais nacionais e estrangeiras. IMPOSIÇÃO > Organizar o Grupo de Saúde e Segurança no Trabalho a bordo dos navios mercantes ( GSSTB ) para a elaboração de procedimentos visando à proteção dos trabalhadores e do meio ambiente.
  31. 31. NR 31 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO NA  AGRICULTURA, PECUÁRIA, SILVICULTURA,  EXPLORAÇÃO FLORESTAL E AQUICULTURA Estabelece diretrizes de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho, segundo as especificidades de cada área. IMPOSIÇÃO > Organizar um Serviço Especializado de Técnicos e uma CIPA especializada para o trabalho rural.
  32. 32. NR 32 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO  EM SERVIÇOS DE SAÚDE Estabelece as diretrizes para a promoção da segurança e saúde nos estabelecimentos prestadores de serviços em saúde, incluindo profissionais de ensino e pesquisa em todos os níveis de complexidade. IMPOSIÇÃO > Elaborar os Programas das NR-7 ( PCMSO ) e NR-9 ( PPRA ) priorizando os riscos biológicos; realizar capacitação permanente através de educação continuada dos trabalhadores, bem como vacinação gratuita.
  33. 33. NR 33 - SEGURANÇA E SAÚDE NO  TRABALHO EM ESPAÇOS CONFINADOS Estabelece as diretrizes para a promoção da segurança e saúde nos espaços não projetados para ocupação humana contínua, com limitações de ventilação, remoção de contaminantes e de entrada e saída de pessoas. IMPOSIÇÃO > Adoção de medidas técnicas e administrativas para limitar o acesso de trabalhadores, criar procedimentos de resgate e monitorar o ambiente e a saúde individual dos trabalhadores.
  34. 34. NR 34 - CONDIÇÕES E MEIO AMBIENTE DE TRABALHO NA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO  E REPARAÇÃO NAVAL Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção à segurança, à saúde e ao meio ambiente de trabalho nas atividades da indústria de construção e reparação naval. IMPOSIÇÃO > Atribui responsabilidades e elaboração de documentos de segurança (APR e PT) por parte de trabalhadores com capacitação e treinamento.
  35. 35. NR 35 - TRABALHO EM ALTURA Estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. IMPOSIÇÃO > Elaboração de análise de risco e permissão para trabalho em altura, capacitação e treinamento bem como procedimentos de resgate (respostas a emergência).
  36. 36. NR 36 - SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO EM EMPRESAS DE ABATE E PROCESSAMENTODE CARNES E DERIVADOS Estabelece os requisitos mínimos para avaliação, controle e monitoramento dos riscos nas atividades desenvolvidas na indústria de abate e processamento de carne e derivados, enfatizando os aspectos ergonômicos para a proteção dos trabalhadores. IMPOSIÇÃO > Desenvolver o PCMSO e o PPRA em articulação com a NR-17 ( Ergonomia ) e elaborar um Plano de Resposta a Emergências no caso de vazamento de amônia.
  37. 37. http://sst-informe.blogspot.com.br

×