Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.
Upcoming SlideShare
What to Upload to SlideShare
Next
Download to read offline and view in fullscreen.

Share

[EBOOK] Toda empresa virou uma empresa de TI

Download to read offline

A transformação digital ganhou uma aceleração ainda maior nas empresas devido ao incremento do trabalho remoto e da necessidade de comunicação com os clientes pelos canais digitais.

Para realizar essa transformação rápida as empresas adoram alguns caminhos entre os mais comuns:

A aquisição de softwares como serviços (SaaS);
A aquisição de startups em um movimento de spin-in;
E a aceleração de projetos já existentes.

Neste cenário, novas competências precisam ser desenvolvidas, pois a transformação digital sofrida trouxe consigo uma necessidade de visão arquitetônica do todo, na administração dos novos ativos criados e no domínio de novas tecnologias como cloud, microsserviços, APIs, containers em conjunto com a necessidade de integração com os sistemas corporativos.

Conheça alguns pontos chaves que sua empresa precisa desenvolver para atender as necessidades como uma empresa de tecnologia.

Confira uma prévia deste material:

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all

Related Audiobooks

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to like this

[EBOOK] Toda empresa virou uma empresa de TI

  1. 1. [EBOOK] Jornada Cloud Toda empresa virou uma empresa de TI
  2. 2. 2 “No futuro, Toda empresa deve virar uma empresa de tecnologia, bem vindo ao futuro!”
  3. 3. 3 INTRODUÇÃO A transformação digital ganhou uma aceleração ainda maior nas empresas devido ao incremento do trabalho remoto e da necessidade de comunicação com os clientes pelos canais digitais. Os processos de negócio que eram executados muitas vezes em formatotradicionalequeasempresaseramreticen- tes a trazer para o mundo digital foram forçados a transformarem-se para os meios digitais. Para realizar essa transformação rápida as empresas adoram alguns caminhos entre os mais comuns: a aquisição de softwares como serviços (SaaS), a aquisição de startups em um movimento de spin-in para trazer inovação ou a aceleração de projetos já existentes. No caso da aquisição SaaS muitas vezes contra- tados diretamente pelas áreas de negócio, a TI da empresa é desafiada pelo risco de criação de uma “Shadow IT” que pode crescer de forma desorde- nada e sem uma governança sobre esses ativos. A respeito da aquisição de startups, o desafio é compatibilizar o conhecimento dos times para que sejam capazes de absorver, evoluir e sustentar as novas tecnologias que muitas vezes possuem um stack tecnológico diferente do atual. Finalmente, a aceleração de projetos já existentes, transformou a área de TI, que ainda era vista como suporte, rapida- menteem“corebusiness”.Porestarazão,aempresa mesmo que tradicional foi forçada a se posicionar também como uma empresa de tecnologia com o desafio de acelerar sua transformação digital. O uso de cloud também se tornou cada vez mais latente.
  4. 4. 4 Um dado relevante é que hoje, “93% dos negócios já usam a nuvem de alguma forma.” A cloud trouxe uma nova perspectiva para a TI com rápida mobilização para iniciar os projetos, porém um desafio em administrar os custos dessas inicia- tivas gerando visibilidade de consumo das clouds através de um billing adequado além da necessi- dade de uma arquitetura projetada para cloud que permita utilizar de seus recursos para otimizar o consumo dos recursos e por consequência os custos. Leia mais >
  5. 5. 5 DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DA TI Neste cenário, novas competências precisam ser desenvolvidas, pois a transformação digital sofrida trouxe consigo uma necessidade de visão arquite- tônica do todo, na administração dos novos ativos criados e no domínio de novas tecnologias como cloud, microsserviços, APIs, containers em conjun- to com a necessidade de integração com os sistemas corporativos. Citamos aqui alguns pontos chaves que as empresas precisam desenvolver competências para se conseguir atender às necessidades do negócio como uma empresa de tecnologia.
  6. 6. 6 1. Desenvolver as capacidades de arquitetura Este é um ponto chave para a administração dos novos ativos de tecnologia. É necessário inventariar o ecossistema digital de aplicações e aplicativos utilizados pela sua organização e descobrir princi- palmente aqueles que estão ocultos ou são contratados diretamente pelas áreas usuárias. Neste inventário não basta apenas registrar a sua existência,mascompreendercompletamenteoseu contexto geral como o stack tecnológico, seguran- ça, monitoramento, auditoria, contingenciamento, resiliêncianecessáriaparaonegócio,alémdebackup e retenção das informações. A partir deste inventário será gerado um plano de ação de curto prazo buscando trazer estes ativos para um controle mínimo da TI. Com foco em médio e longo prazo, é necessário entender como aquele novo software atende ao seu negócio, como também eventuais sobreposições com outros softwares e as integrações necessárias para que o mesmo não gere descontinuidade nos processos de negócio. Neste contexto pode ser utilizado notações de arquitetura como por exemplo o Archimate. O Archimate é mais que um desenho gráfico pois gera um modelo. Os softwares que a implemen- tam, constroem o modelo a partir de um desenho, e permitem análises por diferentes pontos de vista. Saiba mais sobre Archimate >
  7. 7. MAIS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS! ACESSE TODOS OS NOSSOS MATERIAIS PARA DOWNLOAD São muitos conteúdos feitos pelos nossos especialistas para você! VER TUDO > FAÇA O DOWNLOAD PARA ACESSAR A VERSÃO COMPLETA!

A transformação digital ganhou uma aceleração ainda maior nas empresas devido ao incremento do trabalho remoto e da necessidade de comunicação com os clientes pelos canais digitais. Para realizar essa transformação rápida as empresas adoram alguns caminhos entre os mais comuns: A aquisição de softwares como serviços (SaaS); A aquisição de startups em um movimento de spin-in; E a aceleração de projetos já existentes. Neste cenário, novas competências precisam ser desenvolvidas, pois a transformação digital sofrida trouxe consigo uma necessidade de visão arquitetônica do todo, na administração dos novos ativos criados e no domínio de novas tecnologias como cloud, microsserviços, APIs, containers em conjunto com a necessidade de integração com os sistemas corporativos. Conheça alguns pontos chaves que sua empresa precisa desenvolver para atender as necessidades como uma empresa de tecnologia. Confira uma prévia deste material:

Views

Total views

130

On Slideshare

0

From embeds

0

Number of embeds

99

Actions

Downloads

0

Shares

0

Comments

0

Likes

0

×