Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

[EBOOK] Cenários encontrados em empresas sem atuação de arquitetura corporativa e de TI

A ausência de profissionais de Arquitetura ou de pessoas que executam suas funções, ainda que com outros títulos, contribui na criação de um ambiente de trabalho confuso.

Isso pode ser identificado quando existe o sentimento em que não se sabe exatamente onde a empresa deseja chegar.

Se sua empresa se encontra neste cenário, e precisa de ajuda na atuação dos arquitetos ou em sua evolução, é importante que ações de direcionamento estejam presentes na sua lista para a sua transformação digital.

Confira uma prévia deste material!

Related Books

Free with a 30 day trial from Scribd

See all
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

[EBOOK] Cenários encontrados em empresas sem atuação de arquitetura corporativa e de TI

  1. 1. [EBOOK] Cenários encontrados em empresas sem atuação de arquitetura corporativa e de TI
  2. 2. 2 INTRODUÇÃO Estamos vivendo um momento único dentro das empresas. Apesar de possíveis crises em mercados específicos, todos estão à procura da sua transfor- mação, tentando descobrir ou definir quais serão as soluções que determinarão o futuro de seus negócios. Aqueles que procuram definir como serão os novos mercados estão mais abertos a inovação e aos seus respectivos riscos. Isso acontece porque apenas uma pequena parte das empresas que investem em novas definições, é que conseguirão resultados positivos. De forma alternativa, outras empresas buscam descobrir o mais rápido possível as definições que estão sendo feitas pelo mercado, para que iniciem um processo de adequação e alinhamento. Como exemplo, observe a quantidade de soluções de banco digitais existente no mercado atualmen- te. Eles preencheram uma lacuna importante, permitindo a abertura de contas para pessoas desbancarizadas, e se posicionaram como alternati- vas a grandes bancos. Contudo, dentro do nicho de bancos digitais, não é tão fácil identificar as diferen- ças entre todas as opções, e isso se deve ao fato de boa parte da evolução tecnológica estar atrelada somente à busca de adequação. Esta busca por adequação, não apenas nos casos de novas definições de produtos e serviços, é normal- mente chamada de Transformação Digital.
  3. 3. 3 De acordo com pesquisa realizada pelo Gartner em 2021, com 1877 CIOs, houve um aumento na expectativa em relação a agregação de valor estratégico da área de TI junto aos seus líderes de negócio, visando a evolução e o reposicionamento das empresas perante o mercado. O percentual de 80% desta expectativa reforça a atuação conjunta que TI deve ter com as áreas de negócio da empresa. Este cenário é naturalmente reforçado em cenário de crise, como o que vivemos em 2020 e 2021. Líderes de Negócios solicitando à TI coisas mais estratégicas e de maior valor Mudanças na TI devido ao COVID-19 Porcentagem de entrevistados relatando um aumento 80% 79% 79% Mudanças na TI esperadas em 2021 Porcentagem de entrevistados esperando um aumento 75% 70% 67% Top – Empresas Líderes (16%) Typical – Empresas Padrão (73%) Trailing – Empresas Seguindo (11%)
  4. 4. 4 Com uma análise mais detalhada sobre o compor- tamento destas empresas, é possível identificar aquelas que possuem uma visão ampla apoiada com uma estrutura de arquitetura ou não, e é isso que irá conferir a seguir. ARQUITETO OU ENGENHEIRO EMPRESARIAL? Primeiramente é importante destacar algumas confusões comuns no mercado. Normalmente, empresas que possuem atividades de transformação digital possuem profissionais nomeados como arquitetos ou nomeados como engenheiros. Não é o objetivo aqui explanar sobre a etimolo- gia dos termos em busca de um entendimento conceitual, mas sim dizer que mesmo com nomeações imprecisas, estes profissionais são peças importantes na evolução do desenvolvimen- to de soluções internas. Em ambos os casos, o objetivo é dar condições para que as equipes de desenvolvimento ou times ágeis interligados com as áreas de negócios, consigam ter maior facilidade na evolução das soluções e na implementação de suas ideias. O auxílio na distribuição das ações do planejamen- to estratégico, identificação de novas tecnologias e a participação na criação de desenhos de soluções, são parte das atividades normalmente desempenhadas por estes profissionais.
  5. 5. FAÇA O DOWNLOAD PARA ACESSAR A VERSÃO COMPLETA! QUER ACESSAR OS OUTROS MATERIAIS PARA DOWNLOAD? São muitos conteúdos feitos pelos nossos especialistas para você! VER TUDO >

×