SlideShare a Scribd company logo
1 of 65
Download to read offline
CONSUMISMO Trabalho realizado no âmbito da disciplina de área de projecto, orientado pelo professor Manuel José, pelos alunos do 12ºH (Grupo1): 	Ana Sousa nº1 		Bernardo Almeida nº4 		Gabriel Gonzaga nº9 		Hugo Machado nº10
Tratamento dos inquéritos
No início do século XX, os Estados Unidos da América viviam um período de prosperidade e de pleno desenvolvimento.
No entanto, a partir de 1925, a economia Norte-Americana começou a enfrentar sérias dificuldades.
Dois motivos que despoletaram a crise: ,[object Object]
   A recuperação dos países europeus, logo após a 1ª Guerra Mundial, fez com que potenciais compradores de bens produzidos nos Estados Unidos reduzissem o consumo drasticamente, devido à recuperação das suas economias.,[object Object]
Uma crise de superprodução foi originada pela contínua produção e falta de consumidores.
Em consequência, as indústrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando ainda mais a crise.
A crise acabou por chegar ao mercado de acções. Volumes elevados de transacções eram intervalados com breves períodos de subida de cotações e recuperação, ocasionando o Crash.
Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos ao exterior e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.
Para solucionar a crise, Franklin Roosevelt, Presidente Norte-Americano, propôs mudar a política de intervenção americana.
Se antes o Estado não interferia na economia, deixando tudo fluir conforme o mercado, agora passaria a intervir constantemente.
O resultado desta decisão foi a criação de grandes infra-estruturas, fundos de apoio a desempregados, assistência a trabalhadores, concessão de empréstimos, entre outros.
Assim, os Estados Unidos conseguiram retomar seu crescimento económico de forma gradual, tentando esquecer a crise.
Concluindo, toda esta CRISE foi provocada pelo CONSUMISMO.
Os Americanos quiseram aproveitar o espírito consumista para aumentar drasticamente a produtividade e, lógicamente, os lucros.
Contudo, os seus grandes mercados diminuiram consideravelmente a procura, o que despoltou uma enorme acomulação de excedentes.
Essa acomulação de excedentes não podia ser escoada apenas no mercado Americano, o que levou muitas empresas a dificuldades financeiras e logisticas.
Um efeito bola-de-neve foi então desencadeado. Os seus efeitos foram alarmantes para todo o mundo.
Assim o Consumismo não afecta apenas quem o pratica, mas toda a sociedade mundial, através de todos os actos gerados apartir desta generalização.
A Publicidade RedBull dá-te asas Impossible IsNothing Just do it Drinkcoke Drink 7 upwithFidoDido Faz-se nos alpes,desfaz-se na boca Ask for more Faz uma pausa MercedesBenz Ferrari Segue oque sentes Mais perto do que é importante
O Que é a Publicidade? 	Publicidade designa qualquer mensagem impressa ou difundida, cujo objectivo seja o de divulgar e persuadir, com fins comerciais, uma ideia, um produto ou serviço, uma marca ou uma organização junto de um determinado mercado-alvo.
Estratégias Publicitárias: Promover a singularidade: Produtos com elevada qualidade; Produtos com preços económicos; Produtos inovadores …
Meios Publicitários: A Publicidade, e consequente propaganda quer à satisfação de necessidades quer à manipulação do público alvo, é feita, essencialmente, através da televisão, internet, rádio e imprensa (jornais, revistas, etc):
A Televisão: Apesar de relativamente recente, a televisão é dos meios publicitários que mais nos influencia: Dependendo do horário, consegue atrair todo o tipo de público (permitindo promover qualquer tipo de produto) Combina o efeito áudio da rádio com o visual da imprensa.  Utilizada como objecto de companhia permite a publicidade involuntária
A Internet Fenómeno recente mas já de aceitação generalizada. Mesmo assim, não se pode dizer que seja o tipo de publicidade mais frequente. Aumento exponencial do número de pequenos anúncios quer em sites patrocinados  “pop-ups” que nos direccionam ao site oficial do produto. Os e-mail são uma forma particular de publicidade na internet pois é necessário que quem recebe o e-mail o tenha divulgado. 
A Rádio: Centra o seu pico de utilização na população activa mais propriamente nas viaturas particulares e em locais de trabalho com música de fundo. As suas principais vantagens são: Gratuitidade, portanto, acessível a toda a gente, a facilidade de utilização, já que permite outras ocupações em simultâneo e, essencialmente, a grande interactividade emissor-receptor. Gera-se publicidade com um tom íntimo e personalizado que cativa os ouvintes.
A Imprensa: A imprensa utiliza anúncios de tamanhos variados à base de textos, fotografias e figuras onde cor, logótipos e slogans são fulcrais para despertar ou não o interesse do leitor. Esta chega hoje a todas as classes sociais com jornais e revistas de carácter nacional, regional ou local.
O Cinema: Hoje em dia, todos os minutos antecedentes a um filme são reservados para publicidades a outros filmes e a anúncios particulares. Também na generalidade dos filmes e séries é possível identificar fortes campanhas publicitárias a roupas, carros, bebidas, etc.
Mensagem Publicitária: Podemos dizer que hoje a publicidade está em todo o lado quase que piscando-nos o olho. Ninguém imagina o mundo hoje sem publicidade. As imagens atraentes e as palavras insinuantes convidam-nos a imaginar, por momentos, a nossa vida com o que está a ser anunciado.  A publicidade é, assim, a arte de seduzir, de convencer e, por isso, nada num anúncio acontece por acaso…
Estratégias e características Publicitárias Aspiração à felicidade e bem-estar,  Vaidade,  Sexualidade,  Princípio do menor esforço,  Gosto pela economia, Necessidade de certeza com testemunhos reais garantindo a plena satisfação do consumidor ou, somente, o total apoio ao cliente Sensibilidade, Ambiente familiar,  Criação de personagem.
Cada anúncio publicitário deve: despertar a atenção, criar interesse, estimular desejo, permitir a memorização E, FUNDAMENTALMENTE provocar a acção (aquisição).
Elementos fulcrais de um anúncio:: a marca, como elemento fundamental; a imagem, que deve “prender” o olhar; o slogan, que deve ser original, conciso, fácil de memorizar e capaz de despertar a simpatia da marca; o texto de argumentação, que dá a credibilidade ao anúncio, deve apontar as vantagens da aquisição do produto e a sua superioridade.
Hoje, o conceito de riqueza em vez de assentar no princípio de acumulação de capital, passou a assentar no princípio do consumo. Ou seja, a evolução da sociedade está dependente, sobretudo, da evolução do consumo. Quanto mais determinada a consumir estiver a sociedade mais lucro terá e mais riqueza obterá. MAS MAIS RECUSROS DESPERDIÇARÁ!!
	O consumismo e, logo, a exagerada publicidade aos produtos e fomentação do consumo levam e continuarão a levar o homem para a sua destruição e, até, para a destruição do mundo!!
“À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.” Álvaro de Campos, in ODE TRIUNFAL
A origem da crise actual Subprime Crédito à habitação de alto risco  Destinado a uma fatia da      população com rendimentos      mais baixos e com uma situação      económica mais instável.  Única garantia exigida nestes      empréstimos é o imóvel.  Segmento do mercado de crédito      exclusivo dos EUA.
Como surgiu o ‘subprime’? O ‘subprime’ surge quando: A Reserva Federal norte-americana  começa a baixar as taxas de juro para  estimular o mercado imobiliário.  A criação de emprego e o investimento  empresarial estavam em níveis baixos e a  taxa de juro descia para 1%.  As várias instituições bancárias deixaram de  ser tão exigentes nas condições requeridas  para conceder créditos.
Conclusão: Quando a reserva federal começa a subir de novo os juros o problema instala-se.  Juros altos + Queda dos preços das casas Famílias sem capacidade para saldar as suas dívidas.
Como se dá o contágio para a Europa? Mercados interligados       Bancos e fundos europeus com investimentos em produtos das instituições norte-americanas que operam no segmento ‘subprime’. Levam a crise de liquidez na Europa.
Solução Injecção de capital por parte do BCE. Os bancos solicitam ao BCE o   empréstimo de determinado montante para fazer face às necessidades de liquidez.     O BCE analisa a gravidade da situação     faz o empréstimo com uma taxa de     juro baixa.      A injecção de capital tem o objectivo de       assegurar as condições normais dos       mercados, e assegurar a robustez da zona euro.
A crise a longo prazo A injecção de capital do BCE não resolve todo o problema.      Tudo depende do grau de exposição dos bancos ao mercado norte-americano.      Se a falta de confiança se alastrar ao resto dos mercados de crédito, as consequências poderão adquirir uma dimensão muito gravosa
O crescimento económico mundial está ameaçado?     Bancos congelam activos  Prova da grandiosa seriedade do problema       Os problemas do sistema financeiro acabam por se reflectir na economia:      		1.Os bancos centrais são confrontados com a necessidade de restringir as condições de concessão de crédito.                            2.Famílias e empresas são afectadas com consequente quebra do consumo e do investimento.
Como é que Portugal foi afectado? A crise no mercado hipotecário dos EUA leva a que, em Portugal, o sector financeiro suspenda os seus fundos expostos ao segmento de ‘subprime’.      Cotação dos fundos: ParvestDynamic ABS       BNP Paribas ABS Euribor                             BNP Paribas ABS Eoniapor Estes fundos são distribuídos pelo Banco Best, Barclays,  ActivoBank    …   Mas estas instituições não revelaram ainda quantos clientes foram afectados.
Porque se afundam as bolsas europeias? Venda de acções de forma maciça pois temem o surgimento de novos sintomas que ponham em causa o funcionamento do sistema financeiro global.      Naturalmente as acções dos bancos são as mais castigadas.
Padrões de Consumo Padrões de Consumo são modelos específicos, comuns a determinados grupos sociais, a que o consumo obedece.
Factores explicativos Económicos: Extra-económicos: Rendimento dos consumidores; Preço dos bens; Inovação tecnológica; Idade; Sexo; Moda; Publicidade; Localização geográfica; Tradição
Rendimento dos consumidores Fonte: INE
Preço dos bens Fonte: Diário Económico
Inovação Tecnológica Os novos bens, tecnologicamente mais sofisticados, apresentavelmente mais atractivos, leva a um aumento da capacidade aquisitiva dos consumidores.
Idade Fonte: INE
Sexo Fonte: DECO
Moda Pode condicionar a capacidade de escolha, ao criar motivações desajustadas das necessidades efectivas do indivíduo.
Publicidade
Localização geográfica Fonte: INE
Tradição Influencia os modos de vida das populações Traduz um hábito adquirido por gerações sucessivas Dificulta a inovação, a mudança e a modernidade.
Conclusão: Após a execução deste trabalho, podemos afirmar que o consumismo é uma tendência bastante recente. Este tem por base o egocentrismo do Homem e, embora de origem americana, rapidamente se alastrou à Europa e ao resto do mundo com o contributo das técnicas de publicidade e marketing.
O consumismo está na base das mudanças mais profundas a que a sociedade actual assistiu afectando directamente todos os países desenvolvidos e as suas relações com o resto do mundo. Por sua vez, este fenómeno definiu modos de vida, comportamentos sociais e o modo de organização dos alicerces das economias mundiais.
Conselhos para um consumo responsável Para colaborarmos todos num consumo mais responsável temos que começar por reduzir o consumo excessivo. Se o nosso acto de consumo For reflectido podemos mudar os nossos hábitos, tendo como base algumas etapas que nos colocam várias interrogações.
Antes de comprar No momento da compra O que é que preciso ou quero exactamente? Que opções tenho para satisfazer essanecessidade ou desejo?  De certeza que tenhoque comprar para conseguir o que quero? Como posso gastar menos quantidadedesse produto? Quais são os meios de produção e materiais mais ecológicos para o fabrico deste produto?  Quem são os fabricantes das diferentes marcas do produto? Quem o vende?  Que outros negócios tem?  No que é que investe e a quem financia?  A que classe de sociedade faz tender o seu modelo empresarial?
Enquanto o uso ou consumo Quando acabei de consumir O que posso fazer para que cause o menor impactopossível quando se converta em resíduo?  Como tenho que cuidar o produto enquanto o usopara que dure o máximo tempo possível e assimconsumir menos e gerar menos resíduos?
Agradecimentos: Ao Professor Manuel José pela colaboração na elaboração do nosso trabalho; À DECO, em especial à responsável Tatiana Mendonça e ao jurista André Regueiro; Ao 12ºH; Aos alunos e professores da escola que colaboraram na elaboração dos inquéritos; Ao Professor Raul e à direcção da escola, pela ajuda nos contactos com a DECO

More Related Content

Viewers also liked

Viewers also liked (6)

A sociedade de consumo
A sociedade de consumoA sociedade de consumo
A sociedade de consumo
 
Sociedade De Consumo
Sociedade De ConsumoSociedade De Consumo
Sociedade De Consumo
 
Consumismo
ConsumismoConsumismo
Consumismo
 
Globalização e sociedade de consumo
Globalização e sociedade de consumoGlobalização e sociedade de consumo
Globalização e sociedade de consumo
 
Sociedade De Consumo
Sociedade De ConsumoSociedade De Consumo
Sociedade De Consumo
 
Consumismo
ConsumismoConsumismo
Consumismo
 

Similar to Consumismo e crises econômicas

Capas de-resvistas-atuais-1224097238017293-9
Capas de-resvistas-atuais-1224097238017293-9Capas de-resvistas-atuais-1224097238017293-9
Capas de-resvistas-atuais-1224097238017293-9Aléxia Fortes
 
Crise de 29
Crise de 29Crise de 29
Crise de 29CSD
 
CRISES FINANCEIRAS E PANDEMIAS 3 SERIE.pptx
CRISES FINANCEIRAS E PANDEMIAS 3 SERIE.pptxCRISES FINANCEIRAS E PANDEMIAS 3 SERIE.pptx
CRISES FINANCEIRAS E PANDEMIAS 3 SERIE.pptxIracemaCristinaFerna
 
O Que é Uma Bolha Imobiliária? Por Josi Gomes Barros - CAB Consultores
O Que é Uma Bolha Imobiliária? Por Josi Gomes Barros - CAB ConsultoresO Que é Uma Bolha Imobiliária? Por Josi Gomes Barros - CAB Consultores
O Que é Uma Bolha Imobiliária? Por Josi Gomes Barros - CAB ConsultoresRonaldo Tenório
 
Como surgiu a crise econômica mundial
Como surgiu a crise econômica mundialComo surgiu a crise econômica mundial
Como surgiu a crise econômica mundialletieri11
 
Crise Subprime 171008
Crise Subprime 171008Crise Subprime 171008
Crise Subprime 171008guest55f91d
 
4º crise financeirainternacionalunicamp
4º   crise financeirainternacionalunicamp4º   crise financeirainternacionalunicamp
4º crise financeirainternacionalunicampclaudio alfonso
 
A tragédia do euro
A tragédia do euroA tragédia do euro
A tragédia do euroAngela Rojo
 
Café com Lojistas 28/04/2016 - Comportamento do Consumidor | Palestrante: Lui...
Café com Lojistas 28/04/2016 - Comportamento do Consumidor | Palestrante: Lui...Café com Lojistas 28/04/2016 - Comportamento do Consumidor | Palestrante: Lui...
Café com Lojistas 28/04/2016 - Comportamento do Consumidor | Palestrante: Lui...Sindilojas Porto Alegre
 
Geo globalização 9º
Geo  globalização 9ºGeo  globalização 9º
Geo globalização 9ºAna Wronski
 
Globalização Econômica - Internacionalização da Economia
Globalização Econômica - Internacionalização da EconomiaGlobalização Econômica - Internacionalização da Economia
Globalização Econômica - Internacionalização da EconomiaWicthor Cruz
 
Os dez anos de crise – ganhadores e perdedores
Os dez anos de crise – ganhadores e perdedoresOs dez anos de crise – ganhadores e perdedores
Os dez anos de crise – ganhadores e perdedoresGRAZIA TANTA
 

Similar to Consumismo e crises econômicas (20)

CURSO DE ATUALIDADES INICIO
CURSO DE ATUALIDADES INICIOCURSO DE ATUALIDADES INICIO
CURSO DE ATUALIDADES INICIO
 
Capas de-resvistas-atuais-1224097238017293-9
Capas de-resvistas-atuais-1224097238017293-9Capas de-resvistas-atuais-1224097238017293-9
Capas de-resvistas-atuais-1224097238017293-9
 
Crise de 29
Crise de 29Crise de 29
Crise de 29
 
A crise financeira mundial 2008
A crise financeira mundial   2008A crise financeira mundial   2008
A crise financeira mundial 2008
 
Crise 1929
Crise 1929Crise 1929
Crise 1929
 
CRISES FINANCEIRAS E PANDEMIAS 3 SERIE.pptx
CRISES FINANCEIRAS E PANDEMIAS 3 SERIE.pptxCRISES FINANCEIRAS E PANDEMIAS 3 SERIE.pptx
CRISES FINANCEIRAS E PANDEMIAS 3 SERIE.pptx
 
O Que é Uma Bolha Imobiliária? Por Josi Gomes Barros - CAB Consultores
O Que é Uma Bolha Imobiliária? Por Josi Gomes Barros - CAB ConsultoresO Que é Uma Bolha Imobiliária? Por Josi Gomes Barros - CAB Consultores
O Que é Uma Bolha Imobiliária? Por Josi Gomes Barros - CAB Consultores
 
Como surgiu a crise econômica mundial
Como surgiu a crise econômica mundialComo surgiu a crise econômica mundial
Como surgiu a crise econômica mundial
 
Tendências de marketing
Tendências de marketing Tendências de marketing
Tendências de marketing
 
Crise Subprime 171008
Crise Subprime 171008Crise Subprime 171008
Crise Subprime 171008
 
Trendwatching 3 4
Trendwatching 3 4Trendwatching 3 4
Trendwatching 3 4
 
Trendwatching 3 4
Trendwatching 3 4Trendwatching 3 4
Trendwatching 3 4
 
4º crise financeirainternacionalunicamp
4º   crise financeirainternacionalunicamp4º   crise financeirainternacionalunicamp
4º crise financeirainternacionalunicamp
 
Economia 2008
Economia 2008Economia 2008
Economia 2008
 
A tragédia do euro
A tragédia do euroA tragédia do euro
A tragédia do euro
 
Café com Lojistas 28/04/2016 - Comportamento do Consumidor | Palestrante: Lui...
Café com Lojistas 28/04/2016 - Comportamento do Consumidor | Palestrante: Lui...Café com Lojistas 28/04/2016 - Comportamento do Consumidor | Palestrante: Lui...
Café com Lojistas 28/04/2016 - Comportamento do Consumidor | Palestrante: Lui...
 
Geo globalização 9º
Geo  globalização 9ºGeo  globalização 9º
Geo globalização 9º
 
Globalização Econômica - Internacionalização da Economia
Globalização Econômica - Internacionalização da EconomiaGlobalização Econômica - Internacionalização da Economia
Globalização Econômica - Internacionalização da Economia
 
Crise 29 e 2008
Crise 29 e 2008Crise 29 e 2008
Crise 29 e 2008
 
Os dez anos de crise – ganhadores e perdedores
Os dez anos de crise – ganhadores e perdedoresOs dez anos de crise – ganhadores e perdedores
Os dez anos de crise – ganhadores e perdedores
 

Consumismo e crises econômicas

  • 1. CONSUMISMO Trabalho realizado no âmbito da disciplina de área de projecto, orientado pelo professor Manuel José, pelos alunos do 12ºH (Grupo1): Ana Sousa nº1 Bernardo Almeida nº4 Gabriel Gonzaga nº9 Hugo Machado nº10
  • 3.
  • 4. No início do século XX, os Estados Unidos da América viviam um período de prosperidade e de pleno desenvolvimento.
  • 5. No entanto, a partir de 1925, a economia Norte-Americana começou a enfrentar sérias dificuldades.
  • 6.
  • 7.
  • 8. Uma crise de superprodução foi originada pela contínua produção e falta de consumidores.
  • 9. Em consequência, as indústrias foram forçadas a diminuir a sua produção e demitir funcionários, agravando ainda mais a crise.
  • 10.
  • 11. A crise acabou por chegar ao mercado de acções. Volumes elevados de transacções eram intervalados com breves períodos de subida de cotações e recuperação, ocasionando o Crash.
  • 12.
  • 13. Abalados pela crise, os Estados Unidos reduziram a compra de produtos ao exterior e suspenderam os empréstimos a outros países, ocasionando uma crise mundial.
  • 14. Para solucionar a crise, Franklin Roosevelt, Presidente Norte-Americano, propôs mudar a política de intervenção americana.
  • 15. Se antes o Estado não interferia na economia, deixando tudo fluir conforme o mercado, agora passaria a intervir constantemente.
  • 16. O resultado desta decisão foi a criação de grandes infra-estruturas, fundos de apoio a desempregados, assistência a trabalhadores, concessão de empréstimos, entre outros.
  • 17. Assim, os Estados Unidos conseguiram retomar seu crescimento económico de forma gradual, tentando esquecer a crise.
  • 18. Concluindo, toda esta CRISE foi provocada pelo CONSUMISMO.
  • 19. Os Americanos quiseram aproveitar o espírito consumista para aumentar drasticamente a produtividade e, lógicamente, os lucros.
  • 20. Contudo, os seus grandes mercados diminuiram consideravelmente a procura, o que despoltou uma enorme acomulação de excedentes.
  • 21. Essa acomulação de excedentes não podia ser escoada apenas no mercado Americano, o que levou muitas empresas a dificuldades financeiras e logisticas.
  • 22. Um efeito bola-de-neve foi então desencadeado. Os seus efeitos foram alarmantes para todo o mundo.
  • 23. Assim o Consumismo não afecta apenas quem o pratica, mas toda a sociedade mundial, através de todos os actos gerados apartir desta generalização.
  • 24. A Publicidade RedBull dá-te asas Impossible IsNothing Just do it Drinkcoke Drink 7 upwithFidoDido Faz-se nos alpes,desfaz-se na boca Ask for more Faz uma pausa MercedesBenz Ferrari Segue oque sentes Mais perto do que é importante
  • 25. O Que é a Publicidade? Publicidade designa qualquer mensagem impressa ou difundida, cujo objectivo seja o de divulgar e persuadir, com fins comerciais, uma ideia, um produto ou serviço, uma marca ou uma organização junto de um determinado mercado-alvo.
  • 26. Estratégias Publicitárias: Promover a singularidade: Produtos com elevada qualidade; Produtos com preços económicos; Produtos inovadores …
  • 27. Meios Publicitários: A Publicidade, e consequente propaganda quer à satisfação de necessidades quer à manipulação do público alvo, é feita, essencialmente, através da televisão, internet, rádio e imprensa (jornais, revistas, etc):
  • 28. A Televisão: Apesar de relativamente recente, a televisão é dos meios publicitários que mais nos influencia: Dependendo do horário, consegue atrair todo o tipo de público (permitindo promover qualquer tipo de produto) Combina o efeito áudio da rádio com o visual da imprensa. Utilizada como objecto de companhia permite a publicidade involuntária
  • 29. A Internet Fenómeno recente mas já de aceitação generalizada. Mesmo assim, não se pode dizer que seja o tipo de publicidade mais frequente. Aumento exponencial do número de pequenos anúncios quer em sites patrocinados “pop-ups” que nos direccionam ao site oficial do produto. Os e-mail são uma forma particular de publicidade na internet pois é necessário que quem recebe o e-mail o tenha divulgado. 
  • 30. A Rádio: Centra o seu pico de utilização na população activa mais propriamente nas viaturas particulares e em locais de trabalho com música de fundo. As suas principais vantagens são: Gratuitidade, portanto, acessível a toda a gente, a facilidade de utilização, já que permite outras ocupações em simultâneo e, essencialmente, a grande interactividade emissor-receptor. Gera-se publicidade com um tom íntimo e personalizado que cativa os ouvintes.
  • 31. A Imprensa: A imprensa utiliza anúncios de tamanhos variados à base de textos, fotografias e figuras onde cor, logótipos e slogans são fulcrais para despertar ou não o interesse do leitor. Esta chega hoje a todas as classes sociais com jornais e revistas de carácter nacional, regional ou local.
  • 32. O Cinema: Hoje em dia, todos os minutos antecedentes a um filme são reservados para publicidades a outros filmes e a anúncios particulares. Também na generalidade dos filmes e séries é possível identificar fortes campanhas publicitárias a roupas, carros, bebidas, etc.
  • 33. Mensagem Publicitária: Podemos dizer que hoje a publicidade está em todo o lado quase que piscando-nos o olho. Ninguém imagina o mundo hoje sem publicidade. As imagens atraentes e as palavras insinuantes convidam-nos a imaginar, por momentos, a nossa vida com o que está a ser anunciado. A publicidade é, assim, a arte de seduzir, de convencer e, por isso, nada num anúncio acontece por acaso…
  • 34. Estratégias e características Publicitárias Aspiração à felicidade e bem-estar, Vaidade, Sexualidade, Princípio do menor esforço, Gosto pela economia, Necessidade de certeza com testemunhos reais garantindo a plena satisfação do consumidor ou, somente, o total apoio ao cliente Sensibilidade, Ambiente familiar, Criação de personagem.
  • 35. Cada anúncio publicitário deve: despertar a atenção, criar interesse, estimular desejo, permitir a memorização E, FUNDAMENTALMENTE provocar a acção (aquisição).
  • 36. Elementos fulcrais de um anúncio:: a marca, como elemento fundamental; a imagem, que deve “prender” o olhar; o slogan, que deve ser original, conciso, fácil de memorizar e capaz de despertar a simpatia da marca; o texto de argumentação, que dá a credibilidade ao anúncio, deve apontar as vantagens da aquisição do produto e a sua superioridade.
  • 37. Hoje, o conceito de riqueza em vez de assentar no princípio de acumulação de capital, passou a assentar no princípio do consumo. Ou seja, a evolução da sociedade está dependente, sobretudo, da evolução do consumo. Quanto mais determinada a consumir estiver a sociedade mais lucro terá e mais riqueza obterá. MAS MAIS RECUSROS DESPERDIÇARÁ!!
  • 38. O consumismo e, logo, a exagerada publicidade aos produtos e fomentação do consumo levam e continuarão a levar o homem para a sua destruição e, até, para a destruição do mundo!!
  • 39. “À dolorosa luz das grandes lâmpadas eléctricas da fábrica Tenho febre e escrevo. Escrevo rangendo os dentes, fera para a beleza disto, Para a beleza disto totalmente desconhecida dos antigos.” Álvaro de Campos, in ODE TRIUNFAL
  • 40. A origem da crise actual Subprime Crédito à habitação de alto risco Destinado a uma fatia da população com rendimentos mais baixos e com uma situação económica mais instável. Única garantia exigida nestes empréstimos é o imóvel. Segmento do mercado de crédito exclusivo dos EUA.
  • 41. Como surgiu o ‘subprime’? O ‘subprime’ surge quando: A Reserva Federal norte-americana começa a baixar as taxas de juro para estimular o mercado imobiliário. A criação de emprego e o investimento empresarial estavam em níveis baixos e a taxa de juro descia para 1%. As várias instituições bancárias deixaram de ser tão exigentes nas condições requeridas para conceder créditos.
  • 42. Conclusão: Quando a reserva federal começa a subir de novo os juros o problema instala-se. Juros altos + Queda dos preços das casas Famílias sem capacidade para saldar as suas dívidas.
  • 43. Como se dá o contágio para a Europa? Mercados interligados Bancos e fundos europeus com investimentos em produtos das instituições norte-americanas que operam no segmento ‘subprime’. Levam a crise de liquidez na Europa.
  • 44. Solução Injecção de capital por parte do BCE. Os bancos solicitam ao BCE o empréstimo de determinado montante para fazer face às necessidades de liquidez. O BCE analisa a gravidade da situação faz o empréstimo com uma taxa de juro baixa. A injecção de capital tem o objectivo de assegurar as condições normais dos mercados, e assegurar a robustez da zona euro.
  • 45. A crise a longo prazo A injecção de capital do BCE não resolve todo o problema. Tudo depende do grau de exposição dos bancos ao mercado norte-americano. Se a falta de confiança se alastrar ao resto dos mercados de crédito, as consequências poderão adquirir uma dimensão muito gravosa
  • 46. O crescimento económico mundial está ameaçado? Bancos congelam activos Prova da grandiosa seriedade do problema Os problemas do sistema financeiro acabam por se reflectir na economia: 1.Os bancos centrais são confrontados com a necessidade de restringir as condições de concessão de crédito. 2.Famílias e empresas são afectadas com consequente quebra do consumo e do investimento.
  • 47. Como é que Portugal foi afectado? A crise no mercado hipotecário dos EUA leva a que, em Portugal, o sector financeiro suspenda os seus fundos expostos ao segmento de ‘subprime’. Cotação dos fundos: ParvestDynamic ABS BNP Paribas ABS Euribor BNP Paribas ABS Eoniapor Estes fundos são distribuídos pelo Banco Best, Barclays,  ActivoBank … Mas estas instituições não revelaram ainda quantos clientes foram afectados.
  • 48. Porque se afundam as bolsas europeias? Venda de acções de forma maciça pois temem o surgimento de novos sintomas que ponham em causa o funcionamento do sistema financeiro global. Naturalmente as acções dos bancos são as mais castigadas.
  • 49. Padrões de Consumo Padrões de Consumo são modelos específicos, comuns a determinados grupos sociais, a que o consumo obedece.
  • 50. Factores explicativos Económicos: Extra-económicos: Rendimento dos consumidores; Preço dos bens; Inovação tecnológica; Idade; Sexo; Moda; Publicidade; Localização geográfica; Tradição
  • 52. Preço dos bens Fonte: Diário Económico
  • 53. Inovação Tecnológica Os novos bens, tecnologicamente mais sofisticados, apresentavelmente mais atractivos, leva a um aumento da capacidade aquisitiva dos consumidores.
  • 56. Moda Pode condicionar a capacidade de escolha, ao criar motivações desajustadas das necessidades efectivas do indivíduo.
  • 59. Tradição Influencia os modos de vida das populações Traduz um hábito adquirido por gerações sucessivas Dificulta a inovação, a mudança e a modernidade.
  • 60. Conclusão: Após a execução deste trabalho, podemos afirmar que o consumismo é uma tendência bastante recente. Este tem por base o egocentrismo do Homem e, embora de origem americana, rapidamente se alastrou à Europa e ao resto do mundo com o contributo das técnicas de publicidade e marketing.
  • 61. O consumismo está na base das mudanças mais profundas a que a sociedade actual assistiu afectando directamente todos os países desenvolvidos e as suas relações com o resto do mundo. Por sua vez, este fenómeno definiu modos de vida, comportamentos sociais e o modo de organização dos alicerces das economias mundiais.
  • 62. Conselhos para um consumo responsável Para colaborarmos todos num consumo mais responsável temos que começar por reduzir o consumo excessivo. Se o nosso acto de consumo For reflectido podemos mudar os nossos hábitos, tendo como base algumas etapas que nos colocam várias interrogações.
  • 63. Antes de comprar No momento da compra O que é que preciso ou quero exactamente? Que opções tenho para satisfazer essanecessidade ou desejo? De certeza que tenhoque comprar para conseguir o que quero? Como posso gastar menos quantidadedesse produto? Quais são os meios de produção e materiais mais ecológicos para o fabrico deste produto? Quem são os fabricantes das diferentes marcas do produto? Quem o vende? Que outros negócios tem? No que é que investe e a quem financia? A que classe de sociedade faz tender o seu modelo empresarial?
  • 64. Enquanto o uso ou consumo Quando acabei de consumir O que posso fazer para que cause o menor impactopossível quando se converta em resíduo? Como tenho que cuidar o produto enquanto o usopara que dure o máximo tempo possível e assimconsumir menos e gerar menos resíduos?
  • 65. Agradecimentos: Ao Professor Manuel José pela colaboração na elaboração do nosso trabalho; À DECO, em especial à responsável Tatiana Mendonça e ao jurista André Regueiro; Ao 12ºH; Aos alunos e professores da escola que colaboraram na elaboração dos inquéritos; Ao Professor Raul e à direcção da escola, pela ajuda nos contactos com a DECO