Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Vermicompostagem nas escolas

2,900 views

Published on

Vermicompostagem nas escolas - como tratar e valorizar os resíduos orgânicos na Escola

Published in: Entertainment & Humor
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

Vermicompostagem nas escolas

  1. 1. VERMICOMPOSTAGEMNAS ESCOLASFUTURAMB®Como tratar e valorizar os resíduos orgânicos na Escola Nelson Lourenço B.Sc., M.Sc. Formador, consultor, investigador Especialista em Vermitecnologia FUTURAMB www.futuramb.com
  2. 2. O QUE SÃO RESÍDUOS?Entende-se por resíduo como qualquer material do qual nos desfazemos ou temos aintenção em nos desfazer. Exemplos de fileiras de resíduos existentes: - Plástico. - Metal. - Vidro. - Papel / cartão. - Matéria orgânica. Exemplos de fluxos de resíduos existentes: - Embalagens. - Pneus usados. - Pilhas e acumuladores. - Resíduos alimentares. - Resíduos provenientes dos jardins e espaços verdes. - Eletrodomésticos.
  3. 3. E RESÍDUOS ORGÂNICOS? São todos os resíduos que podem ser decompostos por ação biológica. A Vermicompostagem é um processo de tratamento biológico. Qualquer resíduo orgânico pode ser tratado através da vermicompostagem. De forma a facilitar o trabalho dos alunos apenas serão tratados:- Vegetais.- Fruta.- Borra de café.- Papel / cartão.- Aparas de relva.- Folhas secas.
  4. 4. PORQUE DEVEREMOS TRATAR OS RESÍDUOS?  Tal como os restantes resíduos, os resíduos orgânicos são matérias- primas.  Quando transformados fornecem matéria orgânica ao solo e nutrientes às culturas, na forma de vermicomposto.  Deveremos fechar o ciclo dos nutrientes e devolver os nutrientes ao solo.
  5. 5. SIGNIFICADO DA VERMICOMPOSTAGEM Decomposição dos resíduos orgânicos através da actividade de certas espécies de minhocas. As minhocas ingerem, digerem e excretam os resíduos orgânicos e convertem o mesmo nos seus excrementos – o vermicomposto. A vermicompostagem permite reduzir a pegada ecológica e produzir culturas a partir da aplicação do vermicomposto na horta pedagógica.
  6. 6. PORQUÊ FAZER VERMICOMPOSTAGEM? É uma forma de tratamento dos resíduos divertida mas ao mesmo tempo educativa. Reduz a quantidade de resíduos orgânicos que vão para os contentores comuns do lixo. Aumenta a fertilidade dos solos (inclusivamente o da Escola). Produzimos alimentos de maior qualidade. Permite-nos conhecer com maior pormenor as minhocas. Um compromisso com a sustentabilidade.
  7. 7. BENEFÍCIOS DA VERMICOMPOSTAGEM  Solo Aumento da fertilidade do solo – aumento dos teores em matéria Diminuição da aplicação de fertilizantes e adubos químicos  Resíduos Aumento do tempo de vida útil dos Aterros Sanitários.  Água Diminuição da poluição e contaminação.  Recursos Poupança de recursos e matérias- primas.
  8. 8. VANTAGENS EM RELAÇÃO À COMPOSTAGEM Processo mais rápido. Processo mais sustentável. Não liberta maus odores. Produto final de maior qualidade. É possível observar a olho nu os seus principais intervenientes.
  9. 9. DO QUE AS MINHOCAS PRECISAM Resíduos orgânicos. Humidade. Escuridão. Oxigénio. Tempo para realizarem o seu trabalho.
  10. 10. CARACTERÍSTICAS DAS MINHOCASUTILIZADAS Animais pertencentes ao filo Annelida, classe Oligochaeta. Espécies utilizadas: Eisenia fetida e Eisenia andrei. Peso máximo: 0,7 g. Temperatura ideal: 20 ºC – 25 ºC. Humidade ideal: 75% - 80%.
  11. 11. CARACTERÍSTICAS DAS MINHOCASUTILIZADAS Hermafroditas (possuem os 2 sexos) incompletos – necessitam do parceiro para acasalar. Fotofóbicas ou fotossensíveis – não gostam de luz, preferindo locais e ambientes escuros e frescos. Corpo segmentado em anéis. 1 Minhoca adulta pode originar durante 1 ano outras 500 minhocas adultas idênticas a si!
  12. 12. CICLO DE VIDA DE UMA MINHOCA Acasalamento durante todo o ano Formação dosPara atingir o casulosestado adulto ± 4 dias± 40 – 60 dias ± 3 nascimentos (minhocas recém- nascidas) por casulo Para eclosão dos casulos ± 23 dias
  13. 13. RESÍDUOS QUE PODERÃO SER TRATADOS Fruta. Borra de café. Relva. Folhas secas. Papel e cartão.
  14. 14. A VERMICOMPOSTAGEM NA ESCOLA PERMITE1. Estudar os hábitos e comportamentos das minhocas;2. Dar um destino adequado aos resíduos orgânicos;3. Aprender a fornecer nutrientes ao solo, a partir do vermicomposto e do lixiviado de vermicomposto;4. Tornar a tua Escola conhecida pelas boas práticas ambientais!
  15. 15. SISTEMAS A INSTALAR NA ESCOLA Vermidigestores. Vermicompostores. Canteiros de vermicompostagem.
  16. 16. VERMIDIGESTOR PARA ESCOLAS! COMO FAZER?VERMIDIGESTORES
  17. 17. VERMIDIGESTOR PARA ESCOLAS! Os resíduos são tratados por camadas à medida que as minhocas se vão alimentando. As minhocas são alimentadas na vertical de baixo para cima. O vermicomposto é retirado manualmente ou com ajuda de uma pá, abrindo-se uma pequena porta por detrás do vermidigestor. As minhocas são separadas do vermicomposto de uma forma simples! É possível retirar o lixiviado de vermicomposto por uma torneira.
  18. 18. VERMIDIGESTOR PARA ESCOLAS!  Despertar da curiosidade dos alunos pela vermicompostagem.  Facilmente transportável.  Deverá ser instalado num local que receba sombra durante a maior parte do dia.
  19. 19. VERMICOMPOSTORES! COMO FAZER?VERMICOMPOSTORES
  20. 20. VERMICOMPOSTORES!  Os resíduos são tratados em cada um dos três compartimentos.  O vermicomposto é retirado manualmente ou com ajuda de uma pequena pá, abrindo-se uma pequena porta por detrás do vermidigestor.  As minhocas são separadas do vermicomposto de uma forma simples.  É possível retirar o lixiviado de vermicomposto por uma torneira.
  21. 21. CANTEIRO DE VERMICOMPOSTAGEM! COMO FAZER? CANTEIROS DEVERMICOMPOSTAGEM
  22. 22. CANTEIROS DE VERMICOMPOSTAGEM!MINHOCAS À SUPERFÍCIE – EXCESSO DE SEPARAÇÃO DAS MINHOCAS DO HUMIDADE VERMICOMPOSTO
  23. 23. CANTEIROS DE VERMICOMPOSTAGEM! PREPARAÇÃO DE UM CANTEIRO DE PREPARAÇÃO DE UM CANTEIRO DE VERMICOMPOSTAGEM - REGA VERMICOMPOSTAGEM – COLOCAÇÃO DE RESÍDUOS
  24. 24. SEQUÊNCIA DE DE TRATAMENTO Resíduos Orgânicos Resíduos orgânicos + Minhocas Produtos da vermicompostagem
  25. 25. VERMICOMPOSTO Fertilizante orgânico. Excrementos das minhocas. Pode ser aplicado na horta pedagógica da Escola ou ainda em: - Plantas em vasos. - Flores. - Relva. - Viveiros.
  26. 26. LIXIVIADO DE VERMICOMPOSTO É recolhido nos vermidigestores para Escolas ou vermicompostores. Fertilizante orgânico líquido proveniente do vermicomposto. Pode ser aplicado utilizando-se um regador ou pulverizador.
  27. 27. APLICAÇÃO DO VERMICOMPOSTOHORTA PEDAGÓGICA ALFACE + COENTRO ALFACE
  28. 28. BIBLIOGRAFIA SUGERIDAMANUAL DE VERMICOMPOSTAGEM PARA CRIANÇAS E JOVENS  Apresenta um método de encarar a vermicompostagem de uma forma lúdica e divertida para as faixas etárias mais jovens e até para adultos.  Desenvolvido por Nelson Lourenço e Sónia Coelho.
  29. 29. VERMICOMPOSTAGEMO QUE ELA PODE FAZERO que a vermicompostagem podefazer pelo Ambiente, pela Escolapor ti: Tornar o Ambiente mais limpo. Tornar a tua Escola mais sustentável e amiga do Ambiente. Incentivar-te a tratar os teus resíduos orgânicos.
  30. 30. FUTURAMBESPECIALISTAS EM VERMICOMPOSTAGEM CENTRO DE PESQUISA E INVESTIGAÇÃO EM VERMICOMPOSTAGEMUNIDADE DE VALORIZAÇÃO ORGÂNICA
  31. 31. FUTURAMBCentro de Pesquisa e Investigaçãoem VermicompostagemUrbanização das Oliveiras, lote 2, r/cdrt, 8375 - 129 S. B. MessinesUnidade de Valorização OrgânicaMessines de Cima, caixa-postal 5-S8375-047 S. B. MessinesTelefone: +351 282 330495Telemóvel: + 351 96 7359487 / + 35196 3851179E-mail: cpiv@futuramb.com /comercial@futuramb.com

×