Resenha de Sustentabilidade
Nº 8 – abril/2011
Resenha de Sustentabilidade
Nº 8 – abril/2011

Ônibus Urbano –50 Idéias para o futuro das cidades
O Urban Omnibus (UO, Ôni...
Resenha de Sustentabilidade
Nº 8 – abril/2011

Idéia número 47 – Faça dos hidrantes as âncoras de mini-parques temporários...
Resenha de Sustentabilidade
Nº 8 – abril/2011

cidades até 2030; além disso, geraria um alívio à população, tão desejado n...
Resenha de Sustentabilidade
Nº 8 – abril/2011

Os hidrantes seriam reconfigurados para utilizar água dos rios ao invés de ...
Resenha de Sustentabilidade
Nº 8 – abril/2011

Ficha Técnica
TÍTULO: “O Ônibus Urbano – 50 Idéias Para o Futuro das Cidade...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

50 ideas for the new city

1,069 views

Published on

O Urban Omnibus (UO, Ônibus urbano, em inglês) traz boas idéias para o futuro das cidades concebidas no interesse público e testadas em cinco bairros de Nova Iorque.
Dos dias 4 a 8 de maio de 2011 ocorreu o Festival de Idéias para a Nova Cidade, organizado com a ajuda da UO. O evento teve como objetivo incentivar o poder criativo da comunidade de imaginar o futuro e explorar idéias que farão parte da cidade.
Para a divulgação, não somente do evento, mas também das 50 idéias para a cidade do futuro foram divulgados pôsteres com algumas dessas idéias pela cidade, para instigar e incentivar a população.

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,069
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
10
Actions
Shares
0
Downloads
28
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

50 ideas for the new city

  1. 1. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011
  2. 2. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 Ônibus Urbano –50 Idéias para o futuro das cidades O Urban Omnibus (UO, Ônibus urbano, em inglês) traz boas idéias para o futuro das cidades concebidas no interesse público e testadas em cinco bairros de Nova Iorque. Dos dias 4 a 8 de maio de 2011 ocorreu o Festival de Idéias para a Nova Cidade, organizado com a ajuda da UO. O evento teve como objetivo incentivar o poder criativo da comunidade de imaginar o futuro e explorar idéias que farão parte da cidade. Para a divulgação, não somente do evento, mas também das 50 idéias para a cidade do futuro foram divulgados pôsteres com algumas dessas idéias pela cidade, para instigar e incentivar a população. Abaixo segue algumas das idéias: Idéia número 3 – Captura de energia de pessoas durante suas atividades diárias. Trabalhar, brincar e se movimentar gera um fluxo constante de energia. Vamos aproveitá-lo. Idéia número 12 – Utilize o espaço público para compartilhar idéias e começar uma conversa. Ferramentas simples como quadros-negro e adesivos podem transformar superfícies subutilizadas em espaços para compartilhamento de informação. Idéia número 19 – Use sistemas naturais para apoiar a infraestrutura da cidade. Pântanos da cidade e vias navegáveis transportam, armazenam e filtram água da chuva. Vamos ajudá-los. Idéia número 24 – Faça subdivisões seguras e legais. Muitas habitações subdivididas em Nova Iorque são ilegais. Reformar as leis pode gerar soluções criativas para as edificações com preço justo e seguras. Idéia número 31 – Considere outras opções de transporte público além da estrada e do trilho. Com o aumento da demanda por soluções no trânsito das cidades, vamos pensar em skies, rios, dentre outros.
  3. 3. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 Idéia número 47 – Faça dos hidrantes as âncoras de mini-parques temporários. Nós podemos desperdiçar menos água e ainda assim acabar com o calor. A lista completa das idéias pode ser encontrada aqui. É possível ainda encontrar projetos relacionados com o tema, ou explicação sobre alguma perspectiva mostrada. Por exemplo, para a idéia 47 (citada acima), possui um amplo estudo sobre os impactos que o uso irregular dos hidrantes causa em Nova Iorque. De acordo com as leis locais, é permitida a utilização dos hidrantes somente se estes possuírem uma “spray cap”, objeto instalado pelos bombeiros da região, que diminui o fluxo de água de 3785 litros/min. para aproximadamente 97 litros/min. A situação não seria um problema se a população respeitasse a lei, mas o que ocorre é uma questão cultural: quando faz muito calor na cidade, a comunidade abre os hidrantes para “se refrescarem”. O desperdício de água é claro, e considerado ao longo do tempo é ainda maior. Para resolver esse problema é proposta a utilização de “Uncapped Streets”, ruas onde o trânsito é impedido durante o verão, e funcionam como berçários de árvores ao mesmo tempo. A opção junta o útil ao agradável: a cidade de Nova Iorque possui a meta de plantar um milhão de
  4. 4. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 cidades até 2030; além disso, geraria um alívio à população, tão desejado nas épocas mais quentes do ano. É uma opção muito simples de ser implementada, e resolveria o problema no curto prazo. Contudo, não será possível utilizar essas ruas como berçários de árvores para sempre, e o que é proposto é a criação de mini-parques temporários na área onde não é permitido o estacionamento no entorno dos hidrantes. Árvores e vegetação seriam plantas nesses locais, gerando um componente de bio-retenção do sistema de drenagem da cidade. A água da chuva seria filtrada pelas plantas e seu solo antes de ir para o sistema de tratamento.
  5. 5. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 Os hidrantes seriam reconfigurados para utilizar água dos rios ao invés de água potável, sempre instalados com suas “spray caps”, mitigando o problema do desperdício, e ao mesmo tempo tornando a cidade mais verde. As informações completas do projeto podem ser encontradas no link abaixo: http://urbanomnibus.net/2009/07/nyc-uncapped/ No site do UO existe ainda um espaço para que a população colabore com suas próprias idéias. Apesar de algumas serem bastante extremas, como a “destruição de todos os carros”, há idéias que merecem ser mais desenvolvidas, como “maiores incentivos para a criação de projetos de aproveitamento de áreas abandonadas por parte da população” ou “aproveitar a energia de esteiras das academias! Por que os aparelhos devem gastar energia para que as pessoas a queimem?”
  6. 6. Resenha de Sustentabilidade Nº 8 – abril/2011 Ficha Técnica TÍTULO: “O Ônibus Urbano – 50 Idéias Para o Futuro das Cidades” AUTOR: Lucas Amaral Lauriano SUPERVISÃO: Cláudio Boechat FDC – Núcleo Petrobrás de Sustentabilidade Belo Horizonte – Abril de 2011 7 Páginas

×