Guia utilizador a5

427 views

Published on

Guia de utilizador da BE

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
427
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4
Actions
Shares
0
Downloads
5
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Guia utilizador a5

  1. 1. Página 16 MONITORES DO CRE Todos os anos o CRE conta com um grupo de alunos monitores que, durante algum do seu tempo livre colaboram em várias tarefas. Podem candidatar-se alunos do 6º ao 9º Ano. De entre os candidatos, são selecio- nados os que revelam maior sentido da responsabilidade. Monitora: CAROLINA EQUIPA Contactos Professoras: EB2,3 Professor Galopim de Carvalho Fátima Rocha Centro de Recursos Educativos Laura Braga Largo da Boa Esperança, 4 Lubélia Pinto Barbara Santos 2745-378 Queluz Assistente: Tel: 21 4342010 Teresa Fernandes Fax: 21 4342018 E-mail: cregalopimcarvalho@gmail.com HORÁRIO Blogue : http://www.galopinices.blogspot.com 8:15 - 17.00 17.:00 - 18:30 (para aulas)
  2. 2. Página 2 GUIA DO UTILIZADOR Página 15 CRE - EB2,3 PROF.GALOPIM DE CARVALHO A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos Plano Nacional de Leitura na sociedade actual, baseada na informação e no O CRE coordena o Plano Nacional de Leitura no Agrupamento, desde o levantamento conhecimento. A biblioteca escolar desenvolve de necessidades e aquisições, até à planificação de actividades e à avaliação. nos alunos competências para a aprendizagem ao longo da vida e estimula a imaginação, permi- tindo-lhes tornarem-se cidadãos responsáveis. Sintra e-conteúdos In Manifesto da Biblioteca Escolar da IFLA/UNESCO Este projeto centra-se na utilização, divulgação de conteúdos em novos formatos digitais. Com o apoio de iPads alunos e professores trabalham conteúdos curriculares com o recurso a novas aplicações digitais. A NOSSA MISSÃO Cantinhos no CRE Na zona das mesas azuis funcionam dois cantinhos: o do INGLÊS e o da MATEMÁTICA. Aí, alunos e professores podem encontrar livros, jogos e outros materiais referentes às duas disciplinas. Quando não está ocupada com estas actividades, esta área pode ser usada para jogos de mesa. DIVULGAÇÃO Blogue O blogue destina-se à divulgação e à partilha, relativamente a livros e leituras, activi- dades e projectos em que o CRE está envolvido. Todos são convidados a colaborar através de comentários ou do envio de propostas de posts para o e-mail do CRE. Pode-se aceder ao blog em: http://www.galopinices.blogspot.com/
  3. 3. Página 14 GUIA DO UTILIZADOR Página 3 CRE - EB2,3 PROF.GALOPIM DE CARVALHO APOIO AO CURRÍCULO AS NOSSAS REGRAS Os nossos projetos Acesso • Esperar em silêncio junto a recepção por ser atendido • Entregar o cartão de estudante • Arrumar mochilas, casacos e bonés no bengaleiro • Se tiver objectos de valor, solicitar um cacifo • Informar a recepção da actividade que vem realizarEste projeto destina-se a apoiar os professores e a formar osalunos para que sejam capazes de usar a informação a que têmacesso para aprender. PermanênciaNo âmbito deste projeto:• organizam-se sessões de trabalho com os professores e aulas • O tempo mínimo de permanência no CRE é de 45 minutos, excepto para empréstimo e impressão de trabalhos para todas as turmas sobre a utilização dos recursos do CRE e da Internet; • É obrigatório ter os telemóveis em silêncio• planificam-se aulas ou unidades em colaboração com os • É proibido comer, beber ou mascar pastilhas professores das várias disciplinas ou áreas. • Realizar as tarefas ou actividades com o maior silêncio possívelPara orientar este trabalho, temos à disposição dos utilizadores(o guião “Como fazer um trabalho?” • Obedecer às indicações das professoras, funcionária ou monitores • Respeitar as normas de utilização dos diferentes equipamentos Este projeto destina-se incentivar a leitura autónoma e a estimular o espírito de grupo. Saída Cada turma tem um passaporte de leitura. Os • Deixar o espaço tal como o encontrou alunos requisitam livros e, depois de os lerem, • Devolver o material requisitado na Recepção preenchem uma pequena ficha. Essa ficha é verificada pela equipa do CRE e, se estiver bem • Colocar livros e revistas consultados no carrinho “Para feita, dá direito à afixação de um autocolante Arrumar” no passaporte. No final do ano, são premiadas as turmas que chegarem mais longe na sua • Recolher os seus pertences e solicitar o cartão antes de sair viagem. Conta-se, para isso, o número de livros lidos e o número de leitores.
  4. 4. Página 4 GUIA DO UTILIZADOR Página 13 CRE - EB2,3 PROF.GALOPIM DE CARVALHO SERVIÇO DE EMPRÉSTIMO O NOSSO ESPAÇO No CRE podem ser requisitados documentos para uso na sala de aula ou para leitura domiciliária. Requisição para a sala de aula: Máximo de documentos: - Alunos – 3 - Professores – Sem limite Tipo de documentos: Todos os tipos de documentos Tempo: Duração da aula Requisição domiciliária: Máximo de documentos: - Alunos – 4 - Professores – 8 Tipo de documentos: - Professores – Todos os documentos - Alunos – Livros, revistas e manuais Tempo: - Livros, revistas e manuais – 8 dias - Outros documentos – 2 dias Para usar o serviço de emprés- timo é necessário ter cartão do CRE.
  5. 5. Página 12 GUIA DO UTILIZADOR Página 5 CRE - EB2,3 PROF.GALOPIM DE CARVALHOO NOSSO CATÁLOGO Áreas funcionaisO Catálogo do CRE pode ser consultado:1. Pesquisando no Este ícon encontra-se no ambiente de trabalho dos computadores2. Pesquisando na Internet, através do blogue do CRE Ligações úteis Catálogo do CRE Como pesquisar no catálogo 1.º passo Abrir o programa de pesquisa PACWIN ou o catálogo através do blogue do CRE. 2.º passo Escolher o tipo de pesquisa desejado: Simples – a partir de palavras em qual- quer parte do documento Avançada – a partir de diferentes cam- pos: nome do autor, título, editora, data de edição, assunto, CDU... 3.º passo Visualizar os dados clicando em Pesquisar Para visualizar melhor os dados passar do formato resumo para ISBD 4.º passo Identificar o documento(s) e regis- tar a cota afim de os localizar nas estantes ou solicitar na recepção.
  6. 6. Página 6 GUIA DO UTILIZADOR Página 11 CRE - EB2,3 PROF.GALOPIM DE CARVALHO Como encontrar um CD áudio Os CDs áudio estão arrumados num armário na recepção, mas as suas capas e outras informações podem ser consultadas em cartões na estante junto à zona de informática. As músicas estão classificadas segundo uma tabela própria para registos sonoros. As cotas da música Como encontrar um CD-ROM Os CD-ROM estão arrumados num armário na recepção, mas as suas capas e outras informações podem ser consultadas em cartões na estante junto à zona de infor- mática. Os CD-ROM tal como os livros estão classificados pela tabela CDU. As cotas dos CD-ROM
  7. 7. Página 10 GUIA DO UTILIZADOR Página 7 CRE - EB2,3 PROF.GALOPIM DE CARVALHOAs cotas dos livrosComo encontrar um DVD ou um vídeoOs DVDs e as cassestes vídeo estão arrumados num armário na recepção, mas as suas capase outras informações podem ser consultadas em Dossiers junto à Zona de Vídeo.Os filmes estão classificados segundo a Tabela FIAF.As cotas dos filmes
  8. 8. Página 8 GUIA DO UTILIZADOR Página 9 CRE - EB2,3 PROF.GALOPIM DE CARVALHOOS NOSSOS DOCUMENTOS Como encontrar um LIVRONo CRE temos livros, revistas, CD-ROM, CD áudio, DVD, vídeos, jogos... Os livros estão arrumados de acordo com a Tabela CDU (Classificação Décimal Universal) Pode ser consultada uma versão mais desenvolvida desta tabela na estante em frente da recepção.

×