Successfully reported this slideshow.
We use your LinkedIn profile and activity data to personalize ads and to show you more relevant ads. You can change your ad preferences anytime.

Resumo de F.Q

10,043 views

Published on

Feito por: Maria Francisca Santos

Published in: Education
  • Você pode obter ajuda de ⇒ www.boaaluna.club ⇐ Sucesso e cumprimentos!
       Reply 
    Are you sure you want to  Yes  No
    Your message goes here

Resumo de F.Q

  1. 1. Físico-Química O céu noturnoAs constelações são grupos de estrelas que parecem estar próximas embora estejamdistantes umas das outras. Exemplos de constelações visíveis a olho nu No hemisfério norte: No hemisfério sul: - Ursa Maior, Ursa Menor e Cassiopeia -Cruzeiro do Sul, CentauroA partir da Ursa Maior encontramos a Estrela Polar que se situa no extremo da caudada Ursa Menor. Esta estrela indica o norte aos habitantes do hemisfério norte.
  2. 2. Teorias sobre o Universo Um dos principais criadores da física foi Galileu, o primeiro a olhar para os astros com uma luneta, ou seja, um telescópio, criado pelo oculista holandês. Galileu defendeu o Sistema Heliocêntrico apoiado nas ideias do astrónomo polaco Nicolau Copérnico que defendia que o Sol está no centro do Universo. O Universo teve origem há cerca de 14 mil milhões de anos – o Big Bang – e que desde esse instante, está em expansão, ou seja, as galáxias em geral estão a afastar-se umas das outras. Exploração espacial Há vários tipos de telescópios:  Colocados á superfície da Terra:  Telescópios ópticos – captam só luz visível.  Radiotelescópios – captam ondas de rádio e micro-ondas.  Colocados em órbita no espaço:  Telescópios espaciais- captam luz visível e invisível.As agências espaciais são organismos que se dedicam á exploração espacial atravésda realização de missões tripuladas e não tripuladas, desenvolvendo tecnologiaspara esse efeito.Em 1969 o norte-americano Neil Armstrong foi o primeiro a caminhar na Lua.
  3. 3. Não tripuladas: Sondas Espaciais: têm o objectivo de fotografar e analisar a atmosfera, os cometas, os asteróides e o Sol. Satélites artificiais: têm objectivo de recolher dados sobre o Universo (finsTecnologias metereológicos etc.).usadas nasmissõesespaciais: Tripuladas: Vaivéns Espaciais: têm o objectivo de transportar satélites, sondas e astronautas. Estações Espaciais: laboratório de investigação em órbita. Galáxias, enxames e superenxames de galáxias Uma galáxia é um conjunto de milhares de milhões de estrelas e poeiras que orbitam em torno de um centro comum. A nossa galáxia é a Via Láctea, esta tem forma espiral plana. O Sol orbita em torno do centro da nossa galáxia. A estrela que vemos mais próxima de nós é a Próxima de Centauro. Também existem outras galáxias como a : Andrómeda – forma espiral Grandes e Pequena Nuvem de Magalhães – Ambas têm forma irregular e orbitam em torno da Via láctea. Virgem A – Forma elíptica ou quase esférica.
  4. 4. As galáxias agrupam-se formando enxames de galáxias, e estes enxamesagrupam-se também, formando superenxames.A nossa galáxia é: a Via Láctea; o nosso enxame é chamado de Grupo Local e estepertence ao Superenxame da Virgem. Quasares Estes são os objectos mais longínquos do Universo que conseguimos ver (com instrumentos). Os quasares têm este nome por serem quase estrelas. Estrelas As nebulosas são nuvens de gás e poeiras a partir da qual pode nascer uma estrela. As estrelas são corpos celestes luminosos (são fontes de energia e de luz), ricas em hidrogénio, o seu combustível. Quando o combustível de uma estrela acaba esta morre. Em certas condições uma nebulosa pode contrair-se e começar a formar uma esfera de gases a altas temperaturas, este é o início de uma estrela.
  5. 5. O modo como morre uma estrela depende da massa; temperatura e brilho.Um Buraco Negro é o que resta de uma estrela muito grande que, ao morrer, secontrai e “suga” tudo o que está á sua volta. Origem do Sistema Solar O Sistema Solar é o conjunto formado pelo Sol e pelos astros que orbitam em torno dele. Este formou-se á cerca de 4500 milhões de anos, a partir de uma nebulosa difusa. Quase toda a massa do Sistema Solar reside no Sol. Constituição do Sistema Solar As estrelas são luminosas pois iluminam os outros planetas, ou seja, são fontes de luz. Os astros são iluminados pois recebem luz de outras estrelas. Sistema planetário é o conjunto formado por uma estrela e pelos astros que orbitam em torno dela. O Sistema Solar é um Sistema planetário pois tem uma estrela, o Sol, e vários astros. Sol O Sol tem movimento de translação, orbitando em torno do centro da Via Láctea, e movimento de rotação, girando em torno de si próprio. Planetas Os planetas são os astros de forma aproximadamente esférica que orbitam em torno de uma estrela e que tem a órbita desimpedida.
  6. 6. Planetas principais/primários: Orbitam em torno do Sol; São 8 (Mercúrio, Vénus Terra, Marte, Júpiter, Saturno e Neptuno). Alguns são rochosos/interiores (Mercúrio, Vénus, TerraPlanetas do e Marte) e outros são gasosos/exteriores/jovianos (Júpiter, Saturno, Urano, Neptuno).SistemaSolar Planetas-anões Planetas secundários: Orbitam em torno do Sol; Orbitam em torno de um Não possui órbitas planeta principal; desimpedidas; Tem um tamanho menor que os outros planetas.Todos os planetas têm movimento de translação e rotação.Translação – Movimento que faz em torno do Sol e dá origem às estações do ano e aos anos.Rotação – Movimento que um planeta faz em torno de um eixo imaginário e dá origem aosdias e às noites.Os planetas principais orbitam em torno do Sol e os secundários orbitam em torno de umplaneta principal.
  7. 7. Asteroides, cometas e meteoroidesOs asteroides são rochosos e têm forma irregular. Na sua maioriaestão situados na cintura de asteroides e na cintura de Kuiper.Os cometas são constituídos por gelo e poeiras e têm forma irregular. Quandoeste passa perto do Sol libertam-se poeiras. Estão situados na cintura deKuiper e na nuvem de Oort. Os cometas descrevem uma órbitaelípticaalongada em torno do Sol.Os meteoroides são os restos de cometas ou fragmentos de asteroides.Quando atravessam a atmosfera aquecem devido á fricção, quando entramna atmosfera passam a chamar-se meteoros. Quando chegam á superfícieterrestre passam a chamar-se meteoritos.Distâncias no UniversoA unidade astronómica usa-se principalmente para medir distâncias dentrodo Sistema Solar. 1 U.A = 1,5x108 km.O ano-luz usa-se principalmente para saber distâncias fora do Universo.1 a.l = 9,5x1012km.O Parsec usa-se também para medir distâncias entre estrelas.1 pc = 3,26 a.l.

×