Uso das conjunções aditivas e adversativas

419 views

Published on

Diferença de sentido atribuído ao uso adequado das conjunções E e MAS.

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
419
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide
  • Com o uso do MAS, o leitor percebe que o resultado final do jogo já não foi o esperado pela torcida, porque as informações que virão em seguida, mostrarão que o esforço do time não foi suficiente para ganhar o jogo.
  • Uso das conjunções aditivas e adversativas

    1. 1. USO DAS CONJUNÇÕES Conjunção é uma palavra invariável que serve para ligar palavras ou orações. Por Francisca P. Martins www.francisprofessora.blogspot.com.br
    2. 2. A conjunção E
    3. 3. Qual a função que a conjunção E expressa no texto? Observe os exemplos: 1.Minha sala de aula está equipada com tevê, rádio, aparelho dvd , caixa de som e data- show. Nesta oração, a função a conjunção E é apresentar o último elemento de uma enumeração. Portanto, liga palavras.
    4. 4. Confira os exemplos: 2. Minha brincadeira favorita é pular corda e costumo brincar no quintal da minha casa. (liga duas orações com mesmo sentido/acrescenta informações) 3. Ela acordou, escovou os dentes, tomou café e foi para escola. (apresenta uma sequência de ações/soma de ações) Qual a função que a conjunção E no texto?
    5. 5. Ligando orações Leia as orações abaixo e observe como o uso da conjunção E pode uni-las no mesmo período. O professor explicou o conteúdo. Os alunos fizeram os exercícios. O professor explicou o conteúdo e os alunos fizeram os exercícios. Você percebeu que a segunda oração completa o sentido da primeira oração? Por isso, dizemos que a função dessa conjunção é unir orações com mesmo sentido.
    6. 6. A conjunção MAS
    7. 7. Leia atentamente a primeira oração de um período e responda aos questionamentos: O time do São Paulo fez um segundo tempo impecável, ...
    8. 8. O time do São Paulo fez um segundo tempo impecável ... 1- Como você acha que finalizou a partida? O São Paulo: a)Ganhou o jogo? b)Empatou o jogo? c)Perdeu o jogo? Para cada situação, existirá uma maneira diferente de dar continuidade à oração. Veja:
    9. 9. O time do São Paulo fez um segundo tempo impecável, por isso ganhou o jogo. No caso do time ter vencido: POR ISSO – dá sentindo de conclusão. É um resultado esperado, principalmente, pelo torcedor são paulino.
    10. 10. No caso de um empate: O time do São Paulo fez um segundo tempo impecável, mas acabou fechando o placar em 2 X 2. A conjunção MAS tem a função de iniciar uma oração que apresentará informações com o sentido oposto ao que esperava o torcedor.
    11. 11. No caso do time ter perdido: O time do São Paulo fez um segundo tempo impecável, mas não conseguiu reverter o placar.O uso da conjunção MAS marca um tipo de contraste entre uma parte da oração e a outra. A primeira apresenta uma ideia positiva, favorável ao time, a segunda oração introduzida pelo MAS traz uma ideia negativa, porque informa que o time perdeu o jogo, mesmo tendo se esforçado para jogar melhor no 2º tempo.
    12. 12. Veja o uso do MAS em outras situações: 1. A estrutura física das escolas melhoraram, mas o nível de aprendizagem continua baixo no Brasil. 2. Muitas escolas possuem lousa digital, mas os estudantes continuam desvalorizando a Educação.
    13. 13. Que palavras tem a mesma função do MAS? A conjunção MAS pode ser substituída num período por outras conjunções que expressam a mesma ideia de oposição/contraste: mas, contudo, no entanto, entretanto, porém, todavia.
    14. 14. As palavras – porém, todavia, contudo, no entanto e entretanto – podem substituir o a conjunção MAS. Veja os exemplos: 1. A estrutura física das escolas melhoram, porém o nível de aprendizagem continua baixo no Brasil. 2. Muitas escolas estão equipadas com lousa digital, contudo alguns estudantes continuam desvalorizando a Educação.
    15. 15. O que acontece quando usamos o MAS no lugar da conjunção E? Quando as conjunções são usadas incorretamente, o sentido do texto pode ficar prejudicado, ou seja, sem sentido. Vamos conferir nossas produções para conferir se estamos empregando essas conjunções adequadamente?
    16. 16. Referências • http://revistalingua.com.br/textos/76/os-opostos-

    ×